x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 120

acessos 38.406

wanderlan cardoso

Wanderlan Cardoso

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 dia Sexta-Feira | 24 julho 2026 | 11:57

Alguma novidade da receita federal colegas? Sem ser estas gambiarras??? Enquanto a classe contábil continuar a fazer gambiarras e ajustes e de fato não exigir mudanças, a receita federal irá continuar a fazer este tipo de palhaçada! Eles criam o problema e jogam a bomba! 

DOUGLAS PEREIRA ARTHUR

Douglas Pereira Arthur

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 dia Sexta-Feira | 24 julho 2026 | 12:00

Bom dia  

Ontem fui transmitir uma Ecf e acabei atualizando as tabelas , e ainda instalei a ultima versão. E persistiu o erro. 
Fui em outro micro com a versão anterior e não atualizei as tabelas e consegui transmitir.
A Receita deve ter feito algo errado nessas tabelas. 
Oriento a transmitir na versão anterior sem atualizar as tabelas 

DOUGLAS PEREIRA ARTHUR

Douglas Pereira Arthur

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 dia Sexta-Feira | 24 julho 2026 | 12:05

Bom dia  

Ontem fui transmitir uma Ecf e acabei atualizando as tabelas , e ainda instalei a ultima versão. E persistiu o erro. 
Fui em outro micro com a versão anterior e não atualizei as tabelas e consegui transmitir.
A Receita deve ter feito algo errado nessas tabelas. 
Oriento a transmitir na versão anterior sem atualizar as tabelas 
Além de encher de informativos os contribuintes  , fazem sacanagem em atualizações perto do prazo de entrega , complicado trabalhar 

Altair Lira

Altair Lira

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 1 dia Sexta-Feira | 24 julho 2026 | 12:09

Bom dia!
Eu estou enfrentando o mesmo problema após a atualização da versão 12.2.0.
Ao tentar transmitir está dando o seguinte erro "Foi encontrada uma incompatibilidade nos dados da escrituração que está sendo transmitida."
Bronca!
E até agora nenhuma nota oficial da RFB.

Jeferson Cruz

Jeferson Cruz

Iniciante DIVISÃO 1 , Coordenador(a)
há 1 dia Sexta-Feira | 24 julho 2026 | 12:19

O procedimento seria pegar o TXT original, sem o campo adicional inserido para a versão 12.2.0, importar novamente em uma versão anterior, recuperar a ECF anterior, validar, assinar e transmitir tudo dentro dessa mesma versão.Não adianta validar na 12.2.0 e tentar transmitir na 12.1.9, porque a escrituração interna e a assinatura podem ter sido geradas com estruturas diferentes. O ideal é refazer o processo completo na versão anterior.Para quem adicionou um | no final do registro 0000 por causa do campo EVENTO_SCP, seria necessário voltar ao arquivo original ou remover somente esse campo antes da nova importação.Fluxo sugerido:TXT original→ importar na versão anterior
→ recuperar ECF anterior
→ validar
→ assinar
→ transmitirAinda não considero isso uma solução oficial, apenas um contorno lógico enquanto não houver correção ou posicionamento da Receita. É importante guardar o arquivo original, os backups e o recibo da transmissão.

Jeferson Cruz

Jeferson Cruz

há 1 dia Sexta-Feira | 24 julho 2026 | 12:26

É impressionante como alguns aparecem no fórum apenas quando precisam de solução pronta, urgente e gratuita. Não testam nada, não pesquisam, não retornam dizendo se funcionou e, quando descobrem a resposta, desaparecem sem compartilhar com quem está enfrentando o mesmo problema.Comunidade não é balcão de atendimento gratuito. Quem só pergunta, cobra rapidez e nunca contribui não está participando: está explorando o conhecimento e o tempo dos outros.Ninguém é obrigado a saber tudo, mas o mínimo é ter reciprocidade: informar o que tentou, trazer detalhes, confirmar o resultado e publicar a solução encontrada. Pedir ajuda sem oferecer sequer um retorno útil em troca não é colaboração; é oportunismo.Depois essas mesmas pessoas reclamam que ninguém responde. Talvez porque estejam cansadas de ajudar quem trata os demais como suporte particular e descartável.

Jefferson Rodrigues

Jefferson Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 1 dia Sexta-Feira | 24 julho 2026 | 12:37

Então, respondendo a Camila!

Eu fiz o que foi orientado, consegui entregar só uma e depois começou o erro Foi encontrada uma incompatibilidade nos dados da escrituração que esta sendo transmitida.  Em todas as outras. Agora não sei como resolver! 

Flávio Vinicius D`Agostino

Flávio Vinicius D`agostino

há 1 dia Sexta-Feira | 24 julho 2026 | 12:38

Boa tarde a todos!

Sou apenas mais um usuário passando pelas mesmas mazelas que todos e, consoante ao colega Jefferson Cruz, acredito que estamos aqui para auxiliarmos uns aos outros — compartilhando os mesmos "perrengues e possíveis soluções". Mas o mais importante é a busca e o aprofundamento do tema.

Entrando no mérito das questões sobre os erros apresentados, digo a todos que tentei de tudo e mais um pouco e, no final das contas, as minhas declarações não estão sendo transmitidas devido a um erro do próprio validador. Acredito que devemos aguardar até o início da nova semana para termos algum parecer.

Minha sugestão, humilde mas sincera: deixem as declarações assinadas e prontas para transmissão, não deixando-as para serem geradas depois, pois se houver — e eu acredito que haverá — uma nova atualização, os erros de transmissão serão sanados e o trabalho será menor.

Desde já me coloco à disposição para ajudar quem necessite de orientação técnica e, por gentileza, busquem informação!

Abraço fraterno!

Leonardo Henrique

Leonardo Henrique

há 1 dia Sexta-Feira | 24 julho 2026 | 12:39

Boa tarde, pessoal. Alguém disponibiliza por favor o instalador das versões anteriores a esta 12.2.0? Ao pesquisar no site da RFB para fazer o download aparece apenas a versão mais atualizada, não mostra as versões anteriores para baixar. Estou com o mesmo problema de transmissão da ECF de 2025 em virtude dessa atualização e recuperação da ECF anterior.

KARYN HELLEN COTULIO

Karyn Hellen Cotulio

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 1 dia Sexta-Feira | 24 julho 2026 | 13:16

Pessoal, a questão da incompatibilidade foi resolvida aqui também.

Desinstalei a versão 12.0 e voltei para que eu tinha salva aqui,

Primeiro excluí a declaração que estava, e re-importei do meu sistema. Validei novamente por ela e transmitiu,

Jeferson Cruz

Jeferson Cruz

há 1 dia Sexta-Feira | 24 julho 2026 | 13:23

Flávio Vinicius D`agostino meu comentário não foi direcionado a você. Ele ficou abaixo da sua publicação por uma questão de sequência, mas o alvo era outro: mais de quinze pessoas que vieram pedir atendimento privado, análise individual e praticamente consultoria gratuita fora do fórum, sem sequer contribuir publicamente com informações, testes ou retorno.

Sinto se as palavras caíram com pesas sob vossa consciência.

Portanto, não houve indireta contra você. Mas mantenho integralmente a crítica: fórum existe para troca pública de conhecimento, não para abastecer oportunistas que querem consultoria privada em troca de absolutamente nada.

Consult Dep. Contábil

Consult Dep. Contábil

há 1 dia Sexta-Feira | 24 julho 2026 | 13:52

Boa tarde,

Não consigo recuperar a ECF e mesmo as que não preciso recuperar a anterior não consigo transmitir.
Aparece a mensagem de erro que foi encontrada uma incompatibilidade nos dados da escrituração.

Mais alguem com esse erro?

Suellen

Suellen

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 1 dia Sexta-Feira | 24 julho 2026 | 14:15

Boa tarde, após vários relatos, tinha atualizado para nova Versão 12.2.0 e gerado erro na validação de SCP no cadastro, mesmo estando correto. Primeira opção gerei cópia de segurança, mas não deu certo, gerou corrompida, então gerei um novo arquivo e comecei do zero a ECF, mas não recuperou a ECF de 2024, deu erro tb na hora de recuperar, o mesmo de SPC (mesmo estando "não" em 2024)... como última opção vi aqui com outros colegas da área que em versões anteriores estavam transmitindo, aí em outro computador baixei a versão 12.1.7 e restaurei a cópia de segurança e deu certo, consegui validar e transmitir... então sugiro para quem não está conseguindo usar essa versão.

Suhellene

Suhellene

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 1 dia Sexta-Feira | 24 julho 2026 | 14:19

Boa tarde!
A primeira linha  do arquivo txt esta assim:
|0000|LECF|0012|CNPJ|NOME DA EMPRESA|0|0|||01012025|31122025|N||0||

Arescente mais um | que vai validar no PVA:
|0000|LECF|0012|CNPJ|NOME DA EMPRESA|0|0|||01012025|31122025|N||0|||

Fiz assim e conseguir validar e transmitir.

Página 3 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies