x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 46

acessos 13.260

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2013 | 22:08

A ideia de criar este tópico é para "tentar" concentrar todas as consultas sobre o tema em um mesmo tópico.

Para tanto, deixarei os link´s para baixar o programa, o "Penguntão", bem como sobre legislação.

Programa:

ITR 2013

Perguntas e Respostas:

Perguntas e Respostas - ITR 2013

Legislação:

Legislação - ITR

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Artur Melo Bernardi

Artur Melo Bernardi

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 16:00

Uma dúvida, o Imóvel Rural, passou para área urbana em Julho/13 já foi feita a baixa do código do imóvel junto ao Incra, e o Incra já comunicou a prefeitura sobre o ato.
Devo declarar ITR?
Preciso fazer a baixa do NIRF junto a Receita Federal?

Obrigado pela atenção!

Flávio Marinho

Flávio Marinho

Iniciante DIVISÃO 3 , Chefe
há 11 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 16:01

Boa tarde amigos,

estou fazendo a declaração de ITR nesse ano, e estou com a seguinte questão;

Os sócios da empresa, são proprietários de duas fazendas onde o ITR era feito sem problemas... No entanto no exercício passado, essas fazendas foram arrendadas para a empresa deles mesmo, e hoje eles recebem aluguel da empresa que arrendou, como eu informo essa situação na declaração do ITR ???

Jhonatas morais de Albuquerque

Jhonatas Morais de Albuquerque

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 16:04

Quando alguém comprou uma fazenda no ano de 2012 e o antigo dono informava o ITR normalmente, na declaração de 2013 tenho que informar algum campo especial referente à compra da fazenda? ou apenas alterar as informações do novo proprietário.

GLACIVALDO PEDRO MARQUES

Glacivaldo Pedro Marques

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 14:20

Estou com o seguinte caso, uma propriedade foi adquirida em Outubro de 2011, e não foi feito o ITR de 2012.
Agora o proprietário procurou para fazer o ITR de 2013, Quais providências devo tomar? Tenho que declarar o ITR de 2012?

P.S:O pai do produtor é Usufrutuário Vitalício, o ITR será declarado no nome de quem ?

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 14:55

Glacivaldo,

O mesmo deverá fazer as duas declarações(2012/2013), na primeira deverá preencher o quadro de alienação/aquisição da declaração.

Com referência a usufrutuário, eu faço tanto ITR como CCIR em nome do proprietario e não de quem está usando a terra(usufrutuário), só em caso de morte do prop. é que faço a transferência.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

há 11 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 14:56

Nicelia,

Quando da entrega das declarações, juntamente com o recibo sai a notificação com todos os dados do Darf.
Periodo de apuração; primeiro dia seguinte ao prazo da entrega.

Vencimento; 45 dias após a data da entrega da declaração.
È so fazer o Darf no site da Receita.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
GILMAR DA SILVA DE CARVALHO

Gilmar da Silva de Carvalho

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 18:09

Boa tarde, estou com a seguinte situação: eu declarei o itr 2012 com uma área de 1100 há , em março de 2012, foi feito o georreferenciamento da área onde a área que era de 1100 e com as novas medições passou a ser de 1250,00. Ao se fazer o georreferenciamento aos dados são atualizados no INCRA - atualizando o CCIR. Só que quando tiro o CCIR Consta área total 1250,00 e área registrada 1100 há. Minha dúvida é? Qual área eu lanço no ITR?

Se alguém puder me responder eu agradeço.

jorge cunha

Jorge Cunha

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2013 | 11:23

Colegas bom dia!

Um entidade imune, recebeu uma doação de um sitio, foi feita a escritura em maio de 2012e, embora não sabia da escritura, apresentei o Ditr e pagamos os valores do imposto.
Tenho que alterar o nome e requerer a imunidade tributária. O que deverei fazer ou entregar junto a receita Federal para alterar e apresenta a declaração de 2013?
Grato pela ajuda

Att.

Jorge

Ana Cláudia Balan

Ana Cláudia Balan

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2013 | 22:14

Boa Noite Colegas, gostaria de saber se alguém pode me ajudar, tenho q fazer uins ITR de umas fazendas no mato grosso do sul. aqui no paraná usamos a tabela do deral para saber o valor da terra nua. Aonde consigo esta tabela do mato grosso do sul.

Obrigada.

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

há 11 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 14:41

Flávio Marinho,

Não sei se você já resolveu o seu caso, mas as declarações do ITR continuam sendo feitas em nome dos proprietários atuais, mesmo que estejam arrendadas para outros.

OBS; Quando for declarar a parte de animais, dar uma lida na instrução do programa(entra no quadro e dá F1),claro se for àrea acima de 200 ha.,
pois não pode ficar em branco.

Um abraço e desculpe o atrazo,

Rogerio de Souza Santos
GILMAR DA SILVA DE CARVALHO

Gilmar da Silva de Carvalho

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 15:47

Obrigado Rogerio pela resposta

Eu tenho uma outra dúvida

No caso do georreferenciamento a área ter ficado maior vou declarar pela área nova, no caso em que área antiga tinha 20% de reserva legal, com a nova área maior eu 20% sobre a nova área. e faço o mesmo procedimento no ADA - ato declaratório ambiental, e essa reserva tem que estar averbada na matricula.

Se você puder ajudar eu agradeço, e que sou novo nesta área.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 09:16

Guto Munarin
Bom dia

Fiz a transmissão de algumas ITR normalmente logo pela manhã.

Não constatei nenhum tipo de problema.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 09:25

Paulo, a receitanet foi a versão 1.04 que utilizou?pois não consigo transmitir, e na versão 1.04 diz que o ITR transmite até 2012.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Juliana Rodrigues

Juliana Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 09:42

Olá,

Estou fazendo o ITR em MG, e gostaria de saber se alguém possui a planilha de Valor da Terra Nua (VTN) de 2013 do estado de MG, mais especificamente dos municípios de Contagem e Ibirité.

Aguardo um retorno.

Abraços.

Juliana

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 23 setembro 2013 | 09:57

Obrigado Paulo, mas só tenho versão 1.04 e não encontrei versão 1.03 no sitio da receita.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Carlos Eduardo

Carlos Eduardo

Bronze DIVISÃO 2 , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 17:44

Ola boa Tarde , tenho duvidas como verificar se estar correto na hora de calcular o imposto a ser pago no seguinte ponto. Calculo do valor da terra nua . Ex valor do imovel como determino esse valor real ? Fico Grato e Alguem puder me ajudar!!

Bruno Alexandre Sato

Bruno Alexandre Sato

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 25 setembro 2013 | 14:00

boa tarde, estou com duvidas a respeito do preenchimento da declaração, valores, se repito igual do ano anterior 2012 ou tem que atualizar o valor da terra nua tributavel?
desde já agradeço pela atenção

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade