x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 3

acessos 21.019

Unidade de Medida - EFD ICMS/IPI

Rafael Carvalho Melo

Rafael Carvalho Melo

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 12 abril 2013 | 16:49

Boa Tarde a todos, estou com uma dúvida, espero que alguem possa me ajudar. Segue abaixo:

Empresa industrial que adquire o mesmo item de diversos fornecedores, cada um deles adota uma unidade de medida diferente na emissão dos documentos fiscais. Como será o cadastro destes produtos na minha empresa? Posso criar um código tanto númerico quanto um valor em forma de texto para referenciar estas unidades de medidas, conforme exemplo:

CODIGO UNIDADE / (OU) CÓDIGO UNIDADE / DESCRIÇÃO
1 / M / Metros
2 / ML1-4 / Metro Linear 1.4
3 / ML1-5 / Metro Linear 1.5
4 / TB / Tubo
5 / TA / Tambor

E em relação ao Sped Fiscal, como deve ser os registros 0190, 0200, C170?

Desde ja, muito obrigado.

Mikael Oliveira

Mikael Oliveira

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 15 abril 2013 | 10:32

Rafael Carvalho Melo,

dentro do cadastro do produto, registro 0200, existe a definição da unidade de medida a ser utilizada na quantificação de estoques.
Estas unidades de medidas ficam cadastradas no registro 0190, com sua "sigla" e descrição.
No registro 0220, será informada a "correlação" entre as unidades de medida, é o registro FATORES DE CONVERSÃO DE UNIDADES.
Ou seja, vc pode registrar no C170 com a mesma unidade que vier na nota, independente de ser o seu padrão, pois para quantificar seu estoque o Sped irá converter esses valores conforme o registro 0220.

"As coisas podem chegar àqueles que esperam, mas serão apenas as coisas deixadas para trás por aqueles que agem" Abraham Lincoln
ESPERAR SOMENTE EM DEUS!
Rafael Carvalho Melo

Rafael Carvalho Melo

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 15:31

Obrigado Mikael... Mas no meu caso meu cliente adquire por exemplo um mesmo Tecido de diversos fornecedores. Onde,

Fornecedor 1: Unidade de medida é " M ".
Fornecedor 2: Unidade de medida é " MT ".
Fornecedor 3: Unidade de medida é " ML ".

A unidade de medida é diferente, porém, a descrição da unidade de medida é a mesma. Como faço para registras os documentos fiscais destes fornecedores, já que no registro 0190 não pode ser
informados dois ou mais registros com o mesmo código de unidade de medida e descrição, conforme Guia pratico da EFD?

Muito Obrigado.

Mikael Oliveira

Mikael Oliveira

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 16 abril 2013 | 17:44

Rafael Carvalho Melo,

Vc pode sim informar duas unidades de medida com a mesma descrição. O que não pode, segundo guia prático é:
"não poderão ser informados os campos UNID e DESCR com o mesmo conteúdo."
Ou seja, eu nao posso criar uma unidade de medida com o código "UN" e a descrição "UN".

"As coisas podem chegar àqueles que esperam, mas serão apenas as coisas deixadas para trás por aqueles que agem" Abraham Lincoln
ESPERAR SOMENTE EM DEUS!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade