Romério de Souza Santos
Iniciante DIVISÃO 2 , Não InformadoMeu irmão, muito obrigado pelo esclarecimento. Que Jesus continue te abençoando.
respostas 694
acessos 165.728
Romério de Souza Santos
Iniciante DIVISÃO 2 , Não InformadoMeu irmão, muito obrigado pelo esclarecimento. Que Jesus continue te abençoando.
Marcos e Silva
Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico Eletrônicaa paz a todos, se alguem puder me informar e se possivel enviar modelos de preenchimentos.
abri uma igreja e recebi o cnpj dia 29 de abril de 2008
não declarei o imposto de renda, creio que soh para o ano que vem
fora o dipj o que mais tem que declarar, qual a data,
tenho apenas 10 membros e por isso não temos renda para pagar um escritorio contabil, alguem pode me ajudar
Alex Martins
Iniciante DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeOswaldo muitoobrigado pelas questões respondidas, a dúvida só ficou na nº4 eu acho que não exemplifiquei minha pergunta,no caso eu queria saber o seguinte, se eu for comprar um computador por ex: nas lojas bahia aqui de paranaguá que compramos la em 19x R$69,00 a loja não faz esse tipo de crediario para pessoas juridicas sómente para pessoa fisica, ai se eu comprar para a igreja teria que comprar no meu nome sómente, eles só vendem para pessoa juridica a vista.
então no caso existe alguma lei que ajuda nesta ocasião?
as lojas deveriam vender para a igreja equipamentos em condições de pagamento?
obrigado.
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeAlex Graça e Paz
Se vc. já tem o computador comprado por vc. em seu nome ou de outro membro, o caminho a seguir é o seguinte: Faça um contrato de doação para a igreja assinando uma via que fica com vc. e outra que fica com a Igreja. Após isso, passa em assembleia pela Igreja para ficar sacramentada a doeção, após com a via do contrato de doação de entrada na contabilidade na conta de Ativo Equipamentos de Informatica com a contrapartida em doações. ok. assim está solucionado o problema.
Abraços
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeIrmão Marcos - Graça e Paz
Se voce já tem o CNPJ, a primeira providencia e comprar um livro caixa e registrar todas as entradas e saidas da Igreja com um controle tambem do saldo em dinheiro.Realmente, o irmão vai precisar que alguem faça a contabilidade da Igreja pois isso é uma exigencia da Receita Federal. O contador deverá entender de um plano de contras eclesiastico já que o mesmo difere de um secular. Este ano de 2008 a proxima declaração que a Igreja tem que entregar é a DCTF Semestral referente ao 1º semestre de 2008-vencimento-05/10/2008. A DIPJ que é obrigatoria será só no ano que vem 2009 entre 05/06/2009. Antes, ou seja, em 2009 em Janeiro/09 a Rais Negativa, em Fev/2009.Dirf em abril/09 DCTF 2º Semestre-Maio/Junho DiPJ. Posso ajuda-lo sim, conte sempre comigo e com o Forum, pois é para isso que estamos aqui.
Na Paz de Jesus
Osvaldo-1º Secretário da PIB de Limeira e Contador Eclesiástico.
Paulo Miranda
Bronze DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeIrmão Osvaldo Librandi:
Agradeço o empenho do irmão e também continuarei a pesquisar.
Um grande abraço.
Paulo Miranda.
Marcos e Silva
Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico EletrônicaDeus abençõe irmão Osvaldo Librandi, pela ajuda; continue com essa humildade e precisando estou a disposição.
Alex Martins
Iniciante DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeOswaldo obrigado pelas questões respondidas.
Alex Martins
Iniciante DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeBoa Noite Oswaldo graça e Paz!
estou aqui de novo:
(6) Perguntinhas basicas Hoje.
1) - Fizemos um trabalho para arrecadar dinheiro em prol da construção da igreja, organizamos um churrasco,aonde os lideres e alguns membros se propuseram em arrecadar algumas coisas e venderem os convites para o churrasco,nem tudo foi arrecadado alguma coisa foi comprada com o dinheiro de algums convites, como que isso entra no relatorio da igreja para fins de escrituração?
2) - existe alguma prebenda minima, ou é conforme as condições da igreja? existe algum teto minimo para prebenda?
3) - A Igreja ganhou por doação um terreno para fazer um trabalho em determinado bairro aqui na cidade, só que esse terreno foi doado por 2 anos, como que tem que ser feito o documento para que isso possa ser regularizado?
4) - aquele documento sustento pastoral, é um documento obrigatório perante a RIR,um é só um comprovante de pagamento de prebenda?
5) - os Livros como,diario - razão etc... são obrigatórios a confecção deles atraves de programas ou seja computadorizados ou podem ser feitos manualmente mesmo?
6) - enquanto ao registro da marca, sabemos que o registro da marca garante a seurança tanto do nome quanto da logomarca, mais ele é Obrigatório,ou opcional?
obrigado desde ja pelas suas respostas.
"Deus Abençoe"
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeIrmão Alex Graça e Paz
1º) - Todo o dinheiro arrecadado para esse churrasco, deverá entrar no caixa da Igreja como Ofertas Avulsas, as notas fiscais ou cupons fiscais advindos dessa oferta deverá ser lançada no livro caixa nas respectivas despesas. ok.
2º) - Não existe Prebenda ou Sustento Pastoral minimo, o Pastor recebe aquilo que a Igreja combinou ou tem possibilidades.
3º) - O documento é o de doação ou seja é um contrato de doação com data estipulada para o seu vencimento.
4) - Além de ser um documento comprobatório perante a Receita Federal é um documento que atesta a saida do sutento pastoral através do Livro Caixa e Contabilidade da Igreja.
5º) - Os livros Dia rio Geral e Razão Analiticos se originam de um Livro Caixa, contabilidade, e no final do exercicio o seu encerramentos com outros relatorios como balanço mensal, balançete de verificação, balanço patrimonial, demonstração de contas de resultado etc. Os livros deverão serm obrigatoriamente impressos ou em impressora jato de tinta ou em uma matricial. Jamais poderá ser escriturado manualmente. Portanto irmão, a igreja deverá ter obrigatoriamente um programa de contabilidade. Aceita-se manualmente somente o livro caixa que esta se tornando uma exigencia ultrapassada, já que muitos contadores estão informatizando o Livro Caixa tambem.
6º) - Não é obrigatorio e sim opcional.
abraços
Na Paz de Jesus
Alex Martins
Iniciante DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidadeoswaldo obrigado pelas questoes respondidas.
William Jorge Pinheiro Abdon
Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)Pessoal, me ajudem...
Não estou conseguindo postar um tópico para tirar dúvidas... Ou posso postar minhas dúvidas aqui mesmo?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa noite William,
Clique aqui e escolha o tópico (pelo assunto) segundo suas dúvidas.
A seguir clique sobre o título do tópico e assim que a página abrir, clique sobre a opção "Nova Mensagem" que fica no canto superior direito da página em questão.
Exatamente como fez para postar o questionamento acima.
...
William Jorge Pinheiro Abdon
Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)Boa noite! Shalom a todos!
Minha dúvidas:
1º Na DIPJ (declaração isenta) Ficha 39 - Origem e aplicação de recursos, devo declarar somente as entradas da igreja, ou tb as saídas? E onde devo declarar as saídas, se for o caso?
2º Na Ficha 51B - Rendimentos de Dirigentes e Conselheiros, como devo declarar as despesas eclesiásticas, com RENDIMENTOS DO TRABALHO ou DEMAIS RENDIMENTOS, ou qualquer uma das opções?
3º Ficha 64 - Informações Previdenciárias. A igreja não tem ainda funcionários, como devo responder à pergunta inicial: -ENTIDADE IMUNE/ISENTA DE CONTIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA? Sim ou Não?
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeWillian - Graça e Paz
1º) Na origem e aplicação de recursos interprete como Receitas e declare todas as receitas auferidas no ex}.2007. Já aplicação dos recursos interprete como Despesas, sendo no que na linha 08 declare todas as despesas (-) menos as linhas 11 e 12 que deveram ser declaradas em separados.ok.
2º) Na ficha 51B declare o sustento pastoral auferido pelo Pastor no execicio de 2007, e escolha como Presidente rendimentos do trabalho sem vinculo empregatício.ok. Pastor não pode auferir outro rendimento que não seja Sustento Pastoral.
3º) Entidade Imune/Isenta - marque sim e declare o valor das pessoas que prestaram serviços por pesoa fisica sem vinculo empregaticio, como, Contador etc.
Na Paz
Osvaldo
William Jorge Pinheiro Abdon
Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)Ok! (Desculpe-me na busca dos detalhes) Você tem ajudado muito.
Ficha 39 - Linha 08 - Ordenados, gratificações e outros pagamentos, inclusive encargos sociais.
-Então, eu devo declarar todas as despesas nesta linha? (Despesas como: água, luz, desp. eclesiásticas, móveis, assistência social, materiais de construção, etc?) Somar o total...? Ou na linha 13 - Outras despesas?
O. Librani (Entidade Imune/Isenta - marque sim e declare o valor das pessoas que prestaram serviços por pesoa fisica sem vinculo empregaticio, como, Contador etc.)
Se a igreja não tiver pessoas que prestam serviços, o que devo marcar e declarar?
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeWillian - Graça e Paz
Quando vc. fechou o exercicio de 2007, vc. deve ter os totais do exercicio de despesas e receitas, não é? então, vc. pega o total geral das despesas anuais, englobando nesse montante essas contas que vc. mencionou e diminui os valores de impostos e taxas e manutenção, ok. a diferença é o total de despesas que vc. deve colocar na primeira linha ok. despreze a linha outras despesas.ok. a Igreja não paga contador, ou se vc. é o contador da igreja não recebe~? então, vc. não tem vinculo com a igreja, vc. é um mero prestador de serviços sem vinculo. No plano de contas da igreja vc. deve ter essa conta, não é? Agora, se a igreja não tiver pago a nenhum prestador de serviços e só marcar não e pronto não preenche nada. e vá em frente.
O Senhor é Paz
Osvaldo
Waldex da Silva
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoOsvaldo Librandi, boa tarde!
Voce disse em um topico:
No caso de comprovação de renda do Pastor, existe um recibo pastoral que dá a saída do sustento pastoral mensal aprovado pela Rec.Federal ...
Esse recibo nao esta disponivel para download. Voce poderia indicar um local para fazer o download?
Voce pode nos apresentar o artigo de lei que confirme isso?
Grato
Waldex
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeWaldex da Silva
Eu já postei esse recibo, quando o Forum voltar a normalidade vc. terá esse recibo tranquilamente.
"O referido recibo tem fundamento na Lei Complementar Federal 84/96, Decreto nº. 1826, julgado pelo Supremo Tribunal Federal (S.T.F.) e pela orientação da Instrução Normativa nº. 5/96 do I.N.S.S. O referido recibo pode ser elaborado pelas entidades de qualquer natureza religiosa sem a finalidade lucrativa.
Abraços
Osvaldo
Waldex da Silva
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoOsvaldo, boa tarde!
Encontrei apenas algo sobre IN DAF-INSS 5/96 que fala sobre "Manual de Procedimentos do Posto de Arrecadação e Fiscalização".
Sem querer abusar de sua bondade, voce a teria na integra para nós?
Mais uma duvida, quando voce cita o "Sustento pastoral" seria apenas para pastores que não fazem parte da diretoria correto?
Digo isso pois no caso de ser o mesmo integrante da diretoria isso seria classificado como uma remunaração, o que é não é permitido pela legistação. Me corrija por gentileza se estiver errado...
