Maria Aparecida Vieira
Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscalquando compramos mercadoria de uma empresa que faz a venda com a cfop 5403 ou 5405. como devemos proceder ?
grata,
cristina
respostas 59
acessos 437.897
Maria Aparecida Vieira
Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscalquando compramos mercadoria de uma empresa que faz a venda com a cfop 5403 ou 5405. como devemos proceder ?
grata,
cristina
Luis Urtado
Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)Maria Cristina SalesMaria Cristina Sales - Bom dia
Como assim voce poderia especificar melhor a sua duvida, estas mercadorias vc ira revender.
Maria Aparecida Vieira
Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita FiscalEntra como uso e consumo, minha duvida é por ser substituição tributária não precisamos pagar o icms?
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador , Contador(a)Emerson Takeshi Kian
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa tarde!!!
Aproveitando esse topico, gostaria de esclarecer umas duvidas:
* Uma empresa do ramo de Com. var. de Mat. Eletrica q compra por exemplo: cabos flexiveis (Sil - Ind. e Com. Mat. Eletr. Ltda) c/ Cfop 5.401, CF 8544.49.00 e Sit. Trib. 010, qual o Cfpo que eu utilizo p/ a revenda desses produtos Cfop 5.403 ou 5.405? E a CF e a Sit. Trib. qual eu uso tbm?
Pergunto pq quando for lançar no NFP o programa pede essas informações.
Se algum colega puder me ajudar eu agradeço!!
Obrigado!!!
Luis Urtado
Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa Tarde - Emerson Takeshi Kian
Luiz Franklin
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeBoa Noite,
Gostaria de tirar uma dúvida qual seria o CFOP equivalente ao 5405?
Exemplo quando registramos as notas de entradas elas vem do fornecedor 5102 e registramos 1102, 5403 e registramos 1403, . . .
No caso do CFOP 5405 ?????
Valter A. Xavier
Prata DIVISÃO 2 , Não InformadoLuiz,
Acho que esta havendo um erro de conceito na sua escrituração:
O CFOP de entrada não é o correspondente ao CFOP da saída do seu fornecedor, p.ex. Você compra para seu uso e consumo uma mercadoria de um fornecedor que é uma industria que produz esta mercadoria, na Nota Fiscal do seu fornecedor o CFOP será 5.101 mas no seu registro de entradas deverá constar o CFOP 1.556.
Nos casos de ST, suas entradas devem obedecer:
- compra para industrialização: 1.401
- compra para comercialização: 1.403
- compra p/ o ativo fixo: 1.406
- compra p/ uso ou consumo: 1.407
Thiago Rodrigo de Souza Silva
Prata DIVISÃO 4 , Analista FiscalEmerson !!
No seu caso como vc vai ultilizar para revenda as mercadorias vc vai ultilizar o CFOP 5405 por ser contribuinte substituido o 5403 seria se o caso se vc for contribuinte subistituto e a sit. tributaria vc vai usar o 060 pois na compra ja teve a retenção do icms St conforme sua colocação.
Luiz!!
No seu caso vc deve ser comercio de revenda tambem, então ao registra essa nota se for para uso ou consuo usar o cfop 1407 se for para comercialização usar o 1403 e escritura conforme o artigo 278 do RICMS!
Um Otimo dia para todos!
Luiz Franklin
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeNo meu caso será para comercialização vou usar 1403,
Valeu Obrigado!!!
Carlos Albero Rodrigues
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeUma duvida, quando uma empresa do ramo de restaurante, compra uma mercadoria e a transforma, ex: compra queijo para fazer uma lazanha.
O Queijo é considerado, compra para comercialização, industrialização ou uso? Acredito que seja comercialização mais agora fiquei na duvida!
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde Valter A. Xavier,
no meu caso é o seguinte:
Sou de SP, comprei mercadoria com CFOP 5405 de empresa de SP.
Tenho que dar entrada com 1403, certo?
Na nota não veio destacado ICMS.
Se a nota viesse de outro Estado, seria 2403, correto?
Nesta viria o destaque de ICMS de 12% por exemplo.
No caso de outro Estado, eu teria que recolher diferencial?
Como funciona?
Obrigado.
Thiago Abreu
Bronze DIVISÃO 4 , Assessor(a)Boa tarde, Ricardo!
Registrar a entrada com 1.403 dentro do estado e 2.403 fora do estado.
Quanto ao diferencial só existe nas aquisições de "imobilizado ou uso e consumo, bem como sobre os fretes relacionados aos mesmos".
Obs.: Para cobrança de ST na operação interestadualtem que haver procotolo ou convênio entre a UF de origem e destino.
Atenciosamente,
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Certo, e como saber se há protocolo entre SP e PR por exemplo?
Thiago Abreu
Bronze DIVISÃO 4 , Assessor(a)Qual seria o produto?
