***** 21/08/2025 - PROBLEMA RESOLVIDO! Leia solução após a linha pontilhada: *****
Filipe,
qual é a URL deste vídeo do Diego Saraiva? Procurei sem sucesso.
Achei uma cópia do programa emissor 4.0.1 que eu havia baixado em 3/2/2020 mas não conseguí colocá-lo para funcionar, mesmo liberando no firewall o endereço que ele precisa acessar.
Nunca tive problema com certificado A3 na versão web e na PC. Parece que algo mudou pelo menos desde sexta-feira última.
A mensagem de erro na versão web é absolutamente inútil. Fica-se totalmente no escuro e qualquer tentativa de solucionar é aleatória.
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Prezados,
Chegou hoje a resposta do suporte técnico do SEBRAE, para o qual abri um chaas de ontem. A resposta deles transcrevo abaixo:
"Esse erro ocorre geralmente por problemas na configuração das versões dos protocolos de segurança TLS (Transport Layer Security) no Windows. Quando habilitadas de forma incorreta, o certificado A3 pode ter dificuldades de comunicação com os servidores da Receita Federal.
Para corrigir, siga os passos abaixo:
1- Pressione Windows + R, digite inetcpl.cpl e pressione "Enter".
2- Em "Propriedades de Internet", clique na aba "Avançado". No bloco "Configurações", desmarque as opções "Usar TLS 1.0" e "Usar TLS 1.1" e selecione apenas as opções "Usar SSL 3.0" e "Usar TLS 1.2".
Clique em "OK" para salvar as alterações
3- Após esse processo, reinicie o computador e abra o Assinador Digital, antes de realizar a emissão da nota.
Importante: Se você ainda não atualizou o Assinador Digital (necessário para quem utiliza certificado digital A3), utilize o link abaixo para o download da nova versão:
https://desktop.emissornfe.sebrae.com.br/SebraeAssinadorDigital.Setup.msi
No manual do emissor, a partir da página 50, você encontra o passo a passo para atualizar (removendo a versão atual) e, na página 47, as instruções para instalar o Assinador Digital.
Ah! Para acessar o manual, é só ir no menu do emissor: Ajuda > Manual do usuário
Verificação adicional:
Se o problema persistir após seguir os passos acima, verifique se a
versão do seu certificado SafeSign é a versão 3.7. Versões anteriores
podem apresentar incompatibilidades com os protocolos atuais de
segurança.
Para verificar a versão do SafeSign (software responsável por operar o
token USB para certificado A3), siga o passo a passo abaixo:
Conecte o token USB ao computador.
Clique no menu Iniciar do Windows e vá até o Painel de Controle.
Selecione "Programas e Recursos" (ou no Windows mais antigo, “Adicionar ou Remover Programas”).
Procure na lista por SafeSign (pode aparecer como “SafeSign IC” ou “SafeSign Identity Client”).
Ao localizar o SafeSign, a coluna à direita mostrará a versão instalada (exemplo: 3.7.x.x).
Se o SafeSign não aparecer na lista, significa que o driver pode não
estar instalado. Nesse caso, baixe a versão mais recente recomendada
pelo fabricante do seu certificado."
No meu caso, as instruções até item 3 não resolveram. O programa do certificado digital da Safesign que estava instalado no meu PC era da versão 3.5.7
A versão 3.7 e a 4.1 podem ser encontradas em https://safesign.gdamericadosul.com.br/download
A versão 3.7 resolveu o problema. Não testei a versão 4.1
Espero que isso seja útil!