x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.476

Mesmos sócios, empresas diferentes - SIMPLES

RENATO ALVES DE OLIVEIRA

Renato Alves de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Suporte
há 16 anos Sexta-Feira | 4 abril 2008 | 16:26

Prezados Colegas,

Tenho uma firma que tem como ramo de atividade prestação de serviços de educação (cursos de pós graduação, consultoria educacional, etc.) na área odontológica. Estas atividades são expressamente proibidas de participarem do Simples Nacional.
Assim, fizemos a opção pelo Lucro Presumido.
Estamos tentando diminuir um pouco a carga tributária. A idéia é a seguinte: Retirar do valor da mensalidade do aluno todos os gastos com materiais odontológicos, apostilas, livros, etc., ou seja, do valor da mensalidade paga pelo aluno, 60% sairia como prestação de serviços. Os outros 40% seriam tiradas notas fiscais de venda de materiais tais como livros, apostilas, CD, DVD, materiais de consumo odontológico, etc.
A atividade de venda de produtos odontológicos (4645-1/03) e comércio de livros, apostilas, jornais, revistas... (4647-8/02) podem optar pelo simples normalmente.
Ao contrário de fazer todo o faturamento da empresa em uma firma só enquadrada no Lucro Presumido eu posso abrir duas empresas com atividades diferentes com os mesmos sócios e em uma delas optar pelo Simples Nacional?
Detalhe: O faturamento de ambas as empresas não irá ultrapassar o limite de R$ 2.400.000,00.

Desde já, obrigado a todos,


Renato

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Domingo | 6 abril 2008 | 11:22

Bom dia Renato.


...eu posso abrir duas empresas com atividades diferentes com os mesmos sócios e em uma delas optar pelo Simples Nacional?


Pode sim, mas necessita monitorar constatemente o faturamento de ambas.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.