x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 19

acessos 18.159

Sped Contabil - Assinatura

MANOEL RODRIGO GOMES D ARAUJO

Manoel Rodrigo Gomes D Araujo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 26 abril 2010 | 14:20

Olá amigos,

Sou novato aqui no site, e estou com uma dúvida que esta me tirando o sono.

Esta chegando o prazo final de entrega do Sped Contabil, e gostaria de saber quais assinaturas são necessárias, no site do Sped diz que são necessárias as assinaturas do Responsável e do Contador, E-Cpf, Tipo A3.

Sendo assim, queria saber se existe a possibilidade de fazer a procuração eletrônica evitando que o responsável pela empresa tenha mais esse gasto com certificado ou infelizmente ele terá mais esse gasto com certificado ?

O certificado referente ao Contador já temos, fica essa dúvida em relação ao responsável.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 27 abril 2010 | 11:55

Manoel Rodrigo Gomes D Araujo

Sem os E-CPF do representanto que assina pela empresas e do contador voce não conseguirá enviar os arquivos contãbeis referente ao Sped.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Nelson Henrique

Nelson Henrique

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Informática
há 13 anos Segunda-Feira | 31 maio 2010 | 11:16

Gostaria de saber porque os Certificados e-CPF do Tipo A3 instalados em cartão Smartcard, não são localizados pelo Programa Validador do SPED Contábil?

Estou a manhã inteira só tentando assinar o arquivo e não consigo localizar o Certificado. Os drivers estão instalados, as cadeias de certificados, inclusive já o testei no site da Receita. Problema com o Certificado eu não acredito.

O que pode estar errado?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 31 maio 2010 | 11:24

Nelson Henrique

Se não está localizando não é por causa do tipo e-CPF.
Esta instalado os 2 e-cpf(veja bem são 2 e-CPF e não e-CNPJ)?
do Representante da empresa e do Contador?

Pode não está instalado corretamente o SmartCard ou o Smartcard foi gravado errado. Verifique se existe informações gravadas no cartão.

O programa da receita só detecta se os 2 e-cpf estiveram instalado

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Nelson Henrique

Nelson Henrique

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Informática
há 13 anos Segunda-Feira | 31 maio 2010 | 13:14

Eu sei que são duas assinaturas, e que é e-CPF não e-CNPJ.
Realizei testes com o certificado e-CPF no site da receita e o acesso foi perfeito.

Minha dificuldade é no momento de realizar a 1ª assinatura, que no caso é do procurador.

Não mostra de jeito nenhum o certificado. o leitor fica on, como se estivesse sendo usado, porém, nada.

Está difícil

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 31 maio 2010 | 13:57

Nelson Henrique

O programa da receita checa se o e-cpf que voce está usando do representante da empresa é o mesmo que consta no banco de dados da receita.

No ano passado aconteceu este mesmo problema comigo.
Só pode acontecer 3 casos:
Não existe informações gravadas no cartão ou e-cpf não é do representante legal junto a receita ou ainda o tipo de instalação do certificado está errada.

JULIANO
Resposta sua dúvida voce irá encontrar no banco de dados do forum.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Nelson Henrique

Nelson Henrique

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Informática
há 13 anos Segunda-Feira | 31 maio 2010 | 14:04

M Messias,

A questão que pode pegar pode ser em constar o representante no banco de dados da receita, porém na FAQ do SPED, na opção sobre a assinatura, consta que a verificação dessa assinatura dependeria exclusivamente da Junta Comercial.

7. Assinatura digital do livro

São, no mínimo, dois signatários: a pessoa física que, segundo os documentos arquivados na Junta Comercial, tiver poderes para a prática de tal ato e o contabilista. Assim, devem ser utilizados somente certificados digitais e-PF ou e-CPF, com segurança mínima tipo A3. Não existe limite para a quantidade de signatários e os contabilistas devem assinar por último. ASSIM, O Programa Validador e Assinador - PVA SÓ PERMITE QUE O CONTABILISTA ASSINE APÓS OS REPRESENTANTES DA EMPRESA.

Os certificados de pessoa jurídica (e-CNPJ ou e-PJ) não podem ser utilizados

Conforme Instrução Normativa DNRC 107/08, o Livro Digital deve ser assinado com certificado digital de segurança mínima tipo A3, emitido por entidade credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

O livro pode ser assinado por procuração, desde que ela seja arquivada na Junta Comercial. O Sped não faz qualquer conferência da assinatura ou dos procuradores. Esta verificação é feita pela Junta Comercial.

A procuração eletrônica da Receita Federal não pode ser utilizada.

Valter S.Junior

Valter S.junior

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 19:45

Caro Nelson Henrique

Passei a manhã toda com o mesmo problema... certificados instalados normalmente, acessando ambiente seguro da Receita Federal e nenhum certificado localizado pelo sistema SPED CONTÁBIL.

Resolvi simplesmente instalando o SPED em outra máquina... coisas da informática!!! rsrsrs

Conclusão: no meu notebok desisti... instalei na máquina do cliente, restaurei o backup e assinei por lá, depois voltei o backup pra minha máquina.

Boa sorte, sei que não era o que você mais gostaria de ouvir, mas também resolve o problema.

vania

Vania

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 13:49

Boa tarde.
gente, me bateu uma angústia enorme agora. Já fui na secretaria de tributação e na receita federal, tentei tirar dúvida com vários colegas e nada. Lendo aqui no site congelei, ao ver que as empresas lucro real estão obrigadas a entregar o sped contábil até o dia 30.06.2010.
Tenho um supermercado pequeno que faz questão de ser lucro real, tem o faturamento pequeno R$ 110.000,00 ao mes aproximadamente.
Então esse supermercado mesmo não estando obrigado a ser do lucro real, eu tenho que entregar o sped fiscal e contabil?
outra pergunta, o sped é mensal? ou é como a DIPJ que é uma vez ao ano?
Perdoem-me a falta de informação, mas estou lendo, lendo, lendo e não encontrei essa informação.

Vania Adriana
Nelson Henrique

Nelson Henrique

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Informática
há 13 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 14:23

Vania

"Então esse supermercado mesmo não estando obrigado a ser do lucro real, eu tenho que entregar o sped fiscal e contabil?"

Sim, caso a forma de tributação utilizada durante o exercício de 2009 foi Lucro Real, está obrigada a apresentação de SPED Contábil até 30/06/2010. em relação ao SPED Fiscal eu não sei quando e como funciona os prazos de entrega.

"o sped é mensal? ou é como a DIPJ que é uma vez ao ano?"

O SPED Contábil é Anual, já o SPED Fiscal é mensal.

Procure a sua contabilidade que ela lhe dará mais informações a respeito, já que o arquivo SPED Contábil deverá ser assinado com Certificados Digitais e-CPF do Representante legal da empresa e do contabilista!

JANETE DELGADO

Janete Delgado

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 12 junho 2010 | 10:47

Ainda estou confusa em relação a Cerificação para envio do SPED contábil.
Pelo que entendi, até o dia 30/06/2010 terei que enviar o SPED e posso utilizar a mesma certificação que utilizo para envio de Dacon, DCTF, etc(e- CPF - A3)
Cumprindo assim o prazo e não correndo o risco de pagar multa de R$ 5.000,00 . Quando a Junta for autenticar o livro, ela vai verificar se na certificação utilizada para assinatura do livro, consta o nome do representante legal perante ela, e se houver divergência a autenticação não será efetuada, ficando a escrituração sob exigencia.
Isso está correto?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 14 junho 2010 | 08:36

Janete Delgado

Pelo que entendi, até o dia 30/06/2010 terei que enviar o SPED e posso utilizar a mesma certificação que utilizo para envio de Dacon, DCTF, etc(e- CPF - A3)


NÃO É MESMA CERTIFICAÇÃO.

O certificado para o envio do DACON DCTF não é o A3 e-CPF, e sim E-CNPJ. Para trasmitir o ECD voce irá precisar justamente do e-cpf do contador e o e-cpf do responsavel pela empresa e não do E-CNPJ.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Fllávia Lopes

Fllávia Lopes

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 27 junho 2011 | 14:31

Boa tarde,

A situação é a seguinte:

Um contador é novo numa empresa e ainda não deu tempo de cadastrá-lo, então a empresa ainda consta com o antigo contador.
Gostaria de saber se o sped só pode ser assinado pelo contador que está cadastrado oficialmente na empresa ou se o novo pode assiná-lo.

Espero que me ajudem.

Grata desde já.

Fllávia Lopes

Maxwell de Oliveira

Maxwell de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 28 junho 2011 | 09:21

Bom dia,

No site do Sped, em perguntas frequentes, sobre a assinatura do livro, diz:
São, no mínimo, dois signatários: a pessoa física que, segundo os documentos arquivados na Junta Comercial, tiver poderes para a prática de tal ato e o contabilista.

Assim, devem ser utilizados somente certificados digitais e-PF ou e-CPF, com segurança mínima tipo A3. Não existe limite para a quantidade de signatários e os contabilistas devem assinar por último.

O Sped não confere se o contador que está assinando os livros digitais é o responsável pela contabilidade da empresa. Portanto, no meu entendimento, o livro pode ser assinado pelo contador não cadastrado oficialmente.

SAMARA MARINA

Samara Marina

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 16:28

Olá gente já postei em outro módulo, mas a dúvida ainda persiste...

Gerenciei o requerimento colocando o nº do recibo pago e tenho a procuração e-CPF em nome da contadora, como devo proceder?

Não tenho o e-CPF em nome da sócia da empresa apenas o e-CNPJ da empresa, o qual o sistema não reconhece, minha cliente terá que fazer um novo certificado agora e-CPF? Porque no ano passado o outro rapaz que trabalhava aqui assinou apenas com a procuração e não teve problemas.

Qual o procedimento?

Aguardo retorno breve,
Samara Marina

Att,
Samara Marina

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.