x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 15

acessos 257.237

Contabilização de ENTRADA de Amostras Gratis

Leandro Baroni Claudino

Leandro Baroni Claudino

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 29 novembro 2007 | 11:16

Pessoal, sou novo aqui no forum e estou com uma duvida quanto a contabilização de ENTRADA de Amostras Gratis.

Estou com a GIA em mãos (não tenho a NF) e entradas com o codigo 1.911 (entrada de amostra gratis).

Como seria a contabilização do mesmo ?!!

Agradeço a atenção.

Baroni

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 29 novembro 2007 | 14:21

A distribuição de amostras grátis é um dos meios utilizados pelas empresas para proporcionar melhor conhecimento dos produtos oferecidos ao consumidor e, conseqüentemente, melhor penetração desses no mercado.

Os estabelecimentos que visem tornar pública a qualidade de seus produtos podem fazê-lo mediante a distribuição gratuita de pequenas porções, fragmentos ou partes de seu produto ou produtos, desde que observadas as condições e as normas constantes da legislação.

O recebimento e a distribuição dessas amostras grátis podem ser contabilizados da seguinte forma:

Pela aquisição:

D - Estoque (Ativo Circulante)

C - Outras Receitas Operacionais (Conta de Resultado)*

*O valor correspondente à amostra grátis recebida está sujeito à incidência do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, da Contribuição Social sobre o Lucro, da Cofins e do PIS-Pasep (art. 218 do RIR/1999, arts. 2º e 3º da Lei nº 9.718/1998; art. 1º da Lei nº 10.637/2002; e art. 1º da Lei nº 10.833/2003).

Pela distribuição:

D - Despesa com Vendas (Conta de Resultado)**

C - Estoque (Ativo Circulante)

**O valor correspondente às amostras grátis distribuídas é dedutível, como despesa de propaganda, para fins de apuração do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro (Art. 366 do RIR/1999 e art. 2º da Lei nº 7.689/1988).

Amigo, se o exposto produziu alguma dúvida, retorne.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Leandro Baroni Claudino

Leandro Baroni Claudino

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 29 novembro 2007 | 15:08

Claudio, obrigado pela resposta.

Eu já deduzia que seria isto mesmo, porém preferi confirmar a fazer uma coisa que eu não tinha CERTEZA.

Só para terminar agora. Nesta caso que vc especificou, seria a compra pelo estabelecimento para futura distribuição correto ?

E no caso, do estabalecimento RECEBER/GANHAR amostras gratis, e não COMPRAR. Neste caso deveria constar na GIA do mesmo jeito ou simplesmente não faz nada, já que seria uma coisa "ganhado" ?

Obrigado pela atenção mais uma vez.

Abs,

Vania Lazaro da Guarda

Vania Lazaro da Guarda

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 12:46

Estou com um problema semelhante, gostaria de saber como contabilizar a entrada de remessa de amostra grátis em uma empresa atacadista para repasse ao varejo. Por não gerar nenhum tipo de benefício ou custo à empresa atacadista (apenas faz a intermediação do repasse das amostras grátis), creio que a contabilização não passa pelo resultado como especificado, mas em alguma conta de passivo, é isso?

Vania Lazaro da Guarda

Vania Lazaro da Guarda

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 12:35

No meu caso, estou pensando em contabilizar na entrada

D - Estoque de Amostras Grátis (AC)
C - Amostras Grátis de Terceiros a Distribuir (PC)

Fui pela lógica, mas realmente preciso contabilizar isso e não encontrei nenhum exemplo parecido, o que me deixa receosa de contabilizar de maneira incorreta. Alguém saberia me dizer se está correta a contabilização?

Fabio Gama Pereira

Fabio Gama Pereira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 14 abril 2012 | 11:15

Só reforçando que estamos falando de Movimento de mercadoria, neste caso a incidência de ICMS sobre esta operações, e prudente sempre busca a legislação do ICMS do Estado para verifica se existem Credito ou debito do referido imposto.

Exemplo aqui no Estado do Pará, são aproveitados os Credito ICMS na entrada de amostras e brindes, como são débitos pela saída.

D - Estoque de mercadoria (AC)
D - ICMS a recuperar (AC)
C - Outras Receitas Operacionais (CR)

Fabio Gama | Contador
email: [email protected]
Mariana Marzano de Oliveira Souza

Mariana Marzano de Oliveira Souza

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 09:31

Bom dia!

Rufino, acabei de me cadastrar no site. Dei uma olhada nas respostas anteriores, mas ainda estou com dúvida, enfim...
Bom, contabilizei um entrada de amostra grátis coforme sua orientação acima:
D - Estoque (AC)
C - Outras Receitas Operacionais (CR) - R$ 10,00 (ex.)

