Lumiere,
Existem várias empresas que oferecem serviço de backup em nuvem, com a instalação de programa gerenciador no servidor e/ou em todas as máquinas, dependendo da estrutura e necessidade. Os gerenciadores são configurados por você, selecionando as pastas e arquivos que deseja salvar, o horário, a forma do backup, criptografia, etc. Então, o processo é todo automático.
Consulte por essas empresas no Google. As de telefonia, quase todas oferecem. Nós usávamos até 2 anos atrás da empresa PENSO, muito bom por sinal. No horário programado, todos os backups eram realizados e subiam criptografados à nuvem, além de outra cópia em um HD externo.
Hoje, nosso sistema contábil e aplicativos de obrigações acessórias rodam em nuvem própria, na AWS (Amazon). A própria AWS oferece o serviço de backup, chamado S3, que você pode usá-lo, mesmo que não tenha servidor em nuvem. Através de comandos CLI e bat que você mesmo cria, os backups são automatizados. O nosso, é executado todos os dias, às zero horas. O custo é muito pequeno, temos 20 GB de backup mensal (nosso escritório, atualmente, é pequeno) e não pagamos nem o equivalente à 1 dólar mensal.
Todas os relatórios de obrigações acessórias dos nossos clientes, são salvos em PDF, desde 2012, além dos arquivos
XML e GFIP. Não possuímos nenhum arquivo físico.
Há muitas opções, consulte. Nunca deixe de realizar backups. Você pode perder toda uma história de trabalho.
Obrigado João, vou pesquisar sobre, hoje a minha dificuldade, é só esses que são declarações, já que em sua maioria são feitas anualmente, trabalho na área contábil a pouco tempo ainda, não conheço todas as peculiaridades das ferramentas.