Thiago Abreu
Bronze DIVISÃO 4 , Assessor(a)Você pode consultar na legislação/RICMS de cada UF.
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Produtos de informática e vestuário.
Informática:
NCM de 8471 a 8473 e 8504 a 8536.
Vestuário
NCM 6204
Thiago Abreu
Bronze DIVISÃO 4 , Assessor(a)Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Então, estou recolhendo diferencial pela Port. CAT 178/2009, onde esses produtos se enquadram..
Cara, me perdoe, mas isso é nojento hein.
Chega dar repúdio..
Poderia ser tão simples com uma só alíquota.
Malditos Políticos!
Thiago Abreu
Bronze DIVISÃO 4 , Assessor(a)Ops, sim está previsto no artigo 319-Z do RICMS/SP.
Isso é só pra dar margem de erro e depois notificarem assim faturarem mais.
"Brasil país de todos...." (impostos)... rsrsrsrs
Se você compra para revenda não deveria recolher diferencial, mas, sim a ST propriamente dita com MVA e etc.
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Sim, eu coloco na observação da Gare que é ST de acordo com a portaria..
Abraço..
Valeu.
Lucilene
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa Tarde,
Também tenho dúvida quando compro mercadorias com o CFOP 5405, que no caso é cerveja para revenda e CFOP 5403, cigarro, é uma empresa do simples nacional, o que devo fazer? Preciso recolher alguma coisa? No sistema para emissão do DAS preciso informar que a revenda foi com substiuição tributária? E no livro de registro de entradas, é preciso destacar algum imposto?
Por favor me ajudem, estou perdida!!
Obrigada
Lucilene
Kely Gonçalves
Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeBom dia Luciene
em ambos os casos (cerveja e cigarro), já houve pgto antecipado de ICMS - através de Subst. Tributária. Portanto vc não vai precisar recolher nada de ICMS.
E por sua empresa ser enquadrada no Simples, no Livro de Entradas só precisará informar o valor Contábil das notas de compra, não se preocupe com ICMS de ST, B.C., etc...
No DAS vai sim ter que informar a Substituição Trib. Escolha a opção REVENDA com SUBST. TRIB. e depois, onde se informa o valor, vc marcará a opção ICMS > Subst. Trib.
Espero ter ajudado. Caso contrário, volte a perguntar.
tenha um bom dia.
Kely
Lucilene
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Kely, muito obrigada pelas informações!
Me ajudaram bastante, mesmo!
Um abraço!
Lucilene
Lucilene
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa Noite,
Também tenho dúvida quando uma empresa do Simples compra materiais de informática para revenda.
No sistema do DAS também é revenda com substiuição tributária?
Obrigada e aguardo
Lucilene
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Lucilene, precisa informar que é venda com ST sim no cálculo do DAS, apesar de, geralmente, quando venda p/ consumidor, difícil controlar o que é com ou sem ST.
Mas informe que é com ST no cálculo sim.
O mais complicado é a diferença de alíquota, quando ocorrem, e o cálculo dos IVAs dos produtos.
Quem entende muito bem disto é o sr. João, aqui da postagem. Eu sempre o consulto, pois ainda fico perdido nos cálculos, devido à complexidade da legislação que trata.
Abraço.
Carlos Augusto da Silva
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidadebom dia, não encontrei resposta a minha duvida que coloco abaixo:
Uma empresa comprou um bem para o Ativo Imobilizado (veículo) com o CFOP 5.405, demos entrada na contabilidade pelo CFOP 1.551.
Agora preciso baixar esse imobilizado por perda total, o seguro quer a nota, o CFOP que devo utilizar é o CFOP 5.551 - venda do ativo imobilizado?
Minha dúvida é essa, pra mim não seria venda ou estou equivocado?
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Carlos,
acredito que a nota cuja qual a seguradora se refere é a de Entrada do Veículo, de quando a empresa o adquiriu.
O CFOP 5.551 caracteriza venda de ativo imobilizado, e não é este o fato que está ocorrendo, pelo que entendi.
A baixa ocorre na contabilidade, através de um Boletim de Ocorrência policial, informando a perda do mesmo.
Verifique na seguradora se é esta nota fiscal que a mesma deseja.
Acredito que seja.
Izaaque Victor da Silva
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Carlos, há seguradoras que exigem sim, Nota Fiscal. E estão agindo corretamente, pois necessitam legalizar a entrada em seu estoque de salvados, etc..
O CFOP é 5.551.
Esses salvados serão revendidos pelas seguradoras com suas respectivas notas fiscais.
A baixa do ativo, será embasada na sua Nota Fiscal de Venda e no Documento de Transferência do Veiculo.
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Carlos,
se foi realmente uma venda, o Izaaque está correto.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade