x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 68.179

Contabilização de ações??? URGENTE

Eusebio Luis Pinto Junior

Eusebio Luis Pinto Junior

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 4 junho 2008 | 14:43

Olá caros colegas, boa tarde!

A empresa que trabalho acaba de adquirir ações na BOVESPA, pergunta:

1º Como contabilizar a compra?
2º Como contabilizar a venda?
3º como contabilizar o recebimento de dividendos?


Desde já agradeço a todos.

Eusebio Luis

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 4 junho 2008 | 15:12

Caro Eusebio, muito boa tarde.

Lá no subgrupo Investimentos do Ativo Permanente devem ser classificadas as participações societárias permanentes, assim entendidas as importâncias aplicadas na aquisição de ações e outros títulos de participação societária, com a intenção de mantê-las em caráter permanente, seja para se obter o controle societário, seja por interesses econômicos, entre eles, como fonte permanente de renda, ok?

Essa intenção será manifestada no momento em que se adquire a participação, mediante sua inclusão no subgrupo de investimentos (caso haja interesse de permanência) ou registro no ativo circulante (não havendo esse interesse ou seja se há intenção de aliená-las até 12 meses).

Será, no entanto, presumida a intenção de permanência sempre que o valor registrado no ativo circulante não for alienado até a data do balanço do período-base(ou um exercício) seguinte àquele em que tiver sido adquirido o respectivo direito.

Notar que a intenção de permanência, em certos casos, conforme esclarece o Parecer Normativo 108/78, é presumida em função de critérios estabelecidos em lei(procure observar a leis das AS) Assim a participação da companhia em sociedades coligadas e controladas, dados os reflexos da aquisição do investimento (expressiva participação no capital ou, então, assunção do controle societário) reveste-se da intenção de permanência.

Será ainda presumida a intenção de permanência em relação às participações em sociedades por quotas de responsabilidade limitada, em razão da ausência de título representativo da respectiva quota e pela formalidade exigida para a sua transferência, notadamente a necessidade de contrato escrito, registrado no órgão competente.

Então contabilmente falando teríamos ai as seguintes situações:

O valor de custo de aquisição será debitado à conta que registrar o investimento e creditado à conta de origem dos recursos (caixa, bancos cta. Movimento, contas a pagar, etc.).

Exemplificando:

D - Cia panelinha de barro (IAP)
C - Bancos Cta. Movimento (AC)

Onde:
IAP = Investimentos Ativo Permanente
AC = Ativo circulante

Ps... confira aqui há uma abordagem muito boa inclusive com exemplos elucidativos.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Eusebio Luis Pinto Junior

Eusebio Luis Pinto Junior

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 4 junho 2008 | 15:18

Cláudio Rufino muito obrigado!!!

A intenção e comprar e vender de acordo com as oscilações do mercado, sem caráter de permanência.

A dúvida que me resta é quanto aos dividendos, devo creditá-los ao investimento ou a uma receita financeira com incidência da COFINS????

Desde já agradeço

Eusebio Luis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade