x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 4

acessos 3.888

Financeiro x Contabilidade

Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2013 | 08:49

Bom dia.

Na empresa onde trabalho, temos um sistema no departamento financeiro que faz os lançamentos utilizando os métodos contábeis. E nossa contabilidade está pensando em utilizar nosso arquivo para facilitar e agilizar os processos.

Neste caso se houver algum tipo de Auditoria, fiscalização. Eles podem exigir que nós demonstremos toda a rotina financeira da empresa, ou apenas servirá para análise documentos e balanço?

Att.

Tatiana Oliveira
Carlos Pinheiro

Carlos Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2013 | 17:00

Tatiana Lopes de Oliveira boa tarde!

A auditoria agirá por amostragem e pode sim validar essa interação inter-setores. Contudo não me preucuparia com isso se as praticas contabeis efetuadas serem abalizadas pelas normas brasileiras de contabilidade.

Carlos Pinheiro
Contabilista

Allison Machado

Allison Machado

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 12 novembro 2013 | 12:53

Tatiana Lopes de Oliveira

É bom que o financeiro possua toda documentação comprobatória de entrada e saída da entidade(empresa), seja ela em cheques, extratos bancários, recibos, etc. Para que dessa forma agilize o trabalho do auditor, certificando-se da moralidade dos atos praticados e para poder passar informações concretas ao proprietário das origens e onde estão sendo aplicados os recursos financeiros.

Espero ter ajudado!

Allison Machado

Bacharel em Ciências Contábeis, Pós graduado em controladorias e finanças e Pós graduado em Direito Tributário.


"Quem prova do fruto do conhecimento sempre é expulso de algum paraíso."
Renan Caitano

Renan Caitano

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 18 novembro 2013 | 14:58

Boa Tarde amigos, como estão?

Tatiana, o procedimento de Auditoria visa o confrontamento do Contábil com o Financeiro, analisamos se o que ocorre na contabilidade é o que de fato ocorre na "vida real" da empresa, verificando bancos, controle de fluxo de caixa, apuração dos impostos e tudo mais. Por isso é que se dá a importância da contabilidade andar ao lado do financeiro, e vice e versa, pois a cultura da auditoria predispõe isso.

Pelas suas palavras, a contabilidade quer usar os demonstrativos financeiros para fechar a contabilidade?? é isso??
se for isso, os demonstrativos podem ajudar na conciliação, veja bem, podem ""AJUDAR"", mas nunca podem ser instrumento de contabilização.

só para complementar, solicitamos documentos contábeis, solicitamos documentos financeiros, documentos do departamento pessoal, do departamento Juridico, dentre outros dependendo da atividade economica da entidade.


espero ter ajudado, abraço

"É melhor lançar-se à luta em busca do triunfo, mesmo expondo-se ao insucesso, do que ficar na fila dos pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito, por viverem nessa penumbra cinzenta de não conhecer vitória e nem derrota"
Renan***CCB
Douglas  Falcão

Douglas Falcão

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 08:39

Olá

Eu passo pela mesma situação que você.

Porém o número que vale é do financeiro nós da contabilidade somente temos que analisar os lançamentos deles e dizer o que é certo ou errado.

O que a Auditoria poderá implicar é se houver lançamentos manuais da contabilidade sem documentação suporte para ajustar algum lançamento efetuado pelo financeiro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.