Forte abraço
Waldex
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeWaldex
O recibo de sustento pastoral na sua integra define que o Pastor recebe seus proventos de sustento pastoral por sua legitima vocação religiosa como Ministro do Evangelho e com isso as Igrejas que são instituições sem fins lucrativos, adotam esse modelo fundamentado no que já lhe passei.Essas informações estão no livro Legislação para Entidades sem Fins Lucrativos do Pr. Rubens Moraes "expert" em legislação para Igrejas. Todos os Pastores que definidos em ata da igreja tem o direito de auferir o Sustento Pastoral, portanto se houver pagamento a mais de um Pastor, está também corréto. O Pastor Presidente da Igreja não é remunerado pela função de Presidente da Igreja mas sim por ser o Pastor da Igreja, por sua vocação religiosa e por ser Ministro do Evangelho. Não sei se estou sendo claro ok.!!.
Apenas uma curiosidade,o colega trabalha com administração de Igreja?
abçs.
Osvaldo
Waldex da Silva
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoPerfeitamente meu prezado. Sou pastor e contador. Faço contabilidade para algumas igrejas mas em nenhum caso tenho pastores remunerados. As igrejas que contabilizo tem seus pastores com funções seculares e, assim como eu não são remunerados.
Já fui do Ministério Madureira conheço o pastor Rubens e tenho esse livro. Inclusive na pag. 14, depois de falar sobre prebenda e renda eclesiastica ele deixa uma observação:
"Os membros da diretoria da igreja não podem receber qualquer remuneração..."
Estou te perguntando porque pode ser que eu esteja mal informado e talvez mais tarde possa precisar fazer a contabilidade de uma igreja que se encaixe nesse perfil.
Por isso tambem te pedi essa IN na integra se voce tiver pois eu não consegui encontra-la.
Te agradeço por se disponibilizar a trocar informações que me são muito uteis. Se puder me ajudar fico novamente agradecido.
Forte abraço
Waldex
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeCaro Pastor Walmex
A identificação é importante, pois avezes deparamos com muitos pastores que são leigos na parte de administração eclesiastica. Sou Batista, pertencente a PIB de Limeira e atuo como 1º Secretario da Diretoria Executiva da Igreja. Teabalho com Igrejas a já 14 anos. Com Igrejas de S.Paulo, ABC e de Limeira e Região. Quanto a sua duvida com relação ao recibo de sustento pastoral, já expliquei ao nobre Pastor as minhas condições e o que eu aconselho a fazer aos Pastores de Igrejas.Como estamos em um Forum, todas as minhas respostas tem o intuito de ajuda e cooperação com Pastores, colegas e outros, como eu tambem sou beneficiado atraves deste Forum. Continuo a informar ao nobre colega e Pastor que o recibo de sustento pastoral se baseia nas informações de nosso irmão anteriormente informado. No recibo há uma definicação da vocação religiosa do ministro de evangelho e todos os pastores podem receber o sustento pastoral por exercer o seu vinculo não empregaticio como Pastor e não como Presidente da Diretoria. Portanto espero que o irmão tenha aceito estes meus argumentos e estou as suas ordens para responder sobre outras respostas, senão ficaremos no mesmo assunto, e repetitivos. Agradeço as suas palavras de identificação. Um grande abraço e que seu Ministério seja benção
Osvaldo
Waldex da Silva
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoGrato pela atençao meu prezado. Gostaria que fosse realmente como voce entende mas Infelizmente não vejo dessa forma.
Li suas respostas e tenho outras questões onde discordo, de certa forma, mas, não quero debater isso aqui no forum pois temo me tornar incoveniente.
Se for de seu interesse debatermos isso em PVT posso disponibilizar meu e-mail. Caso não queira compreenderei.
Forte abraço
Fique com Deus
Pr. Waldex
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadePrezado colega
O meu email está disponivel no perfil, gostaria muito de poder debater questões com o irmão. O direito de discordar com as minhas respostas são democraticas, como eu tambem tenho todo o direito de discordar veementemente com os seus pensamentos e respostas. Portanto gostaria muito de receber seu email para poder-mos discutir e ver se podemos melhorar nossas questões. Não quero me tornar chato, mas o Forum foi criado para que tenhamos trocas de conhecimentos e dirimir duvidas. Uma coisa é certa ninguem sabe tudo nem eu nem voce, portanto a saberba ( o sr. como Pastor deve saber o que diz a Biblia sobre isso) não é bom. Se quiser discutir em particular estou as suas ordens e veremos na troca de experiencias em que o sr. pode me ajudar tambem. Ok.
Aguardo seu posicionamento;
Que Jesus possa abençoa-lo sempre
Osvaldo
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadePrezado colega Waldex
O sr. mencionou o Livro Rubens Moraes pag. l4, (legislação para Igrejas e Outas Entidades sem Fins Lucrativo - 4{ Edição 1998) só que o livro onde esta fundamento a sua duvida e (Legislação para Entidades sem Fins Lucrativos - 1ª edição - 2003) Pagina 109 - Sobre o Pagamento a Ministros e Outros Cargos.
Na Paz
Osvaldo
Waldex da Silva
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoRealmente, voce tem razão quanto aos livros estarei verificando.
De toda foma, não tenho intenção de ser mais que ninguem, muito pelo contrario, quero aprender.
Afirmo ainda que seu entenimento é o mais plausível, no entanto, gostaria de conhecer as bases de seus argumentos.
Estarei lhe encaminhando um e mail.
Grato pela oportunidade em debatermos o assunto.
Fique na Paz
Pr Waldex
Aline da Rosa Neumann
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Caros Colegas, bom tarde!
Postei uma dúvida em outro fórum, mas creio q por aqui obterei retorno mais rapidamente.
Minha dúvida é em relação à NBC T 10.19.2.7. Considerando que as igrejas devem basear-se por esta norma tb. Se alguém puder me ajudar, ficarei grata.
Sendo que, numa entidade sem fins lucrativos o "Patrimônio Líquido" deve ser chamado de "Patrimônio Social", e que dentro deste grupo estariam as contas "Superávit/Déficit do Exercício" e "Superávit/Déficit Acumulado", como posso transferir o valor da última conta mencionada para a conta "Patrimônio Social"? O valor já não está dentro do grupo? Ou há duas contas "Patrimônio Social", uma referindo-se, por exemplo, numa SA, ao "Capital Social" e "Patrimônio Líquido"? A tal transferência não seria a mesma coisa que eu transferir um valor da conta "Banco C/M" para o "Ativo"?
Darlon Schulz
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Osvaldo! Sou contador e fiz esse questionamento em outro tópico do Fórum, mas creio que esse seja mais apropriado, se pude me ajudar:
Estou iniciando a contabilização de uma Igreja, que antes só fazia Livro Caixa, isso até o final de 2007.
Para iniciar a contabilidade de 2007 fiz um balanço de Abertura e comecei a fazer uma contabilização, própriamente dita. Minha duvida se depará na seguinte questão:
Estive olhando as DIPJ's anteriores e estão todas zeradas, ou seja, não rendimentos declarados, sequer algo no ATIVO e PASSIVO. A minha duvida é se posso simplesmente tentar somar as receitas e despesas pelo Livro Caixa do Ano Passado e lançar na declaração e inserir, simplesmente o Balanço de Abertura que realizei como sendo o de 31/12/2007.... Tenho receio de que isso possa chamar a atenção da Receita Federal o que com certeza irá gerar muita dor de cabeça!
Obrigado,
Darlon
Aline da Rosa Neumann
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Darlon
Sua dúvida foi dirigida ao Osvaldo, mas se permitires, vou comentar.
Pelo que entendi, vc pretende (?) somar as receitas e despesas e lançar na DIPJ como sendo informações do ano anterior (2006), certo? Tb creio q isso chama a atenção da RF. O ideal e certo seria corrigir as declarações entregues com informações errôneas, porém, desde q ano essas declarações seriam corrigidas? É complicado!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade