Osmar Paulino Toccolini Neto
Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)Prezados, boa tarde!
Eu sou sócio de uma empresa de pequeno porte prestadora de serviços de recuperação de áreas degradadas. A contabilidade de minha empresa é terceirizada e o nosso regime de tributação é o lucro presumido.
Pelo que tenho conhecimento, a partir de julho/2012 todas as empresas optantes pelo lucro presumido deverão apresentar o arquivo do SPED Pis/Cofins e por enquanto nós não somos obrigados a apresentar o Sped Contábil.
O meu contador me orientou a aquirir algum sistema que inclusive já seja capaz de gerar o Sped Contábil, mas pelo que percebi sistemas que gerem o Sped Contábil são indicados para escritórios de contabilidade e empresas que tenham a contabilidade interna, não é mesmo?
Desta forma questiono se faz sentido eu adquirir um sistema contábil, que custa mais caro, e ter a contabilidade terceirizada? Eu acredito que o mais correto é eu adquirir algum sistema financeiro que seja capaz de gerar informações (relatórios) para que o contador gere os arquivos SPED.
Um exemplo seria o Hábil Empresarial que inclusive vem com um suporte para geração dos SPED Pis/Cofins e SPED Fiscal, porém não vem com suporte para geração do SPED Contábil, pois não é um sistema Contábil e sim Financeiro.
O que vocês acham de tudo isso que eu disse? vocês tem algum sistema para me indicar?
Desde já agradeço a atenção