x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 2

acessos 108

Programa escrita fiscal

Pamela Galindo

Pamela Galindo

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Fiscal
há 4 semanas Terça-Feira | 25 março 2025 | 16:16

Boa tarde, Pessoal

Estou com uma dúvida em relação ao sistema fiscal que vcs utilizam.
Utilizamos o programa G5 Phoenix.

Tenho um cliente que emite muitas notas eletrônicas de saídas, e ele me envia os arquivos xml's para importação destas saídas.
Para eu conferir esta nota e "limpar" os campos q não são necessários, preciso entrar uma a uma para fazer estes ajustes.
Aí reorganizo os saldos e confiro a receita e tudo certo. - a única forma extra de conferência que meu programa fornece é gerar o livro em excel para conferir sequência, por exemplo.

Gostaria de saber como funciona o programa de vocês... vcs entram nota a nota e ajustam o q precisam ou tem alguma forma para parametrizar o sistema de vcs de acordo com a necessidade fiscal da empresa?

Logo mais o S@T será descontinuado, e serão milhões de notas a serem conferidas uma a uma...aí gostaria de saber como funciona o  programa de vcs.

Desde já agradeço.

MARCIO

Marcio

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 4 semanas Quarta-Feira | 26 março 2025 | 10:39

Sua dúvida é extremamente pertinente e reflete uma preocupação legítima no processo de escrituração fiscal eficiente, especialmente com a crescente demanda de processamento em massa de documentos fiscais eletrônicos. No caso do sistema G5 Phoenix, como você mencionou, ele requer um ajuste individual dos XMLs de saída, o que é operacionalmente viável apenas com volumes baixos ou médios de emissão. No entanto, para empresas com alto volume de notas, o processo torna-se oneroso e sujeito a falhas manuais.
Sistemas mais robustos e modernos oferecem recursos de parametrização fiscal avançada, onde é possível configurar previamente regras fiscais por CFOP, CST, NCM, tipo de produto ou até por cliente, permitindo que a importação de XMLs já ocorra de forma automática e validada conforme as regras fiscais da empresa. Esses sistemas reduzem a intervenção manual ao mínimo, e permitem cruzamentos automatizados com SPED, relatórios gerenciais e validações em lote, além de alertas para inconsistências antes mesmo da escrituração.
Recomendo a avaliação de soluções que contem com motor de regras fiscais personalizável e suporte à importação e conciliação em massa, como Domínio, Alterdata, SCI, Omie ou Fortes, dependendo da complexidade e porte da empresa. Caso deseje apoio na análise do sistema mais adequado à realidade dos seus clientes ou na parametrização contábil e fiscal, coloco-me à disposição como contador para assessoria especializada.

Marcio L. Diniz
61-98513-4992
Pamela Galindo

Pamela Galindo

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Fiscal
há 4 semanas Quinta-Feira | 27 março 2025 | 13:16

Boa tarde, Marcio

Muitoo obrigada pela devolutiva e atenção.

Agora fico "mais tranquila" em saber, que existe sim programas com tecnologia para otimizar nosso tempo.

Mais uma vez, obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade