x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 52

acessos 53.929

EFD-Reinf – Erro de comunicação com o Assinador SERPRO (A1) ao transmitir evento

Carlos Silveira

Carlos Silveira

Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 6 semanas Sexta-Feira | 7 novembro 2025 | 08:30

Bom dia a todos!
Estava com o mesmo problema, o fechamento da REINF não estava sendo processada pelo GOOGLE CROME e pelo navegador EDGE, agora pela manhã instalei o navegador FIREFOX  fiz novamente o processo de fechamento da REINF e a mensagem foi de alerta -  o sistema SERPRO é um arquivo passível de  risco, vc aceita o risco. 
Optei em aceitar o risco e o navegador do FIREFOX fez a comunicação com o validador do SERPRO e o registro da REINF foi transmitido e fechado com sucesso. 
Espero que esse procedimento ajudem vocês também!

Matheus

Matheus

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 semanas Sexta-Feira | 7 novembro 2025 | 10:47

Daniel Bom dia,

Como faz para inserir o certificado dentro do ASSINADOR,  no meu caso aqui a Empresa tem Certificado A3 de token. Mesmo assim é possível?

Thiago Freitas

Thiago Freitas

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 6 semanas Sexta-Feira | 7 novembro 2025 | 11:07

Mesmo erro, nenhuma solução funcionou.

Tentei em todos os navegadores.

Quando vou enviar a REINF, ele abre uma janela pedindo para localizar o certificado A1.

Carlos Nascimento

Carlos Nascimento

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Suporte
há 6 semanas Sexta-Feira | 7 novembro 2025 | 14:48

Boa tarde.
Depois de muitas e muitas tentativas conseguimos fazer funcionar. Não atualizem a versão para 4.3.2. A versão que funcionou aqui foi a 4.2.2 pelo Edge. Testei em algumas máquinas e funcionou perfeitamente. 

Thiago Freitas

Thiago Freitas

há 6 semanas Sexta-Feira | 7 novembro 2025 | 15:51

Boa tarde.
Depois de muitas e muitas tentativas conseguimos fazer funcionar. Não atualizem a versão para 4.3.2. A versão que funcionou aqui foi a 4.2.2 pelo Edge. Testei em algumas máquinas e funcionou perfeitamente. 

Teria o arquivo dessa versão? No site deles não encontro mais

Camilo __

Camilo __

Iniciante DIVISÃO 1 , Suporte Técnico
há 6 semanas Sexta-Feira | 7 novembro 2025 | 16:02

Carlos Nascimento
Estou com um usuário com o mesmo problema de não conseguir.
Tentei pelo Edge (que ela já usa), não adiantou. Alguém teria outra versão? 

Diana Santos

Diana Santos

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 6 semanas Sexta-Feira | 7 novembro 2025 | 18:41

Consegui acessar pelo edge após essa solução:

Aqui estou na versão 4.3.2 quando clico para enviar ele esta abrindo uma tela para selecionar o certificado e colocar a senha do certificado, consegui resolver indo em:
Configuração
na aba certificado em arquivo desmarquei tudo
na aba configurações avançadas deixei marcado apenas a opção USAR CACHE DE LCR
ele vai reiniciar a aplicação.
quando fiz isso e mandei assinar novamente ele abriu uma tela para selecionar o certificado para poder assinar.
*Funcionouno Edge e no Chrome*

Thiago Freitas

Thiago Freitas

há 6 semanas Segunda-Feira | 10 novembro 2025 | 08:29

Diana Santos

Aqui estou na versão 4.3.2 quando clico para enviar ele esta abrindo uma tela para selecionar o certificado e colocar a senha do certificado, consegui resolver indo em:
Configuração
quando fiz isso e mandei assinar novamente ele abriu uma tela para selecionar o certificado para poder assinar.
*Funcionou no Edge e no Chrome*

Consegui enviar pelo Edge

Camilo __

Camilo __

há 6 semanas Segunda-Feira | 10 novembro 2025 | 10:23

Diana Santos

Configuração
*Funcionou no Edge e no Chrome*
Fiz dessa forma também pelo o Edge deu certo. Desisti do Chrome

Valter Resende de Jesus

Valter Resende de Jesus

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Informática
há 6 semanas Segunda-Feira | 10 novembro 2025 | 12:45

Boa tarde Pessoal, 

Uma forma que conseguimos resolver este problema foi criando um outro perfil de usuário no computador ou uma conta nova no computador, desse forma o assinador SERPRO ele conseguiu fazer todo o processo sem apresentar nenhum erro, usando todos os navegadores.

