x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 37

acessos 50.727

Ajuste exercicios anteriores - Lucros ou prejuizos acumulado

Daniela

Daniela

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 25 junho 2018 | 12:25

Boa Tarde,

Em 2017 um colega lançou a provisão de imposto de renda e a contribuição de forma errada, lançando O débito, e o crédito em contas do passivo, ou seja, o imposto de renda zerou, e a conta no qual esta errado (débito), esta transportando para 2018 um saldo negativo... como faço para reajustar isso: ?

D: Ajustes Anteriores
C: Provisão p/ Imposto de Renda

e depois como faço para zerar ajustes anteriores? pois não interferiu no meu lucro.

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 25 junho 2018 | 23:22

Daniela, boa noite..tudo bem
1-sua empresa é pelo l.real?
2- provisão de ir e cs em 2017, deu lucro?
se é ir e cs a pagar com vencto em 2018, vc pode transferir para conta de ajuste no PL e depois transferir para o resultado acumulado e depois para reservas, etc....

pelo que vc escreveu seu colega debitou e creditou a mesma conta tanto para ir como cs? acredito que foi ir e cs a pagar..foi isso que aconteceu?.....se foi isso credita a conta de impostos a pagar e debita ajuste, transfere para lucros acumulados e depois para reservs, etc,


caso eu esteja errado, me corrijam.....abs

obs.: Respectivos saldos de lucros acumulados precisam ser totalmente destinados por proposta da administração da companhia no pressuposto de sua aprovação pela assembléia geral ordinária.


Observe-se que a obrigação de essa conta não conter saldo positivo aplica-se unicamente às sociedades por ações.

André Luiz Alves da Silva

André Luiz Alves da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 28 março 2019 | 17:05

boa NOITE, uma empresa fechou o balanço de 2016(com prejuízo), mas depois de encerrado tudo já em 2017 constatou que não foram lançadas despesas OCORRIDAS em 2016.
Em 2017 foram apuradas e lançadas os valores correspondente as despesas de 2016 na conta "PL=ajustes de exercícios anteriores" e posteriormente foram transferidos para a conta de prejuízos acumulados (não transitando. pelo resultado de 2017).
Na ECF de 2016 ficou registrado o valor do prejuízo sem considerar estes ajustes.
Na ECF de 2017 na parte B do lalur esta registrado o prejuízo ate 2016 (saldo inicial de 2017)e sem estes ajustes.

Gostaria de saber passo a passo de como registrar na parte B o valor corresponde aos ajustes de exercícios anteriores lançados em 2017 referente a 2016 para que eu possa compensa-lo com o ir e cs a partir de 2017?
qual conta relacionar com este ajuste na parte B? 
se caso precisem de mais informações me avisem
Boa tarde, Edson! Você conseguiu resolver essa questão? Estou com a mesma situação. Caso tenha resolvido, favor informar como você fez,

Abs,

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 20 abril 2020 | 16:06

André Luiz Alves da Silva, boa tarde, tudo bem, me desculpe pela demora do retorno.

então como as despesas eram de 2016, e já tinha sido encerrado o balanço. entregue a ecd e ecf.
assim estas despesas foram lançadas em 2017 como ajuste de exercícios anteriores e lançadas na parte B do lalur em 2017, mas no historico foi descriminado que eram de 2016) .
Obs.: em 2016 foi apurado prejuízo fiscal .
caso precise de mais alguma coisa me avisa., e voce chegou a fazer algo sobre este respeito?

CASO ALGUÉM DOS COLEGAS TENHAM ALGO PARA ACRESCENTAR, CORRIGIR, FIQUEM A VONTADE..

LAURA CORNELIO COSER

Laura Cornelio Coser

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 9 julho 2020 | 11:43

Bom dia Colegas
Uma duvida. Uma empresa distribuiu lucros ao sócio no ano de 2019 porém não avisou o escritório. Já foi encerrado o exercício e enviado o Sped Contábil.
Como fazer a correção desse lançamento usando a conta ajustes de exercícios anteriores?
Aguardo a colaboração de vcs.
Obrigada

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 9 julho 2020 | 11:58

Laura,
se a empresa distribui lucro, provavelmente teve movimentação bancaria9extrato) ou no controle de caixa, certo? no fechamento de 2019 o saldo do caixa e do banco foi conciliado?

quando voce afirma que a ecd foi enviada é referente a 2019 enviada agora em 2020? se for eu retificaria a ecd

LAURA CORNELIO COSER

Laura Cornelio Coser

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 9 julho 2020 | 13:50

Edson
Foi feito retirada de mercadorias, que agora os sócios estão em litígio e querem que seja lançado como lucros distribuídos. Não foi emitido nota, obviamente, iam fazendo retiradas conforme a necessidade.
Na verdade essa orientação foi feita por um advogado e eu me posicionei contrária, mas sabe como é.
Então preciso solucionar e colocar como distribuição de lucros efetuada em 2019 conforme o valor retirado.
Não penso em retificar ECD, até onde entendo, se posso ajustar em 2020, não há por que retificar.
Obrigada pelo retorno

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 9 julho 2020 | 15:04

Laura,i de qualquer forma se foi distribuído com materiais da empresa, provavelmente as entradas destes materiais teve origem (nf) e foram registrados nas empresa tais entradas, então acredito que deva ser emitida nf de saída para justificar  ou um outro documento oficial. O advogado te orientou, mas que vai assinar, quem vai ser a responsável pela contabilidade, acredito que a orientação que ele te passou não foi por escrito, né?

na declaração da PF (socios)  vai ter este "recebimento" de lucros em 2019,  na contabilidade, na ecd e na ecf vai estar registrado em 2020?

Temos que seguir a legislação, competência, etc..etc..

Vamos aguardar outros comentários dos colegas.

e se eu estiver errado, por favor me corrijam..

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.