x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 34

acessos 4.715

Cert. Digital - Proc. Eletrônica

Simone Matheus

Simone Matheus

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 22 julho 2008 | 11:09

Bom dia a todos,
Fiz a procuração eletrônica e levei na SRF...eles nem sabiam exatamente do q se tratava...depois de um mês fui até lá novamente e me informaram q ainda não estavam mexendo com essas procurações...já fazem mais de dois meses e ainda não consigo acessar as empresas...Vcs tb estão com problemas??
E outra coisa, pra q serve aquele cadastro de procuração eletrônica (dentro da pág. de cert.digital) se só cadastra pra q eu seja delegante?????

Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Simone Matheus

Simone Matheus

há 16 anos Quinta-Feira | 24 julho 2008 | 09:30

Bom dia, Demostenes...mas vc fez e levou na SRF? E vc soube q estava liberado só em acessar? Vc entrou pelo site da receita (no e-cac)? Qdo entro lá, diz q a procuração não existe...

Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 24 julho 2008 | 09:58

Bom Dia Simone

Acabeei de chegar da Receita Federal onde entreguei os documentos da Procuração Eletronica de um cliente. O rapaz só disse que estava tudo certo e que a partir da tarde de hoje posso acessar a autorização da P.Dig.

Acho que o problema esta na Rec.Federal de sua cidade, converse melhor com quem te atendeu.

abraços Osvaldo

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
demostenes dias da rocha

Demostenes Dias da Rocha

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 24 julho 2008 | 10:07

Oi Simone,

Primeiramente entreguei os docs no posto da receita.
Procuração c/firma reconhecida por AUTENTICIDADE, xerox autentica CIC/RG do outorgante e do outorgado.
No dia seguinte entrando pelo meu certificado ja constava "procuração cadastrada, esperando liberação".
Após uns 4 dias ja estava liberado com acesso a todos os serviços.
Se vc entregou os docs certos deve ter um protocolo, vá no posto da RF e peça esclarecimento porque da demora.

att

Demostenes

Simone Matheus

Simone Matheus

há 16 anos Quinta-Feira | 24 julho 2008 | 10:17

Obrigada, Demostenes e Osvaldo...eu tenho mesmo um protocolo com data de 16/05...fui lá verificar mês passado e disseram q ainda não sabiam de nada (pode!!!)...vou lá de novo tentar me informar com algum fiscal...Obrigada pela dica...
Abç,

demostenes dias da rocha

Demostenes Dias da Rocha

há 16 anos Quinta-Feira | 24 julho 2008 | 17:10

Osvaldo

Vc entra no eCAC com o seu certificado digital.
http://www.receita.fazenda.gov.br/atendvirtual/default.htm
Clica no menu "Atuar como procurador ou responsavel legal"
Clica em Procurador da Pessoa Juridica-CNPJ
Coloca o CNPJ da empresa e clica em alterar
A partir deste ponto vc ja esta na pagina da empresa tendo acesso a todos os serviços.
É ó clicar em serviços disponiveis e escolher a sua opção

att

Demóstenes

demostenes dias da rocha

Demostenes Dias da Rocha

há 16 anos Sábado | 26 julho 2008 | 10:05

Osvaldo,

Na mensagem anterior tem todo o caminho , entrando no serviços disponiveis tem a opção Situação Fiscal.
O certificado vc instala no Internet Explorer ou Firefox, conforme o seu navegador.
No IE vc entra em ferramentas, opções da internet, conteudo, certificados, importar, avançar, procurar...
Indicada onde esta o certificado (disquete ou cdrom)
Em tipo de arquivos, escolha "todos os arquivos", clica 2 vezes no certificado e siga as instruções.

Demóstenes

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

há 16 anos Sábado | 26 julho 2008 | 20:47

Boa Noite Demostenes
Grande abraço
Eu ainda preciso tirar uma duvida. Qaundo eu fiz a nova carteira do contabilista(verde) foi me dito que teriamos o direito de um ano de certificação digital gratis. Agora com suas informações eu cheguei no procedimento correto, so que quando o internet explorer, ele pede o arquivo do certificado, aí então vem a duvida. Ou não estou sabendo interpretar ou terei que falar na segunda feira com o CRCSP. sobre a promessa acima. Mas deixo aqui o meu email; @Oculto
Muito obrigado pela sua disposição em me ajudar. Tenha um bom fim de noite e grande domingo.
Osvaldo

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

há 16 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 11:02

Amigos, protocolei uma Porc. eletrônica na Receita Federal da minha cidade ontem, 29/07/2008, gostaria de saber como proceder agora, devo fazer algo no site pra poder obter um tipo de chave ou alguma outra coisa?

É a primeira que fiz, por isso estou meio "perdido" no assunto.

ATT

Paulo Alberto
Técnico em Contabilidade
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
demostenes dias da rocha

Demostenes Dias da Rocha

há 16 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 11:35

Paulo

Primeiro vc já deve ter tirado o seu certificado digital e instalado no internet explorer ou firefox.
Depois vc faz a procuração de alguma empresa ou pessoa fisica passando poderes para vc.
Entrega na receita federal, com firma reconhecida por autenticidade , xerox autenticada cic/rg do outargante e outorgado.
Após no maximo uma semana vc deve entrar no e-cac da receita federal com o seu certificado digital.
No menu horizontal, tem ATUAR COMO PROCURADOR OU RESPONSAVEL LEGAL.
Escolha a opção Procurador da Pessoa Juridica - CNPJ
Entre com o cnpj e a partir desse ponto vc ja estara logado como procurador, tendo acesso a todos os serviços.
Nesta mesma opção vc pode tentar entrar ja no dia seguinte ao protocolo da RF para consultar como esta o andamento da procuração.

qq duvida é só postar

Demóstenes
@Oculto

André Controller

André Controller

Prata DIVISÃO 2 , Controller
há 16 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 11:37

Bom dia.

Complementado os posts acima, seguem as orientações do site da RFB:

"Orientações Gerais

A Instrução Normativa RFB nº 823, de 13/02/2008, instituiu a procuração que outorga poderes a terceiro, para que este, em nome do outorgante, utilize, mediante certificado digital, os serviços disponíveis no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

Não há necessidade do outorgante possuir certificado digital para instituir a procuração nos termos da Instrução Normativa RFB n° 823, de 13/02/2008.

Essa procuração deverá ter a firma reconhecida por autenticidade, ou seja, o outorgante terá que comparecer pessoalmente ao cartório e assinar a procuração perante o funcionário.

Essa procuração deverá ser entregue em uma Unidade de Atendimento, no prazo de 30 (trinta) dias contados da data de sua emissão, acompanhada de cópias autenticadas dos documentos de identidade do outorgante e outorgado, para que ela seja conferida e validada no sistema. Somente a partir da aceitação da procuração na Unidade da RFB, é que o possuidor do certificado passará a ter acesso aos serviços, em nome do outorgante.

A procuração tem validade máxima de 2 anos, contados da sua emissão pelo aplicativo disponível na página da RFB, e com a proibição de subdelegação.

Os poderes delegados pelo outorgante, em hipótese alguma, poderão ser modificados por servidor da RFB.Esta procuração não tem validade para o atendimento presencial. Ela será validada para utilização exclusiva nos serviços que exigem certificação digital no e-CAC.

A procuração poderá ser cancelada a qualquer momento pelo outorgante no sítio da RFB, porém o mesmo deverá saber qual a palavra-chave que utilizou para a emissão da mesma. Para o cancelamento na Unidade de Atendimento da RFB, o outorgante deverá comparecer pessoalmente no mesmo local onde a procuração foi entregue e validada.

O outorgante poderá indicar quais poderes quer delegar, ou poderá optar por indicar todos os serviços. No caso de utilizar a opção todos os serviços, o outorgante estará delegando poderes, inclusive, para aqueles serviços que vierem a ser disponibilizados futuramente no sistema de Procurações Eletrônicas do e-CAC"

AMS
Jose Paulo Franceschini

Jose Paulo Franceschini

Prata DIVISÃO 1 , Analista
há 16 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 16:46

Amigo André,

Preciso cancelar a procuração eletronica de meu cliente ao contador anterior, mas não sei bem como fazer, mesmo pq meu cliente não se lembra da senha que cadastrou, e tambem preciso alterar o quadro de socios pois houve uma alteração contratual.

Pode me ajudar nesse assunto?

Obrigadão

Simone Matheus

Simone Matheus

há 16 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 17:13

Boa tarde, Osvaldo...
qto à sua dúvida em relação à gratuidade do certificado, é o seguinte: o q vc precisa é comprar a leitora do cartão...daí sim vc terá esse um ano grátis...tente se informar no site do próprio CRC...lá tem algumas dicas sobre certificação digital...
Espero ter ajudado...

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

há 16 anos Quinta-Feira | 31 julho 2008 | 10:38

Bom Dia Simone
Eu só descobri isso ontem, é preciso realmente comprar a leitora do cartão para vc. poder ter acesso, mas estou pensando se vale a pena esse custo. Obrigado pela informação
Osvaldo

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
ANNE MONIKA HEIDRICH DUARTE

Anne Monika Heidrich Duarte

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2008 | 02:00

Boa noite, complementando os postados acima.... aqui e SC a RF não aceita mais a procuração, deu cliente deve ter seu próprio certificado digital. E ele entra no site da RF e faz o pedido de procuração autorizando vc a entrar na empresa e fazer as buscas necessárias.
Vcs. tem algo a respeito?
Att
Anne

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

há 16 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2008 | 09:09

Colegas Bom Dia
Existe ainda uma série de duvidas: Eu preciso realmente ter uma leitora de cartão, ou, na hora da certificação com a presença, eles nos fornecem um disquete ou um cd. rom que instalado no pc. substitui a leitora. Essa é a grande duvida.
Aguardo algum colega que possa me ajudar
abçs.
Osvaldo

