x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 7

acessos 13.021

Aplicativo de Cálculo e Geração da GPS em Atraso

Clenilton Cruz de Alencar

Bronze DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 19:46

Prezados, boa noite.
Percebendo a dificuldade de muitos profissionais que atuam no setor Pessoal, especialmente quando precisam calcular e gerar a GPS em atraso (pois várias vezes o site da receita/dataprev está fora do ar), decidi construir um aplicativo para cálculo e geração desta GPS em atraso, e gostaria que alguém me auxiliasse a homologar este aplicativo, validando seus cálculos.
Quem puder me ajudar, poderei estar fornecendo uma licença permanente do aplicativo.

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 20:34

Caro Clenilton- interessante sua idéia só que também preciso tirar uma uma dúvida. Como a tabela é atualizada pela taxa selic, o que implica numa mudança constante, gostaria que postasse dando opinião a respeito. Quanto ao site fora do ar, não sei se dou sorte mas sempre que preciso, consigo entrar sem problemas. Muitas das vezes nossa própria máquina é que dificulta tal acesso ou a velocidade de conexão.
Pior eu acho é procurar os código 1295 e 1910 (complemento MEI)que ainda não estão no site e enfrentar as dificuldades em ir a uma agência do INSS só para calcular uma guia.
Sua opinião neste sentido é importante para todos.
Aguardamos.

cesar serrati

há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 22:38

César, a ideia é um aplicativo local, offline, justamente que independa da internet para funcionar ou para calcular/gerar a GPS.
A tabela SELIC já vai atualizada na instalação até o mês julho/2012 (ou até o mês que estiver disponível no site do Datasus/SRF no momento da publicação do programa para download na internet.
A partir daí, o usuário poderá (e deverá) alimentar a tabela com os novos índices SELIC que forem sendo lançados.
Isto dará autonomia para o usuário, em não depender do acesso à internet ou da disponibilidade do site para realizar o cálculo. Aqui mesmo, no AMazonas, internet é um problema e tenho conhecidos da área que sofrem tentando fazer este cálculo.
Quanto aos códigos de pgto, o sistema já vem com os 150 previstos no site da SRF, podendo inserir novos códigos que vierem ser criados.
A atualização da tabela SELIC poderia ser automática, baixada a partir de um site, mas isto inferiria custo de taxas mensais, e prefiro não impor isto ao usuário.

há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 09:21

Estou utilizando o próprio site da Receita para validar os cálculos.
Mas percebi algumas inconsistências do cálculo feito pelo site e a tabela de Juros Selic Acumulada.
Exemplo:

Competência 01/2007. Valor INSS R$ 1.000,00
Pelo cálculo da Receita
Multa 100,00 Juros 586,50

Segundo meus cálculos
Multa 100,00 Juros 582,60

Mesmo assim, o percentual de 58,65% difere da tabela de juros acumulados da própria Receita, que indica a aplicação de 57,26% para o vencimento em fevereiro/2007.

Alguém poderia me elucidar?

Agradecido.

Fernando de Oliveira Santos

Fernando de Oliveira Santos

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 10:46

Ola Clenilton:
Eu descobri a causa de problema idêntico em outras situações e presumo que é o que você constatou.
Hoje poucos usam calculadora, haja vista que o computador tem o Excel que a substitui. Porém tem um problema: No Excel após um cálculo de multiplicação ou divisão, quando com resultante com centavos diferentes de zero, há outras 14 ou 16 casas decimais ocultas(sempre que o valor resultante não é exato). Mesmo configurado para mostrar 2 casas decimais, no somatório de resultantes o Excel soma os valores resultantes reais, ou seja, o valor e suas 14 ou 16 casas decimais. Prova disso é o somatório dos cálculos (inclusive o seu) sempre divergentes à menor em relação ao cálculo da Receita Federal. Os programas da Receita Federal utilizam apenas 2 casas decimais (como uma calculadora). O Excel apenas mostra a configuração de 2 casas decimais, mas internamente ele soma o valor resultante real (com todas as casas decimais).
Eu espero ter elucidado parte da sua dúvida.

Prestação de Serviços de Contabilidade, Escrita Fiscal, Pessoal, Assessoria e Consultoria, Regularização de quaisquer Pendencias Contábeis ou Fiscais.
Escritório: https://www.contabilidadelhc.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade