x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 7

acessos 4.422

SPED SOCIAL, E-SOCIAL ou E-PREV para o DP

Eliseu Silva

Eliseu Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 13 anos Terça-Feira | 20 julho 2010 | 09:57

Alguém tem alguma notícial sobre o SPED para área de Departamento Pessoal? Meu professor da IOB avisou que a Receita Federal está desenvolvendo um SPED para substituir o MANAD.

Grato.

pereira

Pereira

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar C.P.D.
há 13 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 02:04

ainda não Eliseu, mais também vou fazer um curso da iob na semana que vem qulquer informação, vou postar qui

um abraço

DANIELE GONCALVES LEITE

Daniele Goncalves Leite

Prata DIVISÃO 2, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 12 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2011 | 12:30

Eliseu,

De acordo com dados no site da Receita Federal: "O projeto está em fase de estudos na Receita Federal e nos demais entes públicos interessados, tendo como objetivo abranger a escrituração da folha de pagamento e, em uma segunda fase, o Livro Registro de Empregados."
Porém as informações que são publicadas não tem base para confirmação, então ficamos no aguardo.

Daniele Gonçalves Leite
Contabilidade
Departamento Pessoal


Email Pessoal: [email protected]
bruno de campos zucatelli

Bruno de Campos Zucatelli

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 28 fevereiro 2012 | 22:58

O prazo para implementação era previsto para 01/2013, oque parece improvável, uma vez que ainda não foi finalizado o leiaute e ainda se discute quais informações serão necessárias.

Zenaide Carvalho
Articulista

Zenaide Carvalho

Articulista , Instrutor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 29 fevereiro 2012 | 07:55

Está prevista a divulgação do layout pra março ou julho deste ano.

Na minha opinião, não tem como ser aplicado logo (é muito graaaande)...Acho que só se torna obrigatório pra 2014.

Qdo entrar será MAIS UMA DECLARAÇÃO... depois vai substituir A GFIP (parte previdenciária), CAGED, RAIS, DIRF e MANAD...

Vamos aguardar!

"Por mais maravilhosa que seja a capacidade, sem treinamentos, não se manifesta." Taniguchi

Curta: https://www.facebook.com/zenaidetreinamentos

Zenaide Carvalho
Cursos EAD e Presenciais
https://www.zenaidecarvalho.com.br
Blog: https://www.zenaide.com.br
@zenaidecarvalho
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 08:44

Caros,

Segue assunto sobre Efd Social:

Com implantação prevista para o ano que vem, a Escrituração Fiscal da Folha de Pagamento e das Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais - mais conhecida como Sped Social - vai afetar a rotina das empresas. O sistema reunirá em um só arquivo informações hoje prestadas em separado a diversos órgãos, como Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Receita e INSS.

Amauri Liba, professor do curso de Ciência Contábeis da Fecap (SP), explica que o Sped Social vai ser exigido, em um primeiro momento, somente para as empresas que fazem parte dos setores que obtiveram desoneração da folha de pagamentos em 2012 - e aí não importa se elas são de micro ou grande porte.

Entre esses setores está o têxtil, de tecnologia da informação e de móveis, por exemplo. "Em longo prazo, o sistema digital de prestação de contas do governo será estendido para todas as empresas e segmentos", afirma o professor.

O objetivo é eliminar, em uma primeira fase, o papel usado na impressão de folha de pagamento. Depois, o livro de registros deverá ser banido. As ações facilitam o trabalho do Fisco, já que os créditos previdenciários e trabalhistas serão reunidos em base única. "As empresas, especialmente as de contabilidade, terão custos para adequar sua estrutura administrativa, pois o programa do escritório terá de ser compatível com o do governo", alerta Amauri.

As informações que farão parte do Sped Social são as seguintes: eventos trabalhistas - tais como admissões, afastamentos, comunicação de aviso prévio etc -, folha de pagamento e retenções de contribuições previdenciárias.

Benefícios para as empresas

O professor da Fecap acredita que o fato de a sonegação de impostos no Brasil ser muito alta acaba impactando todas as empresas. "Uma das razões de os impostos serem altos é o fato de haver muita sonegação também. Por ser um sistema digital, que não permite um acompanhamento humano, as chances de fraude serão quase extintas", diz.

Para Amauri, em longo prazo, é esperado uma diminuição na sonegação de impostos, o que favorece uma concorrência mais leal entre as empresas. "Com a melhoria da arrecadação, há a possibilidade de desoneração maior na folha de pagamento das empresas", avalia. Segundo dados da Receita, o Sped Social visa também reduzir a informalidade na relação de emprego.

É importante que mesmo os empreendedores que terceirizem a área de contabilidade - realidade na maior parte das micro e pequenas empresas - tenham conhecimento sobre o Sped Social. "O empresário precisa saber do que se trata até para poder cobrar de maneira mais efetiva o seu escritório de contabilidade. A multa para quem não se adequar ao sistema está prevista em R$ 5 mil por mês a partir da dada de implantação", explica Amauri.

Fonte: Portal Terra

"100% focado onde houver 1% de chance"
JORGE LUIZ ALVES BEZERRA

Jorge Luiz Alves Bezerra

Prata DIVISÃO 5, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 10 anos Segunda-Feira | 1 julho 2013 | 18:54

Novidades sobre o e-Social ou Sped Folha, como foi chamado o projeto de integração de informações da folha de pagamento, encargos e dados dos empregados.

Vejam matéria do site oficial do programa e-Social:

VERSÃO INICIAL DOS LEIAUTES DO eSOCIAL

Para os empregadores de maior porte, como as empresas e equiparados a empresa pela Lei nº 8.212, de 1991, está em fase adiantada de desenvolvimento um módulo completo do eSocial. Nesse módulo, as empresas deverão transmitir suas informações através de arquivos gerados em seus sistemas de informática, utilizando leiautes padronizados. Haverá integração direta entre o sistema informatizado do empregador e o ambiente nacional do eSocial para transmissão dos arquivos, sem necessidade de preenchimento de telas web ou de programas geradores de escrituração ou declaração. Para utilização dessa opção, as empresas deverão possuir serviços web de conexão (webservice).

Os leiautes de arquivos estão sendo disponibilizados em versão inicial, ainda pendente de aprovação, e sua divulgação tem caráter informativo aos setores da sociedade interessados, dada a grande expectativa em torno do assunto. A versão final será disponibilizada em breve, por meio de portaria interministerial, editada pelo MF, MPS e MTE.

Os leiautes dos arquivos estão disponibilizados no link abaixo:

Leiaute do e-Social

Jorge Luiz Alves Bezerra
Supervisor, coordenador, palestrante, consultor
Legislação Trabalhista e Previdenciária

Site: https://www.jltreinamentoeconsultoria.blogspot.com
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
email: [email protected]
Francisco Caio Brilhante da Silva

Francisco Caio Brilhante da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 14:30

Boa tarde,

de acordo com o site do eSocial, "A partir da regulamentação da Emenda Constitucional n° 72/2013, a versão terá caráter obrigatório e outros recursos estarão disponíveis para que o empregador possa cumprir com suas obrigações." - No Cronograma para inicio da obrigatoriedade divulgado no site da RECEITA FEDERAL consta "Obrigatoriedade de prestar a informação via eSocial - módulo empregador doméstico –
120 dias após a publicação da regulamentação da EC 72/2013..."

Sendo assim, como a EC 72/2013 foi publicada no dia 02/04/2013, entrando em vigor no dia 03 da mesma competência, os empregadores domésticos estariam obrigados a enviar via eSocial a competência de Agosto/2013?

E para quem não assim o fez, qual seria as multas aplicadas?!

Grato pela atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.