x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 2

acessos 279

Programa escrita fiscal

Pamela Galindo

Pamela Galindo

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Fiscal
há 1 ano Terça-Feira | 25 março 2025 | 16:16

Boa tarde, Pessoal

Estou com uma dúvida em relação ao sistema fiscal que vcs utilizam.
Utilizamos o programa G5 Phoenix.

Tenho um cliente que emite muitas notas eletrônicas de saídas, e ele me envia os arquivos xml's para importação destas saídas.
Para eu conferir esta nota e "limpar" os campos q não são necessários, preciso entrar uma a uma para fazer estes ajustes.
Aí reorganizo os saldos e confiro a receita e tudo certo. - a única forma extra de conferência que meu programa fornece é gerar o livro em excel para conferir sequência, por exemplo.

Gostaria de saber como funciona o programa de vocês... vcs entram nota a nota e ajustam o q precisam ou tem alguma forma para parametrizar o sistema de vcs de acordo com a necessidade fiscal da empresa?

Logo mais o S@T será descontinuado, e serão milhões de notas a serem conferidas uma a uma...aí gostaria de saber como funciona o  programa de vcs.

Desde já agradeço.

Visitante não registrado

há 1 ano Quarta-Feira | 26 março 2025 | 10:39

Sua dúvida é extremamente pertinente e reflete uma preocupação legítima no processo de escrituração fiscal eficiente, especialmente com a crescente demanda de processamento em massa de documentos fiscais eletrônicos. No caso do sistema G5 Phoenix, como você mencionou, ele requer um ajuste individual dos XMLs de saída, o que é operacionalmente viável apenas com volumes baixos ou médios de emissão. No entanto, para empresas com alto volume de notas, o processo torna-se oneroso e sujeito a falhas manuais.
Sistemas mais robustos e modernos oferecem recursos de parametrização fiscal avançada, onde é possível configurar previamente regras fiscais por CFOP, CST, NCM, tipo de produto ou até por cliente, permitindo que a importação de XMLs já ocorra de forma automática e validada conforme as regras fiscais da empresa. Esses sistemas reduzem a intervenção manual ao mínimo, e permitem cruzamentos automatizados com SPED, relatórios gerenciais e validações em lote, além de alertas para inconsistências antes mesmo da escrituração.
Recomendo a avaliação de soluções que contem com motor de regras fiscais personalizável e suporte à importação e conciliação em massa, como Domínio, Alterdata, SCI, Omie ou Fortes, dependendo da complexidade e porte da empresa. Caso deseje apoio na análise do sistema mais adequado à realidade dos seus clientes ou na parametrização contábil e fiscal, coloco-me à disposição como contador para assessoria especializada.

Pamela Galindo

Pamela Galindo

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Fiscal
há 1 ano Quinta-Feira | 27 março 2025 | 13:16

Boa tarde, Marcio

Muitoo obrigada pela devolutiva e atenção.

Agora fico "mais tranquila" em saber, que existe sim programas com tecnologia para otimizar nosso tempo.

Mais uma vez, obrigada.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies