Davi
Prata DIVISÃO 1 , AssistenteBom dia,
Fui questionado pelo cliente, e como não sou dessa área, fiquei com a seguinte dúvida :
MEI é um tipo de pessoa jurídica, ou é um uma forma de tributação de empresario individual ?
Obrigado.
respostas 9
acessos 13.742
Davi
Prata DIVISÃO 1 , AssistenteBom dia,
Fui questionado pelo cliente, e como não sou dessa área, fiquei com a seguinte dúvida :
MEI é um tipo de pessoa jurídica, ou é um uma forma de tributação de empresario individual ?
Obrigado.
Eric Pereira
Ouro DIVISÃO 1 , Assistente AdministrativoVisitante não registrado
Fernando H. Buzaneli
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)Davi, bom dia
Apenas complementando as respostas dos colegas, apesar do MEI e o Empresário Individual terem inscrição no CNPJ, de acordo com o código civil, não são consideradas Pessoas Jurídicas, é uma legislação confusa, mas segue abaixo texto da Lei.
Código Civil
LEI No 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002.
Marcelo Junior
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Como nosso amigo Fernando disse o MEI e o EI não são considerados pessoas Juridicas, pois não registram personalidade juridica ou seja, não há separação de bens do sócio e da empresa é tudo a mesma coisa.
Davi
Prata DIVISÃO 1 , AssistenteEntão, MEI é um tipo de tributação diferente para os empresários individuais ?
Todo MEI é um empresário individual, mas nem todo EI é um MEI. Correro ?
Muito obrigado a todos pela ajuda !
Marcelo Junior
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Davi Isso mesmo Davi, o pensamento é confuso mais é esse.
Davi
Prata DIVISÃO 1 , AssistenteMarcel,
É bem confuso mesmo, mas acho que entendi.
Pelo que pude notar, Empresário individual é uma pessoa física que exerce empresa. Já o MEI, é uma forma de tributação diferenciada para os EI que foi criada para tirar os trabalhadores da informalidade.
O grande problema, é que a maioria das pessoas não entende que o MEI é mais uma das opções que o empresario individual tem para ser tributado.
Estou pensando corretamente ?
Fernando H. Buzaneli
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)Não Davi, não é exatamente isso.
o MEI tem como principal diferença do E.I. o fato de que pode ter somente um funcionário registrado e seu faturamento anual não pode ultrapassar R$60.000,00, dentre outras particularidades operacionais...
Apesar de a diferença não ser tão grande, principalmente no que diz respeito a responsabilidade ilimitada (mistura patrimonial), o MEI não é uma forma de tributação do E.I. e sim um "tipo jurídico".
Os regimes de tributação são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
Marcelo Junior
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Davi, isso Davi, certinho, chegou onde eu não estava conseguindo explicar kkkkk
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade