x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.537

Entrada de NF-e por recusa do cliente

Marcelo Pereira Siqueira

Marcelo Pereira Siqueira

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 17 maio 2013 | 09:11

Amigos,
preciso de ajuda sobre a entrada da NF-e por recusa do nosso cliente. Sei que o cliente irá escrever no verso da NF-e de venda o motivo pela qual recusou a mercadoria. Minha dúvida é quando faturarmos a nota de entrada dessa mercadoria os campos de Destinatário/Remetente, deve ser preenchido com os dados da minha empresa (o que eu acho que não é correto) ou com os dados do cliente que recusou a mercadoria? Se puderem ajudar em qual artigo da legislação de Minas/São Paulo está embasado, será de muita ajuda. Desde já agradeço

O Homem que trata a Mulher como uma Princesa, demonstra que foi educado por uma Rainha.
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 20 maio 2013 | 14:24

Boa tarde Marcelo Siqueira!

Pode ser emitido uma nota fiscal de "entrada" com a operação de devolução de vendas e anexar esta nota fiscal de saída.

Esta nota fiscal deve ser emitira "espelho" da nota de saída, colocando em Dados Adicionais - Devolução total ref. nota fiscal no. (numero) de (data).

É um procedimento normal, previsto no art. 136 do RICMS/SP, que permite emitir notas fiscais de entradas em algumas operações.

OBS: Neste caso você pode compreender o porque do campo dos dados da empresa ser Destinatário/Remetente: É considerado Destinatário quando a nota fiscal é de "saídas" e Remetente quando é emitido nota fiscal de "entradas".

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Vinícius Luna

Vinícius Luna

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 20 maio 2013 | 14:30

Boa tarde Gilberto.

Gostei muito de sua explicação, mas para futuras consultas, gostaria muito, se possível explicar detalhadamente como ficaria os campos:

Emitente, Destinatário, CFOP, Dados Adicionais.

Grato pela cordialidade.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Joao 3:16
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 20 maio 2013 | 15:53

Boa tarde Vinícius Luna!

A nota fiscal de entrada é emitida pela vendedora com CFOP de devolução de vendas 1.202/2.202 preenchendo os demais campos da nota fiscal com os mesmos dados da nota fiscal de vendas.

Isso para devolução total, como foi citado acima pelo Marcelo.

Nos dados adicionais vai ser descrito a data e numero da nota fiscal de vendas a que se refere esta devolução.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade