x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 78

acessos 24.872

GPS - Décimo terceiro salário em atraso

Garibaldi

Garibaldi

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 15:12

Boa tarde!

Realmente ninguém esta conseguindo gerar a GPS referente ao 13º pois o site da previdência esta com problemas
porem não tem previsão para a correção do erro, esta e uma informação passada pela área técnica do DATAPREV
ou seja temos que ir tentando e continuar aguardando ate que o problema seja solucionado.

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 15:20

Para conseguir emitir a guia deve-se colocar o vencimento em 2015, para 02/01/2015 a guia ja é emitida, porem se colocar 30/12/2014 da erro.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Viviane Cristina

Viviane Cristina

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Escritório
há 10 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 16:38

Olá pessoal , também não estava conseguindo gerar a GPS em atraso, no dia de hoje fiz o calculo da multa e preenchi manualmente, com o mesmo codigo de pagto 1600 e a casa Loterica aceitou normalmente mesmo sem o código de barra.

Reginaldo

Reginaldo

Prata DIVISÃO 1 , Agente Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 17:03

Não consegui, não tenho a minima ideia estou com duas guias aqui domesticas para recalcular,
tentei pelo alterdata e não consegui.
já coloquei todas as datas possíveis de vencimento e nada.

mirela malavazi

Mirela Malavazi

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 10 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 17:13

Reginaldo.. .

O único jeito que conseguimos fazer foi o cálculo manualmente.

Vá na página 2 deste tópico.. . comentário da Drianny é o 4º de baixo para cima.. .
Lá tem um exemplo para cálculo da multa.. .

KATIA DE SOUZA MOURA

Katia de Souza Moura

Iniciante DIVISÃO 1 , Advogado(a)
há 10 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 23:43

Olá, pessoal.

Também tive o mesmo problema já relatado pelas pessoas. Por problema de saúde, acabei esquecendo de pagar a parcela relativa ao INSS do 13° salário. Tentei ontem e hoje também não consegui. Fiquei com medo de calcular o valor de eventual juro ou multa no atraso do pagamento, até que, lendo cuidadosamente as respostas e realizando pesquisas paralelas, inclusive no próprio site, fiz o seguinte:

a) tentei gerar guia para pagamento em 02/01/2015, porém, diferentemente do que as pessoas falaram aqui, eu não tinha como alterar a data do cálculo (que já constava no sistema, sem possibilidade de alteração) o dia de hoje (23/12/2014) e, assim como alguém falou aqui, A DATA DEVERIA SER A MESMA DAQUELA DO CÁLCULO (ou seja, hoje, e não o dia 01);

b) Solução: 1° PASSO - Se eu fosse pagar amanhã a previdência relativa ao mês de novembro/14 estaria em atraso do mesmo modo, certo? Então, como o site da Previdência só está dando problema para a contribuição para o 13º salário, gerei o cálculo como se fosse pagar NOVEMBRO. Observem que dentro do próprio mês NÃO É COBRADA A MULTA, MAS APENAS OS JUROS REFRENTES A 04 (quadro) dias (exemplo que eu dei - pagamento no dia 24/12/2014);

2º PASSO - De posse da CERTEZA de como é o cálculo da contribuição relativa ao 13º salário, fui ao site do meu banco (no caso, Banco do Brasil);

3° PASSO - Acessei a opção de realização de pagamento da GPS SEM CODIGO DE BARRAS!!!!!

4° PASSO - Preenchi todos os seguintes campos:

a) Código do pagamento,
b) Competência: (mês/ano) (13/2014),
c) Data do pagamento (24/12/2014), (ou a dtata que for pagar efetivamente)
d) Identificador,
e) Valor da Contribuição,
f) Valor de outras entidades (para doméstico não preenche o campo);
g) Atualização monetária/Multa/Juros.
h) Total (preenchimento automático após preenchimento dos campos anteriores).

Paguei assim. Tenho o comprovante, muito embora não tenha gerado a guia.

Veja se outros bancos dão essa opção.

Espero ter contribuído e obrigada pelas respostas anteriores que me serviram para eu conseguir fazer esse procedimento.

Abraços,

Kátia

AUGUSTO VINÍCIUS DO NASCIMENTO NORONHA

Augusto Vinícius do Nascimento Noronha

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 26 dezembro 2014 | 10:51

Bom dia pessoal.

Já estou conseguindo gerar a GPS do 13º. Ela sai como competência 12/2014 com a 13/2014 nas observações de competências consolidadas. Porém, estou com uma dúvida. E a competência 12/2014? Eu gero uma GPS 12/2014 somada com a 13/2014? Eu gero separadas? Alguém pode me ajudar? Desde já, agradeço.

Abraços.

Att,

Vinícius Noronha.
Nathalia Nobrega

Nathalia Nobrega

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 26 dezembro 2014 | 15:08

Boa tarde!
Eu gerei as guias separadas, uma 12/2014 e outra 13/2014.
Como sou nova nessa área de DP não sei se pode gerar as duas juntas, também gostaria de saber rs
Consegui também atualizar a guia 13/2014, o site voltou!

Nathalia Nobrega
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 26 dezembro 2014 | 16:39

Augusto, boa tarde. O "normal" é gerar a GPS 12/2014, cujo vencimento é 15/01/2015, em separado, já que não está atrasada.
Ou descarte a GPS emitida e faça uma nova com as competências 12 e 13, que será gerada uma guia só, já que uma das competências já venceu.
Eu prefiro guias separadas, fica mais fácil de controlar ...

LEONARDO FERNANDES

Leonardo Fernandes

Iniciante DIVISÃO 3
há 10 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 10:57

Alguém já gerou o SEFIP de 13º com GPS paga em atraso?

Ao gerar o SEFIP a multa e os juros ficaram diferentes em relação ao cálculo realizado pelo sistema da receita federal quando gerei a GPS, apesar de já ter atualizado o SEFIP com as tabelas dos índices de recolhimento em atraso do INSS disponibilizada no site da CEF para 01/2015...

Tuany Alessandra

Tuany Alessandra

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 11:09

Bom dia pessoal

É a primeira vez que faço essa competência 13 e estou mais perdida que tudo, meu superior havia me informado que o vencimento da competência 13 seria dia 20/01/2015. Então nesse exato momento finalizei, fui passar pra ele conferir ele me diz q não sabe quando é o vencimento porque ele não sabe :(.

Dei uma pesquisada e vi que o vencimento dela foi dia 19/12/2014.

li os post acima, pelo que entendi deverá ser feito aquele recalculo de GPS da competência 13 ( igual é feito com qualquer INSS mensal em atraso)

estou certa?

Drianny Andrade Polari

Drianny Andrade Polari

Prata DIVISÃO 2 , Analista Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 11:31

Isso mesmo Tuany... Você entra no site Sal Web e faz o recalculo informando a competência 13/2014... Você já fez a SEFIP 13/2014? Lembra que é preciso enviar também...

"Só sei que nada sei, e o fato de saber isso me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa." - Sócrates
LEONARDO FERNANDES

Leonardo Fernandes

Iniciante DIVISÃO 3
há 10 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 11:53

Em relação ao SEFIP da competência 13, quando a GPS é paga em atraso,

"a opção PREVIDÊNCIA SOCIAL – em atraso, do SEFIP (na abertura do movimento) não deve ser utilizada. A GPS gerada pelo SEFIP deve ser desprezada e calculada manualmente, considerando a nova data prevista pela MP nº 447 e a incidência de multa e juros previstos pela MP nº 449 . "

Fonte: http://www.receita.fazenda.gov.br/Novidades/Informa/Sefip.htm

Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade