x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 2

acessos 217

Trocar Alterdata Nuvem por Calima Pro? Busco opiniões.

Elton Clean

Elton Clean

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 semanas Quarta-Feira | 8 outubro 2025 | 17:05

Olá, colegas contadores!

Gostaria de compartilhar uma situação e pedir a ajuda de vocês. Sou usuário do sistema Alterdata desde 2020. Na versão desktop (local), o sistema sempre foi muito eficiente e o suporte, na época, me atendia bem.

Contudo, por necessidade de mobilidade, migrei para a versão em nuvem da Alterdata e a experiência tem sido frustrante. O sistema parece rodar em uma máquina virtual que trava com frequência e a lentidão para processar as informações é um problema diário. Um ponto crítico para mim é a impossibilidade de salvar arquivos diretamente em serviços de nuvem como o OneDrive.

Essa situação me levou a pesquisar alternativas e o Calima Pro parece ser uma solução interessante, principalmente pela proposta de ser totalmente web.
Minha grande questão, e o motivo deste post, é o receio de passar por todo o transtorno de uma nova migração. Portanto, gostaria de perguntar aos usuários do Calima Pro:

1- O sistema é realmente estável e rápido no uso diário?
2 - Sendo 100% web, ele permite salvar e exportar arquivos facilmente para outras plataformas em nuvem?
3 -  Como vocês avaliam o suporte do Calima? Eles são prestativos e eficientes na resolução de dúvidas e problemas?
4 - Alguém aqui já migrou de outro sistema para o Calima Pro? Como foi essa transição?

Agradeço imensamente a atenção e qualquer feedback que possam me oferecer.

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 semanas Quinta-Feira | 9 outubro 2025 | 18:15

Posso relatar a nossa experiência. Somos um escritório pequeno e migramos para o Calima no início deste ano de 2025.
O sistema está sempre disponível, salvo nas manutenções (são muito poucas) previamente comunicadas, fora do horário comercial.
A exportação de arquivos e relatórios fazemos em desktop local, com backup diário em nuvem (AWS).
Usamos o suporte pouquíssimas vezes. Via chat, nos retornam em uma hora, fazem acesso remoto quando necessário e auxiliam. Quando se trata de um erro não resolvido ou uma sugestão, abrimos um ticket, cujo prazo de atendimento dependerá da complexidade. Por enquanto, estamos satisfeitos.
Nós migramos da Contmatic. O Calima permite algumas importações, via e-Social, Sped Contábil, etc. Para nós, foi fácil, pois usamos a versão gratuita, alguns meses antes de migrarmos. Ela é restrita, mas permitiu conhecermos o sistema e montarmos os planos de contas e demais cadastros que migraram para a versão paga.
O e-Social deles eu considero muito bom, bastante prático e com a opção de envio automático. REINF de igual qualidade.
Na versão PRO, mais completa, possuem o sistema de envio de documentos aos clientes com chat e o integra contador para os serviços da RFB.
Para quem está acostumado com versões desktop, na web há um pequeno delay.
Eles exigem que façamos os treinamentos nos sistemas, que são gratuitos, para só então liberarem o suporte. O que eu acho bom, pois filtra a necessidade do acesso. 
Teste a versão gratuita, basta fazer o cadastro e usar. 
Boa sorte.

Elton Clean

Elton Clean

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 semanas Segunda-Feira | 13 outubro 2025 | 12:35

Grato pela resposta!

Vou fazer a migração para o CALIMA, está impossível utilizar o Alterdata nuvem, o sistema trava muito, o que atrasa o dia a dia. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade