Leandro Sousa
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Lucas Araujo
Concordo plenamente com você que o problema é com o sistema TI, pois tem que haver a opção ao fazer a importação do XML para direcionar o CST PIS/COFINS de cada ítem ou operação, afinal cada empresa possui suas particularidades...e fazer manualmente realmente é humanamente impossível. Tenho alguns problemas assim, porém em relação a qtde e unidade de ítens constantes nas notas fiscais eletrônicas, por exemplo...tenho empresas no varejo que compram da distribuitora uma caixa de detergente e vende (sai no PDV) por unidade, se fizer a importação diretamente pelo XML com certeza terão erros em relação a qtde adquirida e vendida, como também no valor da caixa e valor de cada unidade...para corrigir o erro meu cliente têm que me enviar o arquivo EFD ICMS ou SINTEGRA digitado manualmente e ítem a ítem não tem outra forma. Porém já pedi uma posição da AF MG se será necessário depois da obrigatoriedade do código GTIN em 07/2011.
Enfim, na minha visão o pessoal do sistema teria que te dar uma solução, afinal qdo for feita a apuração do PIS/COFINS com certeza você terá divergências ao comparar o CST PIS/COFINS.
Leandro