x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 778

acessos 179.038

ECF : Escrituração Contábil Fiscal

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 16:57

Gabriela

Lhe aconselho a realizar a ECF no computador onde esta a escrituração e depois gerar uma copia de segurança e importar no computador que você desejar.

Caso não seja possível, instale o ECD no computador que você desejar, e após realize os procedimentos descritos nos posts acima.

Espero ter ajudado

Erica V.

Erica V.

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2015 | 12:04

Boa tarde,

Estou com problemas no registro K355 (Saldos Finais da Conta Contábeis de Resultado Antes do Encerramento)
Acontece que tenho varias empresas que não tiveram movimentação nenhuma nas contas de resultado no ano de 2014, a unica coisa que tem no balanço é o saldo das contas de ativo e passivo. Vejo que está correto esse registro não ter nenhuma informação. Será que é um erro do PVA?

alguém teve esse problema? Pode me ajudar? Não sei se estou deixando passar alguma coisa.

obrigada
Erica

Anderson Peixoto Barros

Anderson Peixoto Barros

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2015 | 12:15

Erica boa tarde, essas empresas são tributadas pelo lucro presumido, como fez a transferência de resultado para enviar a ECD ? anual, ou trimestral ? A minha pergunta se dá pelo fato de já ter tido problema neste mesmo registro, no meu caso foi só advertência e tive que enviar assim mesmo, o problema foi porque quando enviei a ECD de duas empresas do presumido, a transferência para conta de resultado foi feita anualmente, a ECD vai de boa, mas na ECF só habilita a opção para trimestral, ai ele dá essa advertência nesse registro e no registro do balanço o K155.

Erica V.

Erica V.

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2015 | 13:09

Anderson Peixoto,

Sim. São lucro presumido, porém não entregamos a ECD porque não estavam obrigadas.

O problema é que as empresas não teveram movimentação nenhuma de contas do resultado, não tem nem como eu fazer a transferência/encerramento das contas.

obrigada

Marcela

Marcela

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2015 | 13:22

Boa Tarde Anderson !!!

Obrigada pela ajudar, baixei o receitanebx, e lá peguei o arquivo do ECD e fiz todo o procedimento que você me falou e deu certo !! Só tive que fazer em outra máquina para poder ficar com um arquivo do ECD transmitido. Mas como você me explicou ele sobrepôs e gerou um arquivo somente assinado.

Att,
Marcela.

Erica V.

Erica V.

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2015 | 13:40

Realmente Anderson, gerei como L e deu certo.

Mas o fato de eu colocar L, não estou querendo dizer que a escrituração foi feita pelo regime de caixa né?
Só vou colocar L porque no manual diz:
" OU Sem Escrituração (Imunes ou Isentas) ou Não obrigadas a entregar a ECD, de acordo com a Instrução Normativa no 1.420/2014." É isso?

obrigada

DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 4 agosto 2015 | 07:53

Bom dia Daniel!

Se suas empresas não entregaram a ECD, então seu tipo de escrituração é "L" (Livro caixa ou sem escrituração)

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
daniel faria de lima

Daniel Faria de Lima

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 4 agosto 2015 | 09:38

Débora, obrigado! Mais uma pergunta? apenas para reforçar, mesmo com escrituração normal posso marcar livro caixa ou sem escrituração? estou com duvida porque não houve ECD mas temos os livros físicos autenticados. Será que me fiz entender?

DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 4 agosto 2015 | 09:46

Daniel eu entendo que esse "L" seja pra se referir a empresa sem Escrituração Contábil Digital ou seja o ECD e não sem contabilidade.
Pois, você pode ter tido contabilidade normal e não entregou o ECD por que sua empresa não estava obrigada, portanto você não possui escrituração.
E tem mais se você colocar escrituração tipo "C" o próprio PVA vai te dar advertências em diversos registros porque ele pede que seja recuperado o arquivo ECD.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
Efraim Abner

Efraim Abner

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2015 | 10:27

Pessoal, Bom dia

minha duvida é a seguinte:

Tenho uma empresa Lucro Presumido que foi obrigada a entrega da ECD, esta foi entregue sem problema algum. Porém, agora gerei a ECF dentro do meu Programa, importei para o programa da Receita, porém não aparece pra mim a opção de "Recuperar ECD".

Como faço?

Alguém pode me ajudar?

Obrigado.

DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2015 | 10:38

Bom dia Efraim!

Primeiro você tem que gerar seu arquivo ECF com o tipo da Excrituração "C"
Segundo importe o arquivo pra dentro do PVA e valide o arquivo.
Na ABA (ESCRITURAÇÃO) tem uma seta é só clicar nela que a segunda opção é RECUPERAR DADOS DA ECD
Ele te pedirá que importe o arquivo transmitido.

Pronto!

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
Efraim Abner

Efraim Abner

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2015 | 10:50

Fiz o que a Debora Feitosa me disse, agora deu certo.

Muito Obrigado!!

Surgiu um outra duvida, que é o seguinte:

Todas as empresas Lucro Presumido, obrigadas ou não a ECD, precisam recuperar ECD?

Ou seja, tenho empresas Lucro Presumido que não foram obrigadas a ECD, para a ECF preciso gerar a ECD, transmitir, para depois fazer a ECF ?

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2015 | 11:01

Efraim Abner

As empresas do lucro presumido não obrigadas a ECF você gera o arquivo de importação no seu sistema contabil e marca como "L", até porque se você for gerar a ECD e não transmitir vai estar errado, e se transmitir a ECd agora vai estar em atraso.

Então para as empresas com ECD você marca "C" e faz a recuperação, para as demais que não foram transmitidas ECD você marca "L".

DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2015 | 11:10

Não!

Pois se você não tem escrituração pra recuperar você tem que marca a opção "L" que é justamente para empresas sem escrituração.

Gente o tipo de Escrituração "L" é exatamente igual a antiga DIJP é só comparar.
Portanto está correta.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
Clovis Gambaro

Clovis Gambaro

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2015 | 11:17

Bom dia colegas....sobre as Assinaturas da ECF, sei que são duas, estou assinando como Contador e também possuo Procuração Eletrônica do CNPJ, essa procuração servirá ou terei que fazer procuração eletrônica do CPF do Responsável do CNPJ ?
Alguém passou por algo assim ?

Se puderem ajudar, agradeço desde já.

Atenciosamente

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2015 | 11:19

No manual da ECF esta especificado os motivos de se usar C ou L.

Como a Debora Falou algumas vezes, mesmo tendo a escrituração contabil da empresa você deve marcar L caso não tenha enviado o ECD.

Você deve prestar atenção em outros dados que deve ser preenchidos e que o validador não marca como erro ou advertência.

Aconselho a repassar campo por campo da ECF, tendo ou não recuperado os dados da ECD. Pois notei que há dados que mesmo não preenchidos não acusa e valida o ECF.

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2015 | 11:22

Clovis,

Você poderá passar com a procuração da SRF da empresa.

As assinaturas no ECF podem ser de e-CPF e e-CNPJ, então pode ser com a procuração.

Se você marcou na procuração a opção de serviços a serem criados, a sua procuração ira servir

DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2015 | 11:24

Isso mesmo Rafael!

O meu sistema ele gera o arquivo ECF e pede que eu preencha outros campos além de faturamento como por exemplo:
Capital Social, saldos de caixa e bancos, estoque atual e anterior, compras entre outros..

É só verificar se todos os campos da ECF estão preenchidos.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
Página 3 de 26

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.