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
demostenes dias da rocha

Demostenes Dias da Rocha

há 16 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2008 | 10:43

Osvaldo

Quando faz o pedido vc escolhe o tipo de certificado que vc quer. Com midia (leitora) ou sem midia (disquete/cd rom).
No SERASA o modelo A1 (sem midia) custa R$ 110,00 por ano.
O modelo A3 (com leitora inclusa) custa R$ 290,00 valido por 2 anos.
Eu prefiro os modelos sem midia, pela mobilidade, pois posso carregar e fazer backups dos certificados em pen drives, cd rom, colocando todos juntos e acessando em qualquer computador.
Com a leitora e cartões vc fica limitado a um PC, ou quando for passar para outro PC tem que instalar a leitora, driver, etc.
No modelo sem midia vc tb pode instalar o certificado em diversos PCs ao mesmo tempo, com o cartão não.
Se a leitora der defeito vai precisar comprar outra, se o cartão quebrar perde a validade.
Em 1 escritorio com diversos clientes ficar colocando e trocando cartão, toma um bom tempo. Nos modelos sem midia o certificado fica instalado direto no pc.
Mas lembrando que o PC precisa sempre estar com antivirus atualizado e com firewall ativo.

att

Demóstenes

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

há 16 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2008 | 20:56

Grande amigo Demostenes Boa Noite
Agora começo a entender, o que eu preciso é o modelo A1 sem midia. Mas ainda uma pergunta: parece que após a compra tem que se comparecer pessoalmente no Serasa. é isso? outra coisa, aqui em Limeira acho que não se pode fazer essa validação pessoal pois não tem Serasa aqui, mas vou procxurar na cidade mais próxima. Se for isso por favor confirme amigão.
Abraços
Osvaldo

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
demostenes dias da rocha

Demostenes Dias da Rocha

há 16 anos Sábado | 9 agosto 2008 | 12:26

Osvaldo

Vc já tem o cartão do CRC com o certificado valido por 1 ano, talvez seja mais interessante adquirir a leitora.
Caso opte pelo certificado A1, não é só o Serasa que emite, contate o CRC, Sescon, Correios da região para saber se algum destes emitem o certificado.
Neste link tem todos os endereços do Serasa

www.certificadosdigitais.com.br

Neste outro link vc faz o pedido e agenda a certificação (sim vc precisa ir pessoalmente no Serasa).

www.certificadosdigitais.com.br

Primeiro faça o cadastro como pessoa fisica, depois faça login e peça o certificado A1. Na primeira renovação vc poderá fazer direto pela internet.

Após a certificação vc recebe o disquete com o certificado. Com ele vc instala no internet explorer e pode começar a usar.
Mas atenção faça cópia do disquete em CDROM ou pen drive, pois qualquer problema com o mesmo vc tera que fazer todo o processo novamente para obter outro certificado.

att

Demóstenes

ANNE MONIKA HEIDRICH DUARTE

Anne Monika Heidrich Duarte

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Domingo | 10 agosto 2008 | 23:06

Olá Demóstenes!
Quando vc se cadastrou, te solicitaram duas senhas. ok!
E recebeu numa folha o teu PIN1, e depois veio via e-mail o PIN2 para liberar o programa de instalação, certo?
POis bem seguyi todos os passos, fiz A3 com leitora, segui o manual, onde eu tinha que trocar minhas senhas, pois onde fiz no sescon com a empresa que faz o cartão(não o serasa), vom o cara não me explicou certo o que era aquelas duas senhas.
Fiz a primeira tentativa como diz o manual, e o que aconteceu??? de erro e perdi a 1ª tentativa, entrei em contato e pedi o como proceder, aí que ele me explicou que as senhas que eu passei no dia que tirei o certificado, o a 1ª era o PIN e a 2ª era o PUC que eu precisava para continuar, ok, fiz, e deu erro, agora se eu tentar de novo bloquei minha carteira do CRC digital, vc poderia me orientar do procedimento?, pois lá com o certing(acho que é assim no nome) o cara não sabe o que dizer!
Grata desde já.
Abraços
Anne

MELISSA VILLAR

Melissa Villar

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Tecnologia
há 16 anos Terça-Feira | 12 agosto 2008 | 15:22

Olá pessoal,
Estou com uma dúvida em relação ao cadastro de procuração eletrônica. A IN RFB nº 823, de 13 de fevereiro de 2008, em seu Art. 1º diz que: "

As pessoas físicas ou jurídicas poderão outorgar poderes a pessoa física ou jurídica, por intermédio de procuração, para utilização, em nome do outorgante, mediante certificado digital, dos serviços disponíveis no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).
"

Eu gostaria de saber se podemos cadastrar na RFB, para acesso ao e-CAC, mais de um procurador (e-CPF) por e-CNPJ para utilizar a opção "Todos os serviços existentes e os que vierem a ser disponibilizados no sistema de Procurações Eletrônicas do e-CAC...".

Agradeço a atenção,
Melissa.

Simone Matheus

Simone Matheus

há 16 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2008 | 10:29

Bom dia, Anne...a primeira senha é a q vc cadastrou no dia q pediu o certificado...eu tb tive problemas nos primeiros acessos...Mas entrei em contato com o Sescon e eles me auxiliaram...vc já tentou?

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: