x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 39

acessos 27.345

EFD-Reinf – Erro de comunicação com o Assinador SERPRO (A1) ao transmitir evento

Robson Siqueira

Robson Siqueira

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 3 dias Terça-Feira | 4 novembro 2025 | 13:14

Olá, pessoal!

Estou com um problema ao tentar transmitir um evento da EFD-Reinf no portal SPED utilizando certificado A1 (.pfx).
O sistema exibe a seguinte mensagem logo após clicar em “Transmitir”:
Atenção:O sistema não conseguiu se comunicar com o aplicativo de assinatura digital. Por favor, verifique se o programa Assinador está instalado e executando.
Se seu computador ainda não possui o Assinador instalado, acesse a página do Assinador SERPRO.

Mesmo com o Assinador SERPRO instalado e aberto, a comunicação não ocorre.

Ambiente:Windows 11 Pro 64 bits
Navegador: Google Chrome (última versão)
Assinador SERPRO versão 4.3.2
Instalação em: C:\Program Files (x86)\Assinador Serpro
Certificado digital A1 (.pfx) instalado no repositório “Pessoal” do Windows

Ricardo Araujo

Ricardo Araujo

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Tecnologia
há 3 dias Terça-Feira | 4 novembro 2025 | 14:11

Mesmo erro aqui em um cliente!
Ontem estava ok, hj nao funcionou, porem em uma outra maquina , assina normalmente, tudo Win10 por sinal..

Já refizemos java, assinador versão nova e antiga, hosts, porem algumas outras funções ,assina e chama o assinador normalmente.

Apenas em procuração não detecta o serviço, no site do assinador o teste web https://www.frameworkdemoiselle.gov.br/v3/signer/demoNovo/  detecta normalmente.....
liberações no java efetuadas....

EDILAINE SOARES

Edilaine Soares

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 2 dias Quarta-Feira | 5 novembro 2025 | 13:17

Aqui deu erro também pelo Edge. Alguém consegue me ajudar? Mensagem na hora do envio: Assinador Serpro - Versão: 4.3.2 - Mensagem retornada pelo assinador: Ocorreu um erro ao acessar o token, verifique se esta conectado ao computador.

Adilson Zambrano

Adilson Zambrano

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 1 dia Quinta-Feira | 6 novembro 2025 | 10:45

Bom dia! Alguém sabe se quando o problema acima será resolvido? Também tentei em vários navegadores e não deu! Parece ser realmente defeito de comunicação da SERPRO com o eCAC, ou não?

Fagner

Fagner

Iniciante DIVISÃO 1 , Técnico Informática
há 1 dia Quinta-Feira | 6 novembro 2025 | 11:20

Aqui estou na versão 4.3.2 quando clico para enviar ele esta abrindo uma tela para selecionar o certificado e colocar a senha do certificado, consegui resolver indo em:
Configuração
na aba certificado em arquivo desmarquei tudo
na aba configurações avançadas deixei marcado apenas a opção USAR CACHE DE LCR
ele vai reiniciar a aplicação.
quando fiz isso e mandei assinar novamente ele abriu uma tela para selecionar o certificado para poder assinar.

funcionou apenas no navegador Edge

RONALDI FANTICELLI DA SILVA

Ronaldi Fanticelli da Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Informática
há 1 dia Quinta-Feira | 6 novembro 2025 | 15:09

Também estou enfrentando mesmo problema desde 09/2025 e Já fiz atualizacao do assinador serpro e mesmo pelo navegador Edge atualizado, enfim, apresenta mensagem de erro retornada pelo assinador: Ocorreu um erro ao acessar o token, verifique se esta conectado ao computador.

Enfim, alguem tem alguma outra solução ou canal que encontrou a resolução ?

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade