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Emissor SEBRAE: tentativa de emitir nota. Occorre erro (500) - Erro Interno do Servidor

Sérgio

Sérgio

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 7 semanas Segunda-Feira | 18 agosto 2025 | 07:16

Prezados, estou tentando emitir nota por meio do emissor do SEBRAE mas o processo falha. A mensagem de retorno é "Erro no processo de envio: O servidor remoto retornou um erro: (500) Erro Interno do Servidor."

Alguém mais está tendo este problema ou sabe como solucioná-lo?

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Sérgio

Sérgio

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 7 semanas Segunda-Feira | 18 agosto 2025 | 11:28

Consegui falar há pouco com o SEBRAE via Whatsapp. Explicaram que o sistema deles AINDA está com instabilidade (não disse desde quando) e que seria preciso instalar o novo instalador que pode ser obtido em https://desktop.emissornfe.sebrae.com.br/SebraeAssinadorDigital.Setup.msi

Tem que desinstalar o assinador antigo antes de por o novo.

Por enquanto, mesmo com o novo assinador, não consigo enviar a nf-e. A diferença é que agora aparece outra mensagem de erro.

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Filipe Pereira

Filipe Pereira

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 semanas Terça-Feira | 19 agosto 2025 | 17:06

Consegui a solução em um comentário do Diego Saraiva em um vídeo.

RESOLVIDO!!! Não precisa de A1. Resolvi aqui com o A3 no software do emissor Sebrae ao buscar o certificado manualmente e incluir o arquivo correto com a extensão .dll do certificado. Pelo site talvez precise msm do A1.

Abre o app do Emissor (o do computador, não é o online), vai em certificados A3, incluir manualmente, daí seleciona o arquivo .dll do seu certificado que fica na pasta Windows > System 32. No meu caso foi o arquivo aetpkss1.dll. Em outros casos podem ser os arquivos "cmP11.dll" ou "eTPKCS11.dll" ou dkck201.dll". Vai depender do seu leitor/smartcard

Sérgio

Sérgio

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 6 semanas Quarta-Feira | 20 agosto 2025 | 14:24

Filipe Pereira,

Você está falando daquele programa para PC que havia sido descontinuado para dar lugar a essa versão web?

Em tempo, a versão web sempre aceitou certificado A3. Aliás, claro, até consta isso no manual.

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GUSTAVO DE ABREU MORAES

Gustavo de Abreu Moraes

Prata DIVISÃO 4 , Supervisor(a) Pessoal
há 6 semanas Quarta-Feira | 20 agosto 2025 | 15:06

Não estava aceitando emissão em nenhuma versão nem a nova web nem o programa 4.01 a solução do Filipe por hora é a única valida para certificados a3, todas as notas que estavam paradas aqui foram emitidas após esse procedimento.

Sérgio

Sérgio

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 6 semanas Quarta-Feira | 20 agosto 2025 | 21:53

***** 21/08/2025 - PROBLEMA RESOLVIDO! Leia solução após a linha pontilhada: *****

Filipe,

qual é a URL deste vídeo  do Diego Saraiva? Procurei sem sucesso.

Achei uma cópia do programa emissor 4.0.1 que eu havia baixado em 3/2/2020 mas não conseguí colocá-lo para funcionar, mesmo liberando no firewall o endereço que ele precisa acessar.

Nunca tive problema com certificado A3 na versão web e na PC. Parece que algo mudou pelo menos desde sexta-feira última.

A mensagem de erro na versão web é absolutamente inútil. Fica-se totalmente no escuro e qualquer tentativa de solucionar é aleatória.

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Prezados,

Chegou hoje a resposta do suporte técnico do SEBRAE, para o qual abri um chaas de ontem. A resposta deles transcrevo abaixo:

"Esse erro ocorre geralmente por problemas na configuração das versões dos protocolos de segurança TLS (Transport Layer Security) no Windows. Quando habilitadas de forma incorreta, o certificado A3 pode ter dificuldades de comunicação com os servidores da Receita Federal.

Para corrigir, siga os passos abaixo:
1- Pressione Windows + R, digite inetcpl.cpl e pressione "Enter".

2- Em "Propriedades de Internet", clique na aba "Avançado". No bloco "Configurações", desmarque as opções "Usar TLS 1.0" e "Usar TLS 1.1" e selecione apenas as opções "Usar SSL 3.0" e "Usar TLS 1.2".

Clique em "OK" para salvar as alterações 

3- Após esse processo, reinicie o computador e abra o Assinador Digital, antes de realizar a emissão da nota.
 
Importante: Se você ainda não atualizou o Assinador Digital (necessário para quem utiliza certificado digital A3), utilize o link abaixo para o download da nova versão:
https://desktop.emissornfe.sebrae.com.br/SebraeAssinadorDigital.Setup.msi
 
No manual do emissor, a partir da página 50, você encontra o passo a passo para atualizar (removendo a versão atual) e, na página 47, as instruções para instalar o Assinador Digital. 
Ah! Para acessar o manual, é só ir no menu do emissor: Ajuda > Manual do usuário

Verificação adicional:
 
Se o problema persistir após seguir os passos acima, verifique se a
versão do seu certificado SafeSign é a versão 3.7. Versões anteriores
podem apresentar incompatibilidades com os protocolos atuais de
segurança. 
Para verificar a versão do SafeSign (software responsável por operar o
token USB para certificado A3), siga o passo a passo abaixo: 
  
Conecte o token USB ao computador. 
Clique no menu Iniciar do Windows e vá até o Painel de Controle. 
Selecione "Programas e Recursos" (ou no Windows mais antigo, “Adicionar ou Remover Programas”). 
Procure na lista por SafeSign (pode aparecer como “SafeSign IC” ou “SafeSign Identity Client”). 
Ao localizar o SafeSign, a coluna à direita mostrará a versão instalada (exemplo: 3.7.x.x). 

Se o SafeSign não aparecer na lista, significa que o driver pode não
estar instalado. Nesse caso, baixe a versão mais recente recomendada
pelo fabricante do seu certificado."

No meu caso, as instruções até item 3 não resolveram. O programa do certificado digital da Safesign que estava instalado no meu PC era da versão 3.5.7
A versão 3.7 e a 4.1 podem ser encontradas em https://safesign.gdamericadosul.com.br/download
A versão 3.7 resolveu o problema. Não testei a versão 4.1

Espero que isso seja útil!

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