Porém a NF de saída dessa amostra se deu no valor de R$ 20,00(ex.)
Como que eu faço pra baixar esse valor do estoque? Onde que eu lanço essa diferença?

Grata pela atenção.

Mariana Marzano
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 junho 2012 | 09:37

Mariana Marzano de Oliveira Souza.

Seja bem vinda ao maior portal de interatividade contábil em tempo real da America latina.

Bom dia!

Rufino, acabei de me cadastrar no site. Dei uma olhada nas respostas anteriores, mas ainda estou com dúvida, enfim...
Bom, contabilizei um entrada de amostra grátis coforme sua orientação acima:
D - Estoque (AC)
C - Outras Receitas Operacionais (CR) - R$ 10,00 (ex.)

Porém a NF de saída dessa amostra se deu no valor de R$ 20,00(ex.)
Como que eu faço pra baixar esse valor do estoque? Onde que eu lanço essa diferença?

Grata pela atenção.

Não é muito comum valorizar amostra grátis como no caso acima, mas já que assim foi feito, a diferença (que de fato é uma receita)deverá ser lançada na conta de resultado levando o patrimônio da entidade a uma variação positiva.

Saudações.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
VALDES SILVA

Valdes Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 10:41

Bom Dia a todos!
Com todo o respeito ao moderador Cláudio Rufino, fico com a opinião do Douglas da Luz. Se contabilizarmos a amostra grátis como receita, seríamos "contemplados" pela bi tributação: uma na entrada e outra na saída da mercadoria.
- Mas, tenho outras 2 dúvida que já pesquisei horas aqui no fórum e não consigo resposta.
1. Como contabilizar a amostra grátis de um brinde re recebemos de um fornecedor para distribuirmos com os nossos clientes: chaveiros, bonés, camisas...
- Tenho uma sugestão, porém não sei se seria a correta, e peço a opinião dos assinantes do fórum.
Na entrada dos brindes:
D Brindes a distribuir - AC
C Brindes a distribuir - PC
Na saída dos brinde:
C Brindes a distribuir - AC
C Brindes a distribuir - PC

2. Como contabilizar o recebimento de um brinde para expor os produtos de um fornecedor? Por exemplo: Expositor de pilhas, de esmalte, de cosméticos. Nesse caso pederia criar uma conta no ativo imobilizado, mas e o crédito??? onde devo lançar??? Vale salientar que na nota fiscal a mercadoria não foi destacada como comodato.

agradeço a todos.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 11:03

Bom dia Valdes,

As aquisições de brindes para distribuição direta ao consumidor ou ao usuário final são registradas em conta do subgrupo "Estoques" no Ativo Circulante, na qual permanecerão até sua efetiva distribuição, quando os valores serão levados a débito da conta de despesa correspondente.

Se a empresa não adotar registro permanente de estoques, poderá contabilizar o valor em conta de Resultados (Despesa Operacional) e, por ocasião do levantamento de seus estoques, apurar o estoque de brindes porventura remanescente, o qual será levado a débito da conta própria do Ativo Circulante e a crédito de despesa operacional.

Nota
É importante salientar que, desde 01/01/1996, para efeitos do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro, é vedada a dedução de despesas com brindes (Lei 9.249/1995 Artigo 13, Inciso VII) o que significa que os valores da espécie que forem levados a débito da conta de despesa operacional deverão ser adicionados ao lucro líquido, para efeito de determinação do lucro real (base de cálculo do IRPJ) e da base de cálculo da CSLL


Fonte: Guia IOB de Contabilidade 2012 folha 269 VI.5

...

VALDES SILVA

Valdes Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 08:30

Olá Saulo!
Muito obrigado pela atenção, mas... a dúvida persiste. Refiro-me a um produto que não foi adquirido/comprado pela empresa, mas recebido/doado por um fornecedor para exposição de seus produtos. Como posso pensar em lançar uma despesa se efetivamente não "paguei" por ela?? Veja exposição no ítem 2 de minha primeira postagem.

Obrigado.

Carlos Augusto de Morais Pinto

Carlos Augusto de Morais Pinto

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 14 agosto 2012 | 14:08

Boa tarde

Estou com um problema que não consigo resposta.
Meu cliente recebe mercadorias de amostra gratis, cujo o lançamento está sendo feito da seguinte forma
D. Estoque (CP)
C. Receitas c/ Amostra (CR)

Porém, meu cliente emitiu uma nota de devolução de Amostra. devolvendo
toda a amostra recebida. Como ficaria o lançamento deste fato. Eu pensei em fazer o lançamento inverso da entrada porém não sei se é o
ideal. Caso seja, como ficaria se a devolução ocorrer no mes seguinte à entrada da amostra pois eu ja teria feito a apuração o imposto?

Desde já agradeço a atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.