Espero ter ajudado.

Thiago Freitas

Thiago Freitas

há 6 semanas Terça-Feira | 11 novembro 2025 | 09:04

Bom dia a todos:

Hoje eu fiz um teste e enviei pelo Chrome e deu certo. Não fiz nenhuma alteração de configuração do que eu havia feito ontem

Possivelmente era algo lá com eles mesmo.

Fiscal Crismar

Fiscal Crismar

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 6 semanas Terça-Feira | 11 novembro 2025 | 09:30

Bom dia! Além desse erro, está aparecendo o erro em retificar a reinf, no meu caso de aluguel a folha do mes está aberta, só que aparece a mensagem:

Atenção :Não é permitido retificar ou excluir eventos deste período de apuração, pois ele já foi fechado. Realize a reabertura deste período para realizar esta operação.
Estou desde ontem tentando retificado o valor e não consigo, caso o erro persistir terei que fazer separado, retirar o valor na guia do darf e deixar somente o valor do mes de INSS, e fazer o aluguel no sicalc web.
Alguém está com o mesmo problema????

Daniel Teixeira

Daniel Teixeira

Bronze DIVISÃO 2 , Administrador(a) Empresas
há 6 semanas Terça-Feira | 11 novembro 2025 | 17:27

Matheus no nosso caso utilizamos o certificado A1 . Ai tem a opção de inserir o certificado lá dentro .  Apesar que testei depois, sem inserir o mesmo, somente com a opção de selecionar o certificado, também deu certo, mas somente dentro do navegador EDGE. Abraços

Sandro de Barros Ferreira

Sandro de Barros Ferreira

há 5 semanas Quarta-Feira | 12 novembro 2025 | 09:08

Olá amigos.

Tive esse mesmo problema depois da ultima atualização do chrome (142.0.7444.135)
Na verdade são dois problemas: A versão do navegador e a versão do assinador

Notei que a versão 4.32 do assinador serpro, está bugada e não permite que o assinador fique carregado como um serviço (deveria aparecer na bandeja ao lado do relogio) e por isso temos que usar uma versão anterior como a 4.20 ou 4.22.

Abri chamdo no Serpro mas não foi resolvido.

A unica forma de utilizar foi removendo a versao 4.32 do assinador e instalando a versão 4.22.

Somente funciona pelo navegador Edge.

Gledson Reis

Gledson Reis

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 5 semanas Quinta-Feira | 13 novembro 2025 | 14:08

Boa Tarde, solucionei o problema da seguinte forma, abri o SERPRO, entrei na nas configurações e selecionei a opção certificado em arquivo, selecionei o arquivo do certificado A1 e salvei, com isso está funcionando normalmente.

Danilo Onisto

Danilo Onisto

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 5 semanas Quinta-Feira | 13 novembro 2025 | 20:48

Olá amigos.

Tive esse mesmo problema depois da ultima atualização do chrome (142.0.7444.135)
Na verdade são dois problemas: A versão do navegador e a versão do assinador

Notei que a versão 4.32 do assinador serpro, está bugada e não permite que o assinador fique carregado como um serviço (deveria aparecer na bandeja ao lado do relogio) e por isso temos que usar uma versão anterior como a 4.20 ou 4.22.

Abri chamdo no Serpro mas não foi resolvido.

A unica forma de utilizar foi removendo a versao 4.32 do assinador e instalando a versão 4.22.

Somente funciona pelo navegador Edge.
Boa noite pessoal.

O problema é exatamente este, o programa não inicia como serviço na versão 4.3.2.

Levei algumas horas instalando, desinstalando, revirando tudo que foi tutorial na Internet, até encontrar a resposta do Sandro de Barros aqui. Inclusive, muito obrigado Sandro.

Espero que o Serpro resolva isso logo e solte uma nova versão.

andrea frança fagundes

Andrea França Fagundes

Iniciante DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Fiscal
há 5 semanas Sexta-Feira | 14 novembro 2025 | 17:10

Colegas, boa tarde
Estou lendo cada um, pois vi que estão falando da REINF, e eu estou como uma situação que não estou sabendo como resolver ou se é possivel. Enviei o evento R-4010 distribuição de lucros de setembro, mas não encerrei, porem, tbm não foi efetivado o pagto, e enviando agora de outubro deparei com isso. Excluir o evento de pagtos,  porem continua em andamento na parte de fechamento. De que forma posso resolver isso? eu fechando, terei que pagar a multa? mesmo não tendo nenhuma informaçao, tenho que fechar?

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade