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Arquivo pdf.p7s

Elaine Vinhas Coelho de Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 semanas Quinta-Feira | 22 julho 2021 | 17:41

Estou tentando inserir um anexo num processo do SEFAZ MT, o arquivo que estou tentando inserir é um pdf assinado digitalmente, porém dá um erro ao anexar com a informação que só aceita arquivos pdf.p7s , não consegui descobrir como faço para gerar arquivo neste. Alguém consegue me ajudar? 

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Contabilidade
há 8 semanas Sexta-Feira | 23 julho 2021 | 17:08

Elaine Vinhas Coelho de Souza, boa tarde.

O arquivo pdf.p7s normalmente é o "novo" arquivo baixado ou gerado pela ferramenta o qual você utilizou para assinar o documento. Ele contém, digamos que, a criptografia da assinatura.

Após você assinar tal documento, já deveria ser possível o download dele neste formato. Qual ferramenta está utilizando para realizar a assinatura digital? Qual a forma de assinatura que realizou neste documento?

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Contabilidade
há 8 semanas Sexta-Feira | 23 julho 2021 | 17:31

Elaine Vinhas Coelho de Souza,

Você assinou diretamente no Adobe, certo?

Então, o problema é que, até onde eu sei, arquivos p7s só são gerados por ferramentas tipo DocuSign ou QCertifica (dois que já usei e gera o p7s).

O Adobe acho que somente gera um novo pdf, normal, com a marca da assinatura.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

Juliano Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 semanas Sexta-Feira | 23 julho 2021 | 17:52

Boa tarde Elaine,

Em 2020 também passei pelo mesmo "problema" e deixei salvo em meu note um passo a passo.

Veja se ajuda ao seguir os passos:

1 – Preencher a petição em word;
2 – Transformar esse arquivo de .doc para .pdf;
3 – Baixar esse assinador http://www.arisp.com.br/DownloadAssinador.aspx e assinar com o E-CPF do sócio que foi selecionado lá em Procurador (cadastrado no e-process);
4 – Instalar o programa, abrir e assinar o arquivo da petição em pdf. O arquivo será salvo na mesma pasta com o mesmo nome e será adicionado o “assinado” no nome.
5 – Baixar esse assinador https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/cartorios/Paginas/Downloads.aspx na aba de aplicativos;
6 – Instalar o programa, buscar o arquivo do passo 4 e assinar digitalmente. Agora, esse arquivo será salvo em .pdf.p7s;
8 – Adicionar a petição e concluir. O arquivo voltará para a página anterior. Se tiver anexos, fazer a mesma coisa do passo 2 até o 6 (todos os arquivos assinados e em formato .pdf.p7s)
9 – Finalizar a entrega. Após isso é para ir um e-mail com o código do processo no e-mail salvo do cadastro. Volta no meu E-Process e vai em validar transmissão.

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