x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 2.932

Como deve ser a descrição dos itens na NF de devolução.

FABRÍCIO SANTOS

Fabrício Santos

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 28 abril 2015 | 15:33

Olá a todos,
gostaria de saber se existe uma norma especifica a respeito da descrição dos itens nas NFs de devolução, porque a empresa em que trabalho recebeu uma NF de devolução em que a descrição dos itens eram bem diferentes da descrição dos itens que foram na NF de venda.
Isto pode gerar algum problema?

Desde já agradeço a ateção.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 28 abril 2015 | 15:42

Fabricio, boa tarde

Os itens tem que ser exatamente iguais.

Pode trazer problemas, falando claramente, dar saída em uma geladeira e ser devolvido um carro está totalmente incoerente, na teoria parece um exemplo exagerado, mas na pratica é exatamente isso.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
RODRIGO SILVA MOREIRA NUNES

Rodrigo Silva Moreira Nunes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 28 abril 2015 | 16:09

E no caso de nomes específicos na NF de venda, pode-se devolver com o nome do produto cadastrado no meu sistema ? Deixo claro que o NCM e os demais dados são idênticos ao da NF de venda.

Para ficar claro, segue um exemplo.

Um industria de material de limpeza, me vende um produto cuja descrição na NF de venda é "POT E PAN" mas o produto nada mais é que "Detergente Liquido Neutro". ou "JET DRY" que na verdade é "secante para maquina de lavar louças" na minha NF de devolução, devo colocar o nome que está na venda ? Logo, terei que cadastrar em meu sistema todos os nomes dos produtos que meu fornecedor utilizar na NF de venda dele caso eu tenha que devolver ?

At

Rodrigo S M Nunes
Administrador / Contador
31 8468-0643
" A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original "
Hugo Leonardo

Hugo Leonardo

Prata DIVISÃO 3
há 8 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 16:12

Tava fazendo uma busca sobre o assunto e acabei parando aqui rs.

Aproveitando, discordo do posicionamento dos colegas. Na nota fiscal de devolução, utiliza-se a nomenclatura cadastrada no seu sistema para controle desses itens. Obviamente, a descrição deve ser precisa, quanto as caracteristicas do produto. Se fosse feito da forma citada, teriamos um inventário enorme com diversos produtos iguais, já que nem sempre os fornecedores são os mesmos. Imaginem a seguinte situação:

Eu compro uma pequena lixeira do fornecedor "A". Na descrição do produto tem "Lixeira Pequena"
Depois compro uma pequena lixeira do fornecedor "B". Na descrição do produto tem "Lixeira de pequeno tamanho"

Obviamente, não irei cadastrar dois itens diferentes para o mesmo produto somente pelo fato de vir com nomes diferentes. Posso, e devo, ter um cadastro único para dar entrada nesses produtos.


"Uma vida não questionada não merece ser vivida"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.