Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 92

acessos 60.626

Administradora de Bens Próprios

Regina Borile

Regina Borile

Iniciante DIVISÃO 2, Sócio(a) Comercial
há 6 anos Quinta-Feira | 1 março 2018 | 22:09

Elisabete e Genivaldo, boa noite,

peço ajuda por um problema particular. Sou sócia de uma LDTA Simples, lucro presumido, de compra e venda de imóveis próprios e alugueis de imóveis próprios. (6810-2-01 e 6810-02) registrada em cartório.

Sou sócia de meu tio nesta empresa, e ela foi aberta apenas para vendermos um terreno que foi fracionado. Eu tinha, somente de minha propriedade, dois imóveis, um galpão e uma casa adquiridas há anos (o galpão em 1968 foi herança de meu pai) e a casa adquirida para eu morar em 2011.

O galpão estava alugado e me aconselharam, em 2011 de integraliza-lo na empresa. Não entendo do assunto mas fiz, paguei ITBI fiz escritura publica (e agora fiquei sabendo que perdi o beneficio de não precisar pagar imposto na venda por ter sido passado no meu nome em '68).

Em 2014 mudei de casa e aluguei a casa, e de novo me aconselharam integraliza-la à empresa.

Agora estou melhor e gostaria de voltar a administrar sozinha meus imóveis, e tenho problemas pois os imóveis são meus e não de meu sócio. Enfim, prefiro pagar iR PF mas deixar a empresa com o terreno que é dos dois sócios.

O galpão está sem alugar, vazio, há 4 anos e ficou nas mão de um rapaz que trabalhava no escritório da família, e administra a empresa, que o deixou destruído.

A casa foi alugada com um contrato sem fiador.. enfim, estou com problemas e gostaria de tomar posse do que era meu.

Me disseram que mesmo que os imóveis retornem ao mesmo proprietário que os integralizou, terei que pagar ITBI por eles, ou seja, ITBI dobrado!

Isto confere? Além de ter perdido o beneficio de ter um imóvel adquirido antes de 88, e ter um locatário que paga quando quer, terei que arcar com ITBI para desincorporação?

E se eu fechar a empresa completamente, e meu tio está de acordo, teria que pagar o ITBI também?

Peço ajuda por favor, estou perdida.

Obrigada antecipadamente

Regina



ELISABETE CRISTINA FLORINDO CRISPIM

Elisabete Cristina Florindo Crispim

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 2 março 2018 | 13:38

Regina Boa Tarde!
Infelizmente não poderei ajudá-la, entendo que suas questões referem-se mais a situações de cunho jurídico o qual não domino uma vez que minha especialidade é somente contabilidade e tributação federal , ITBI e impostos estaduais não é o meu forte , prefiro não orientar para não prejudicá-la mas acredito que um advogado poderia auxiliá-la melhor, vou ficar devendo, talvez outro colega com mais conhecimento nessa área possa fazê-lo com sucesso.Boa sorte

ELISABETE CRISTINA FLORINDO CRISPIM
"Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver." (Dom Hélder Câmara)
Página 4 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.