x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 44.699

Escala 6x1 - Folgas

Amália Fressato

Amália Fressato

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 11 julho 2013 | 08:51

Bom dia!

Estou com uma duvida quanto ao trabalho aos domingos em empresas que usam a escala 6x1.

Determinada empresa usa a escala 6x1 com seus funcionários, estes trabalham 07:20 por dia, a empresa funciona aos domingos, dessa forma os colaboradores tem uma folga por semana em um dia da semana, e um domingo no mês.

Ocorre que a advogada da empresa me questionou o seguinte: quando o trabalhador laborar ao domingos devera folgar em dobro, ou seja, se trabalhou, por exemplo 08:00 horas no domingo a empresa deverá lhe conceder 02 dias de folga ou pagar 04:00 horas a 100% e mais um dia de folga.

Isso procede?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 11 julho 2013 | 11:27

Não precisa folgar em dobro, se tal disposição não estiver expressa na CCT. A folga pode ser compensada em outro dia da semana, no sistema 1 x 1.

O que deve ser observado é que ele jamais vai poder trabalhar mais de 6 dias seguidos para só então ter a folga da semana, e que deverá ter 1 folga no domingo após 3 semanas seguidas de trabalho.

Caso ainda reste dúvida, peça a esse advogado lhe apresente a base jurisprudencial. E não deixe de verificar o que reza a CCT do Sindicato da categoria.

Amália Fressato

Amália Fressato

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 11 julho 2013 | 13:35

Obrigada pelas informações!

Na CCT não cita o trabalho aos domingos, liguei no Sindicato da categoria e fui informada de que realmente a folga de um dia compensa o trabalho, ou no caso de não existir a folga o dia deverá ser remunerado a 100%.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: