x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 30.674

DEVOLUÇÃO DE MATERIAL DE USO E CONSUMO

GERALDO APARECIDO NUNES

Geraldo Aparecido Nunes

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 18 anos Quarta-Feira | 23 agosto 2006 | 10:05

Quando efetuamos uma devolução de compra de material de uso e consumo destacamos o icms na NF de devolução e estornamos este débito na apuração, porem não sei qual a base legal para esta operação, na gia não tem um embasamento para isto, poderiam me ajudar?

Miguel Viscardi

Miguel Viscardi

Prata DIVISÃO 5 , Coordenador(a) Fiscal
há 18 anos Quarta-Feira | 23 agosto 2006 | 10:35

Se a mercadoria for recebida e na nota fiscal do fornecedor constar o valor do ICMS destacado e este não for objeto de crédito no seu Registro de Entradas ou no Registro de Apuração, e ainda for objeto de tributação através da sua nota fiscal na saída da mercadoria, poderá o estabelecimento creditar-se do imposto relativo a entrada na proporção quantitativa a devolução, conforme prevê o artigo 66§3º do RICMS/SP, efetuando-se o lançamento na GIA. Quanto ao IPI se houver, este deverá aparecer "apenas indicado" com respectiva classificação da NBM e alíquota e o seu valor somado ao total das mercadorias constante da sua nota fiscal de devolução, para que o fornecedor possa efetuar a devida compensação do imposto.

NB: Neste caso, jamais destacar o IPI em coluna própria .

@Oculto

Colabore com o Forum- Antes de perguntar acesse: Pesquisar:

RODRIGO SILVA

Rodrigo Silva

Prata DIVISÃO 4 , Assistente Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2012 | 09:45

Comprei um produto para uso e consumo, não tomei o crédito de icms na entrada.
Fiz a devolução e debitei o icms, ou seja, não me creditei na entrada mais debitei na saída.
Como o prejuizo foi meu, eu terei algum problema futuramente ou apenas perdi esse crédito ?

SILVERIO

Silverio

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2012 | 11:18

Rodrigo, bom dia.
Material de uso e consumo não pode tomar crédito.
Todavia, como foi feito a devolução (com débito icms), vc poderá fazer um ajuste na apuração do icms estornando este valor.

SILVERIO

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade