x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 118

acessos 58.886

Procuração Eletronica

DANIEL DOS REIS PIRES

Daniel dos Reis Pires

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 16:14

Boa Tarde,

Não estou conseguindo agendar a entrega dos documentos para Procuração Eletronica na RFB (já estou tentando faz 1 semana).

Dia 08/06 preciso entregar a DACON com meu certificado eletrônico (tirei o certificado só para mim e não para os meus clientes. E agora?? Por uma incapacidade operacional da Sra RFB terei que pagar multa pela falta de entrega?

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2 , Não Informado
há 15 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 16:27

Boa tarde Daniel,

A informação que tivemos é que podemos ir até a RFB da Paulista (é so la que estão recepcionando procurações) e retirar uma senha pessoalmente, para o mesmo dia.

Para voce conseguir agendamento deve tentar por volta das 6 da manha na internet.

Não espere mais, porque se tiver alguma pendencia voce não conseguira homologar no prazo ok?

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
LUIS OSH

Luis Osh

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 12:00

Aproveitando o tópico sobre procuração eletrônica, estou tentando cancelar uma e não estou conseguindo.
Será que o serviço de cancelamento não está disponível.
Alguém sabe alguma coisa a respeito?
Digito a palavra chave e o cod. controle e nada.

ANDRÉ GUSTAVO MENDES

André Gustavo Mendes

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 12:26

Os agendamentos eletrônicos pela Internet somente para o dia 09/06/2010, data posterior a da entrega da Dacon, vou tentar pessoalmente, mas creio que será difícil.

Apesar de solicitar para os clientes desde 2009, estes não deram importância para o fato, alguns exigiram que fosse feito pela procuração eletrônica para usar o da contabilidade.

Agora se deixarmos de entregar a culpa em vista dos clientes (4 que faltam) será de quem?

1-) Do Advogado
2-) Do Sócio da empresa
3-) Da mãe do sócia da empresa
4-) Do contador

Sempre será isso, há 15 anos, a bucha sempre sobrará para o contador.

Abs.
André

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 19:17

Boa noite André,

Comunicado da exigência, por escrito, com a implicações impostas pela lei diante da falta de entrega, claramente explicitadas, entregue pessoalmente e contra a assinatura de recebimento ao responsável pela empresa.

É o bastante para determinar à quem cabe o ônus do descumprimento das obrigações determinadas no Ofício e para que tais clientes passem a dar a importância que merecem determinados "avisos".

...

ANDRÉ GUSTAVO MENDES

André Gustavo Mendes

há 15 anos Sexta-Feira | 4 junho 2010 | 10:52

Saulo,

Entendo perfeitamente, inclusive, enviamos as informações atraves de circular e com protocolo.

Agora vamos esperar, hoje 04.06.2010 fui a receita federal para tentar dar entrada em algumas procurações, e a todos que estavam lá nos informaram que o prazo será prorrogado, e disseram qeu poderiamos ir embora que já estava certo isso, parece que existem problemas no sitema da receita.

Abs.
André

MAIRA FERNANDA

Maira Fernanda

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 4 junho 2010 | 11:29

Bom dia
Estou com uma duvida na procuracao...
no cadastro do cliente coloquei a PJ como responsavel porem tenho o e-CPF... nao deveria ter colocado a PF ? Outra duvida é se o contador responsavel precisa ir pessoalmente na receita ou outra pessoa pode entregar a documentação para solicitação da procuração eletronica?

FRANCISCO OLIVEIRA

Francisco Oliveira

há 15 anos Sexta-Feira | 4 junho 2010 | 12:17

Boa tarde Maira Fernanda,

Tambem estou com a mesma duvida, será que posso entregar, junto a receita, a procuracao e documentacao por outrem referente a procuracao eletronica?

MAIRA FERNANDA

Maira Fernanda

há 15 anos Sexta-Feira | 4 junho 2010 | 12:33

Francisco,

E em relação a outra duvida, vc sabe me dizer?
A declaração coloquei do meu cliente para PJ... mas tenho o e-CPF... algum problema?

ANDRÉ GUSTAVO MENDES

André Gustavo Mendes

há 15 anos Sexta-Feira | 4 junho 2010 | 14:01

Maira Fernanda,

O Outorgante será a empresa(CNPJ) do seu cliente, e como você possui o e-cpf será outorgado PF. Pelo que entendi você fez o correto.

Não é necessário ir o contador, deve levar apenas a procuração com firma reconhecida, cópias autenticadas do RG e CPF tanto do responsável pela empresa e do contador.

OK.

Abs

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 15 anos Sábado | 5 junho 2010 | 10:47

Bom dia,

A procuração poderá ser outorgada:

- ao Escritório Contábil que deverá ter o e-CNPJ, ou

- ao Contabilista que deverá possuir o e-CPF.

Vale dizer que o outorgado deve obrigatóriamente possuir a Certificação Digital para representar e exercer as funções que lhe foram outorgadas.

Para entrega da Procuração eletrônica na Secretaria da Receita federal, não há a necessidade da presença do Contabilista, qualquer pessoa munida da Procuração e demais documentos exigidos pode entregá-la.

O acompanhamento para verificação da validade pode ser feito aqui usando-se a opção "consulta ou cancelamento".

...

FRANCISCO OLIVEIRA

Francisco Oliveira

há 15 anos Sábado | 5 junho 2010 | 11:29

Bom dia,

Aqui na minha jurisdicao estao exigindo a procuracao com firma reconhecedia e copias dos documentos pessoais do outorganrte e outorgado, ALEM DE DOCUMENTOS DE CONSTITUICAO DA EMPRESA. Acho desnecessario, pois ja estao no banco de dados da propria Receita.

Danilo Fernandes Silva

Danilo Fernandes Silva

há 15 anos Sábado | 5 junho 2010 | 11:49

Bom dia;

Estou com duvidas a respeito do certificado digital...

Todos os meus clientes deverão ter o certificado digital?

Ou eu posso comprar o meu e eles me darem aquela procuração eletronica?

Nossa to muito confuso quanto a isso,se puderem me dar uma luz ficarei imensamente agradecido.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 15 anos Sábado | 5 junho 2010 | 12:48

Boa tarde Danilo,

Praticamente todas as Declarações devem ser entregues à Receita Federal mediante Certificado Digital válido ( IN RFB 969/2009

Para tanto as empresas têm duas alternativas:

- Providenciam a aquisição do e-CNPJ (para empresa) ou do e-CPF (para o responsável pela empresa) ou,

- outorgam poderes para o Escritório Contabil (que deverá ter e-CNPJ) ou para o contador (que deverá ter e-CPF)

É mais barato e prático as empresas concederem Procuração Eletrônica à seu contador ou ao escritorio contábil responsavel por sua contabilidade, pois neste caso não precisam ter seu próprio certificado.

Assim é que, você deve adquirir seu e-CPF ou um e-CNPJ para seu escritório e providenciar Procurações Eletrônicas para seus clientes.

Permita-me alertá-lo quanto aos prazos. Sem a Certificação Digital você não poderá entregar as declarações e terá tomado para si o valor das multas por não as ter entregues no prazo.

...

MAIRA FERNANDA

Maira Fernanda

há 15 anos Sábado | 5 junho 2010 | 20:54

Boa noite, Saulo
Ainda tenho duvidas em relação ao certificado..
entreguei a procuração de um cliente na sexta (04/06) e questionei o Sr. que me atendeu na receita. Ele me disse que demora pelo menos 10 dias para ser liberado. Como funciona agora?
Não vou conseguir transmitir as declarações na segunda e vou ter que pagar multa?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 15 anos Domingo | 6 junho 2010 | 17:36

Boa tarde Maira,

Se estivermos falando da entrega da DCTF e do DACON de fatos geradores ocorridos em Abril que neste mês (Junho) já deveriam ser entregues mediante Certificado Digital válido, não se preocupe.

A IN RFB 1036/2010 que alterou a IN RFB 969/2009 prorrogou está exigência para mais trinta dias.

Entretanto você vai precisar da Procuração Eletrônica para entrega da DIPJ (30/06/2010), ou seja, a despeito de prorrogada a exigência da Procuração para entrega (em Junho) da DCTF e do DACON, não foi prorrogada para entrega da DIPJ.

É importante que você verifique a validade de sua Procuração com vistas a não perder o prazo. Para tanto promova Consulta até certificar-se que foi aceita pela Receita federal.

...

Leonardo da Silva Amancio

Leonardo da Silva Amancio

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 14 junho 2010 | 09:26

Bom dia Demétrios, ao selecionar a opção transmitir declaração via internet, você encontrará ao lado esquerdo, na parte de baixo da caixa de seleção da declaração a ser enviada, uma check box, escrita "Certificação Digital". Basta retirar a seleção e enviar a declaração normalmente pelo programa DACON 2.4.

Espero ter ajudado.

Ouro DIVISÃO 2 , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 16 junho 2010 | 15:31

Boa tarde Ricardo,

Como seus clientes possuem e-CNPJ podem autorgar a procuração por meio do Portal eCAC.

Neste caso não é obrigatorio o comparecimento na Receita Federal para apresentar a mesma.

Consulte.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Ricardo A. B. Teotonio

Ricardo A. B. Teotonio

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 19:45

Boa tarde Luis,

Faça o seguinte:

Entre no portal e-CAC

Portal e-CAC

e solicite a procuração com o e-CNPJ de seu cliente, indicando seu CPF
como outorgado.

A procuração pode ser feita pelo site da Receita também, mas nesse caso é preciso entrega de documentos presencial.

Abraço..

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
LUIS OSH

Luis Osh

há 14 anos Domingo | 20 junho 2010 | 21:26

Olá Ricardo, boa noite.

Meu cliente não tem e-CNPJ. Ele tem o certificado específico para emissão da NF-e.

A dúvida é esta.

Abraço,

Luís

Ricardo A. B. Teotonio

Ricardo A. B. Teotonio

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Domingo | 20 junho 2010 | 22:29

Luis,

A empresa precisa ter o e-CNPJ para ser possível solicitar uma procuração eletrônica no portal e-cac. No site da Receita não é necessário, mas só funcionará se a empresa já tiver o e-CNPJ.

São instruções das empresas que disponibilizam os certificados digitais.
Não sei se este certificado da NF-e servirá. Ligue na empresa que você o solicitou para saber, mas acredito não funcionar.

Abraço..

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Julio Cesar Kujavski

Julio Cesar Kujavski

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 21 junho 2010 | 09:11

Dúvida operacional/burocrática básica :

Quantas vias da Procuração devo imprimir ? Uma ou duas ? Se forem duas, devo reconhecer a assinatura do Outorgante nas duas vias ?

Página 1 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade