x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 78

acessos 19.932

Ativo Ambiental e Passivo Ambiental

Edinara da Silva

Edinara da Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 16:20

Boa tarde, Preciso de ajuda para resolver o execício de um trabalho, segue abaixo os principais dados do Balanço Patrimonial:
Ativo Imobilizado
-Ativos Ambientais: 100.000,00
Passivo Circulante
-Passivos Ambientais: 100.000,00
No balanço da empresa constam como ativos ambientais os imobilizados adquiridos para tratamento de resíduos gerados no processo produtivo de fabricação do leite e de seus derivados. Ocorre que parte desses ativos ambientais já perderam 100% de sua capacidade de tratamento dos resíduos e necessitarão ser baixados para não figurarem indevidamente no balanço. A parcela desses ativos ambientais que necessitam ser baixados corresponde a R$ 30.000,00 OBS.: O valor constante no balanço já contempla o valor contábil correto considerando a depreciação.
No tocante ao passivo ambiental, a empresa ganhou o processo que discutia esse passivo (reconhecido devido ao princípio da prudência), portanto a empresa necessitará reverter a provisão (despesa) feita anteriormente.
Pede-se:
-Baixar a parcela correspondente aos ativos ambientais inutilizados contra as contas de resultado (resultado corrente)
-Baixar a provisão do passivo ambiental contra as contas de resultado (resultado corrente)
Por favor alguém me explica como faz isso? Obrigada!

Edinara da Silva

Edinara da Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 18 setembro 2013 | 15:48

Boa tarde Gente, já que 115 pessoas olharam a minha pergunta e ninguém soube me explicar, porque talvés eu não tenha conseguido esclarecer exatamente o que eu queria (questão não estava clara), então pesquisei e descobri que é baixar o ativo imobilizado (obsoleto) agora alguém sabe me explicar como faço isso, eu posso
D- Custos de aquisição do Imobilizado (CR) - 30.000,00
C- Ativo Ambiental (ANC) - 30.000,00
Obs.: O valor do bem (ativo ambiental)já contempla a depreciação e não é para fazer nenhum ajuste, seu valor será 30.000,00
Achei esse exemplo, como nunca fiz nenhum lançamento desse tipo, posso fazer isso? Achei meio estranho mas foi o exemplo que encontrei...

Herivelto Sarges

Herivelto Sarges

Prata DIVISÃO 2 , Gerente Financeiro
há 11 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2013 | 11:52

Considerando que você fez os lançamentos da depreciação ano a ano desse ativo e o ativo está 100% depreciado

o simples fato dele estar totalmente depreciado não justifica sua baixa arbitrária.

É fato que a venda será motivo suficiente para a baixa física do objeto, porém, se além de estar contabilmente 100% depreciado, talvez tal produto também possa estar obsoleto ou imprestável, sem valor comercial.

No caso de se encaixar na segunda hipótese, o melhor modo seria vender o objeto por valor simbólico (R$ 1,00).

Portanto, a baixa só pode ser feita com nota fiscal. Assim os lançamentos seriam dessa forma se fosse um veículo

Pelo recebimento do valor da venda:
D. Caixa/Bancos Conta Movimento (Disponibilidades)
C. Ganhos ou Perdas de Capital (Resultado)

Pela baixa do valor contábil do bem:
D. Ganhos ou Perdas de Capital (Resultado)
C. Veículos (Imobilizado)

Pela baixa da depreciação acumulada do bem:
D. Depreciação Acumulada de Veículos (Imobilizado)
C. Ganhos ou Perdas de Capital (Resultado)

Lembrando que alguns contadores invés de usarem a conta Ganhos ou Perdas de capital, utilizam duas contas uma de receitas e outra de despesas não-operacionais

Boa sorte!

Adair Bressiani

Adair Bressiani

Iniciante DIVISÃO 3 , Chefe Seção
há 11 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 15:38

Minha dúvida é a mesma da Edinara, mas nessa questão se trata de ativos ambientais que necessitam ser baixados no valor correspondente a R$30.000,00, sendo seu valor total de R$100.00,00. Como faço para:
1ºBaixar a parcela correspondente aos ativos ambientais inutilizados contra as contas de resultado (resultado corrente)
2ºBaixar a provisão do passivo ambiental contra as contas de resultado (resultado corrente).
Alguém sabe explica como fazer isso? Obrigado!

Edinara da Silva

Edinara da Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 23:19

Oi Adair,

Consegui a resposta:
Na letra A: a conta a ser debitada e "Resultado corrente" e conta a ser creditada ativo ambiental valor 30.000,00

Na letra B: a conta a ser debitada: Passivos ambientais e a creditada: Resultado Corrente,o valor seria de 100.000,00

Foi a resposta que tive... espero ter te ajudado

JOZIEL MAGALHÃES DOS REIS

Joziel Magalhães dos Reis

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 4 outubro 2013 | 11:07

olá bom dia edinara e adair.
eu fiz o meu e ficou assim..

a) d- resultada corrente
c- ativos ambientais
30.000,00

b) d- passivos ambientais
c- resultado corrente
100.000,00

c) novo balanço.

ativo:
circulante
disponível
caixas e bancos 400.000,00
não circulante
imobilizados
ativos ambientais 70.000,00
maq. e equipamentos 300.000,00
total---------------------770.000,00

passivo:
circulante
fornecedores 300.000,00
passivos ambientais ----0-----
patrimônio liquido
capital social 300.000,00
resultado corrente 170.000,00
total-------------------- 770.000,00


espero ter ajudado..
a segunda parte vocês fizeram, ainda não fiz..

JOZINEI BARBOSA DE MIRANDA

Jozinei Barbosa de Miranda

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 outubro 2013 | 22:08

O resultado líquido ficou assim?

Demonstração do Resultado do Exercício 31/12/X2
Empresa Pregão Licitatório LTDA
Receita líquida Anual 400.000,00
Custo da produção anual 200.000,00
Lucro Operacional Bruto 200.000,00
Despesas operacionais anuais
Despesas operacionais 10.000,00
Despesas finaceiras anuais
Juros 18.988,69
Despesas bancaria/Tx. contrato 200,00
Despesas com depreciação
Depreciação 24.000,00
Resultado Líquido (Lucro 146.811,31

Lembrado que o valor dos juros fora calculado pela tabela price, considerando apenas os juros dos 12 meses.

JOZINEI BARBOSA DE MIRANDA

Jozinei Barbosa de Miranda

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 8 outubro 2013 | 02:27

Acho que não é pela tabela price não.

O cálculo dos juros é nesse outro formato:


UTILIZANDO A HP:

i = 1,5
n= 36
PV = 120.200,00

RESULTADO FV = 156.438,72 (Ou seja o montante após 36 meses)

PMT = 4.345,52 (valor da parcela mensal)
Juros total = 156.438,72 – 120.200,00 = 36.238,72
36.238,72 / 3 = 12.079,57

Portanto, os juros dos 12 meses foram de R$ 12.079,57 (valor este a ser lançado na DRE - Juros)




O resultado líquido fica assim

Demonstração do Resultado do Exercício 31/12/X2
Empresa Pregão Licitatório LTDA
Receita líquida Anual 400.000,00
Custo da produção anual 200.000,00
Lucro Operacional Bruto 200.000,00
Despesas operacionais anuais
Despesas operacionais 10.000,00
Despesas finaceiras anuais
Juros 12.079,57
Despesas bancaria/Tx. contrato 200,00
Despesas com depreciação
Depreciação 24.000,00
Resultado Líquido (Lucro 153.720,43

elaine

Elaine

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 8 outubro 2013 | 13:24

como ficaria o novo balanço patrimonial considerando todas as movimentações propostas até aqui? e qual seria o la,çamento ou o procedimento na contabilidade da prefeitura para
a) abertura do orçamento relativo a despesa com o leite para a merenda escolar no valor do contrato.
b) a dotação da despesa quandos e firmou o contrato e se autorizou o pagamento.
c)o pagamento da mesma pela tesouraria.
se alguem ja fez e quiser conferir



quanto ao inicio do trabalho os meus resutados estao de acordo com a HP e nao com a tabela price










JOZINEI BARBOSA DE MIRANDA

Jozinei Barbosa de Miranda

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 9 outubro 2013 | 01:43

tentei fazer. ficou nesse formato o balanço patrimonial.

ativos
circulante

disponível

caixa/banco 537.853,76


não circulante
imobilizações
ativos ambientais 70.000,00
maq. e equip. 300.000,00
esterilazador 120.000,00
(-) depreciação acumulada 24.000,00

total 1.003.853,76


passivo
passivo
circulante

fornecedores 300.000,00
financiamento 104.292,48

encargos financeiros a transcorrer (24.159,15)
patrimônio líquido

capital social 300.000,00
lucro acumulado 153.720,43
resultado corrente 170.000,00


total 1.003.853,76

JOZIEL MAGALHÃES DOS REIS

Joziel Magalhães dos Reis

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 9 outubro 2013 | 10:31

Olá Jozinei e Elaine bom dia..

Os lançamentos na contabilidade da prefeitura eu fiz e o meu ficou assim:

a) abertura do orçamento relativo a despesa com o leite para a merenda escolar no valor do contrato.

d- crédito disponível 400.000,00
c- crédito empenhado a liquidar 400.000,00

b) a dotação da despesa quando e firmou o contrato e se autorizou o pagamento.

d- execução da disponibilidade de recursos- disponibilidade por destinação de recursos 400.000,00
c- execução da disponibilidade de recursos- DDR comprometida por empenho 400.000,00

d- obrigações contratuais 400.000,00
c- execução de obrigações contratuais- contratos de serviços a executar 400.000,00

d- crédito empenhado a liquidar 400.000,00
c- crédito empenhado liquidado a pagar 400.000,00

c)o pagamento da mesma pela tesouraria.

d- crédito empenhado liquidado a pagar 400.000,00
c- crédito liquidado pago 400.000,00

d- execução da disponibilidade de recursos- comprometida por liquidação 400.000,00
c- execução da disponibilidade de recursos- por destinação de recursos utilizada 400.000,00

vocês fizeram? como ficou o de vocês?
quanto a DRE e o novo balanço estou fazendo ainda. vou ver se bate com o do Jozinei.

espero te ajudado.
abraços...

JOZIEL MAGALHÃES DOS REIS

Joziel Magalhães dos Reis

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 10 outubro 2013 | 09:29

Bom dia..
OK... Jozinei...
estamos ai..

se possível eu, você e os outros colegas manter esse contato para o próximo trabalho será ótimo para todos nós..

um ajudando o outro, fica mais fácil de resolver um problema o qual temos dúvidas..

abraços....

JOZINEI BARBOSA DE MIRANDA

Jozinei Barbosa de Miranda

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 11 outubro 2013 | 00:34

Ola boa noite,

Vamos sim manter contato.
Será ótimo, ajuda muito para dirimir as dúvidas.

Joziel e demais colegas acho que tinha que incluir no ítem c)o pagamento da mesma pela tesouraria.

Essa duas contas de natureza patrimonial

D Estoque de merenda escolar - Leite R$ 400.000,00
C Fornecedores e contas a pagar–Emp. Pregão Licitatório R$ 400.000,00

JOZIEL MAGALHÃES DOS REIS

Joziel Magalhães dos Reis

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 11 outubro 2013 | 10:53

Olá bom dia..
ok.. Jozinei é isso mesmo...

quanto a esses novos laçamentos na letra c), acho que também que podem se inclusas no lançamento, pois a empresa foi contratada pela prefeitura para fornecimento de leite para merenda escolar....então entende-se que irá ter estoque e pagamento depois (a prazo), ou seja mensalmente ao qual anual corresponde a 400.000,00.

valeu...

abraços...

Marcia Scarparo

Marcia Scarparo

Bronze DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2013 | 11:40

Bom dia Jozinei, no meu calculo do financiamento o valor total do financiamento deu R$ 205.438,57 e a parcela de R$ 5.706,63, fiz pelo excel e pela HP 12c, porque será que o valor foi diferente do seu?

Tatiane Hernandes C. de F. Tardin

Tatiane Hernandes C. de F. Tardin

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2013 | 15:52

Marcia Scarparo, muito estranho esta acontecendo nos meus cálculos rs, o montante eu fiz na HP 12c e no excel, e deu 205.438,57, porem quando faço o calculo da parcela mensal na HP 12c, da 4.345,52 que multiplicadp por 36 meses, fica exatamente o valor do amigo acima Jozinei 156.438,65!!

Jozinei pode nos ajudar, por favor!!!

Marcia Scarparo

Marcia Scarparo

Bronze DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2013 | 17:57

Olá Tatiane, esse trabalho realmente está bem complicado de entender, porque se você pegar 120.200,00 o montante a ser financiado e calcular pela taxa de 1,5%, 36 meses, juros simples, já vai dar mais que R$ 156.438,65, então esse valor não seria o correto, fiz os lançamentos com o valor de R$ 205.438,57, mas não consigo fechar o balanço.
Se alguém pudr ajudar....

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade