Anderson
Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a)Olá,
Por favor, estou com uma dúvida:
Eu não tenho casa e sim 1 terreno. A minha intenção é dividir esse terreno em 2 e construir 2 casas para vender.
Corrige se eu estiver errado:
Eu entendo que a primeira casa vendida serei isento de IR por ser a minha primeira. Correto?
Após a venda da segunda casa por no valor (Ex: 250.000) e comprovado que o ganho de capital nessa foi 150.000. Para ser isento do IR eu devo, em 6 meses, comprar 1 imóvel por no mínimo 150.000 ou 250.000?
A outra dúvida é se posso comprar parcelado esse imóvel com o proprietário e dá uma entrada de por exemplo 50.000 e o restante em parcelas. O valor do imóvel será superior ao ganho de capital, todavia o desembolso será no primeiro momento de 50.000. Outro exemplo que pensei em fazer é a compra de um imóvel na planta aonde a entrada é pequena. Eu sou isento total do IR nessa transação ou somente da diferença entre o ganho de capital e o desembolso feito no valor da entrada?
Qual seria a melhor forma de isentar o IR também dessa segunda casa sem ter que desembolsar o ganho de capital na sua totalidade.
Desde já agradeço.