x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 18

acessos 225.747

Erro no acesso ao Portal e-Cac pelo GOV (Certificado Digital Não Encontrado)

Marco Antonio M Bonafe

Marco Antonio M Bonafe

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 5 abril 2021 | 10:11

Prezado Joel,
Estou tendo o mesmo problema desde 02/04/2021.
O Ecac redireciona para sso.acesso.gov.br, "clico" certificado digital e escolho o certificado, a partir daí ocorrem os erros abaixo.
Acredito ser uma instabilidade no gov.br.
Att.t
Bonafé

Sigo com o mesmo problema, alguém conseguiu uma solução?

----------------------------------------------------------------------------------------------
Ao tentar logar no ecac com certificado no Microsoft Edge:

Hum… Não consigo chegar a esta páginacertificado.sso.acesso.gov.br demorou muito tempo para responder
Tente:
Verificando a conexãoVerificação de proxy e firewallExecutar o Diagnóstico de Rede do Windows
ERR_TIMED_OUT
Ocultar detalhes
----------------------------------------------------------------------------------------------
Ao tentar logar no Ecac com certificado pelo Internet Explorer

Não é possível conectar-se com segurança a esta página
Isso pode ocorrer porque o site usa configurações de segurança TLS desatualizadas ou não seguras. Se isso continuar acontecendo, tente contatar o proprietário do site.
Tente isto:
Voltar para a última página
----------------------------------------------------------------------------------------------
Ao tentar logar no Ecac com certificado pelo Chrome

Não é possível acessar esse sitecertificado.sso.acesso.gov.br demorou muito para responder.
Tente:
Verificar a conexãoVerificar o proxy e o firewallExecutar o Diagnóstico de Rede do Windows
ERR_TIMED_OUT

Marco Antonio M Bonafe

Marco Antonio M Bonafe

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 12 abril 2021 | 18:00

Prezados Boa Tarde,

O erro que tive era um pouco diferente de certificado não encontrado, a mensagem que recebi era de time out, como disse o problema era uma instabilidade no gov.br. Entretanto já tive problemas com certificado não encontrado, na época oque me ajudou foi o seguintes passos.

Para começar sugiro buscar o teste de certificado no site da certificadora (serasa, certisign, etc..), se você não está conseguindo testar no site da certificadora, pode ser que seu problema foi na hora de instalar o certificado. Se for este o caso, teria de voltar atrás e desinstalar os programas e instalar novamente todo o aparato do certificado conforme as especificações do site da sua certificadora.
Teste seu certificado | Certisign
Teste de certificado | Serasa Experian (certificadodigital.com.br)

Como anteriormente o certificado funcionava e suspeitava não se tratar de problema de instalação, e tendo algum conhecimento de informática, pode ser feito por conta e risco os seguintes passos:

Primeiro verificar no "token administration", um aplicativo nativo do windows se o certificado está como operacional. Basta apertar o icone do windows e escrever token que aparece. Aqui temos este procedimento de verificação e até a re-instalação do token: 
Microsoft PowerPoint - Computador deixou de reconhecer seu certificado digital.pptx (oabrj.org.br)

Caso o token esteja operacional e o problema persista, às vezes o problema tem haver com o "estado SSL" veja como limpar o estado ssl nesse link:
Oculto-Por-que-%C3%A0s-vezes-recebo-detalhes-incorretos-do-certificado-SSL-para-meu-subdom%C3%ADnio-" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">Por que às vezes recebo detalhes incorretos do certificado SSL para meu subdomínio? – Ajuda do Zendesk

Caso não funcione, limpe o histórico de navegação ("Arquivos de Internet Temporários e arquivos de sites" e "Cookies e dados de sites"), feche todas as janelas do navegador, abra o navegador e tente novamente. Esse procedimento você encontra aqui:
Como limpar histórico de navegação | Dicas e Tutoriais | TechTudo

Caso persista o problema pode ter relação com de alguma autoridade certificadora mal instalada, a RFB orienta arrumar desta forma, incluindo links necessários:
procedimento_instalacao_cadeia_de_certificados_sistemas_rfb.pdf (economia.gov.br)

Última cartada atualizar/configurar o java (somente para problema no conectividade da caixa):
Dowload Componente Java | Certisign
Guia_Configuracoes_Conectividade_Social_ICP.pdf (folli.com.br)

Outros links úteis:
Páginas - Erro - acesso com certificado digital (fazenda.sp.gov.br) 3 soluções para principais erros com o certificado digital na hora de emitir notas fiscais eletrônicas - Blog Sibrax Software
Mensagens de Erro na Utilização de Certificados Digitais — Português (Brasil) (www.gov.br) Microsoft Word - guiaCertificadosJavaWindows.doc (serpro.gov.br)


Espero ter colaborado.

Abraço

Bonafé

JOEL  JUNIOR

Joel Junior

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 19 maio 2021 | 14:24

Olá Pessoal!

Após quase 2 meses depois, descobri que utilizando no Navegador Microsoft EDGE o problema do certificado não ocorre. Consegui acessar e escolher o certificado. Só um detalhe: Uma vez escolhido, ele meio que salva a informação. Então se errar o certificado, terá problemas de novo.

Igor Pinheiro

Igor Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 25 maio 2021 | 09:34

Olá pessoal. Estou com o mesmo problema. Antes ele acontecia e do nada não acontecia. Agora está o tempo todo sem conseguir acessar. Apenas com o EDGE consigo. Utilizo o antivírus kaspersky como alguns relataram ser o causador do problema. Porém como uso a versão paga dele, não tem como eu desinstalar e ficar sem ele. Alguém conseguiu uma solução para fazer funcionar sem desativar o Antivírus?

MARCOS RAMO

Marcos Ramo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 4 agosto 2021 | 17:05

Olá pessoal, boa tarde
Apenas para compartilhar com os colegas que estou enfrentando o mesmo problema. Até o último dia 02 de agosto, utilizava certificados A3 em mídia e não tinha problemas. Instalei um novo certificado A1 que fica na máquina e a partir daí não consigo mais acessar o e-CaC. A mensagem de erro é a mesma que outros colegas já relataram aqui. Fiz todos os ajustes indicados pelo suporte da Serasa; removi e reinstalei o certificado; utilizei todos os navegadores possíveis (IE, Edge, Firefox e Chrome) e o problema persiste.
Caso consiga solucionar aviso por aqui, mas agradeço caso alguém também descubra uma solução. Abs.

Gustavo

Gustavo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 10 agosto 2021 | 22:16

Pessoal, eu estava com o mesmo erro de time out que falaram acima e tenho o Kaspersky instalado.

Basta abrir o aplicativo do Kaspersky Security Cloud > configurações > Configurações de rede > Endereços confiáveis > 

inseri os seguintes domínios:

certificado.sso.acesso.gov.br
cav.receita.fazenda.gov.br
sso.acesso.gov.br

Depois disso o meu funcionou.

Caso não funcione ainda, achei esse link útil www.cunhaetavares.com.br

Espero ter ajudado.

JOEL  JUNIOR

Joel Junior

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 25 outubro 2021 | 17:55

Olá! Estou com esse mesmo problema, porém para acessar o e-social. Alguma dica para resolver? Já tentei os passos informados acima, pelos colegas, mas sem sucesso! 

Após Diversas tentativas sem sucesso. A Solução que encontrei foi utilizar o navegador  Microsoft EDGE. Com ele não deu nenhum problema e consegui acessar o GOV com os certificados.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.