x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 1.975

compensação simples nacional

Mariana Nogueira

Mariana Nogueira

Bronze DIVISÃO 5 , Estagiário(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 18:10

Paguei um simples duas vezes da competência do mês 07 de 2015.,
Estamos na competência do mês 08 e ainda não consegui compensar.
Um conhecido havia me dito que tem que entrar com um processo de compensação.

To perdida, alguem poderia me auxiiar!?

VANESSA MELO BARBOSA

Vanessa Melo Barbosa

Prata DIVISÃO 1 , Assistente
há 9 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 09:59

Mariana bom dia,

Tenho um crédito de 05/2015 e estou tentando fazer a compensação mais não consigo , a apuração de 08/2015 ainda não foi paga e mesmo assim não consigo fazer a compensação.
A mensagem que aparece que não débitos.

Alguém poderia me ajudar?

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 10:53

Vanessa Melo Barbosa, conforme o Fernando já mencionou o débito precisa já constar na base de dados da RFB e isso depende da bondade do sistema, a última vez que conversei com um servidor ele informou que demorar uns 60 dias para entrar no sistema. Acredito que esteja mais rápido agora, mais é um pouco demorado mesmo.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
VANESSA MELO BARBOSA

Vanessa Melo Barbosa

Prata DIVISÃO 1 , Assistente
há 9 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 11:06

Então tenho que aguardar essa apuração de 08/2015 com vencimento em setembro entrar no sistema da RFB como débito para compensar 05/2015.
E alguém já aguardou esse tempo todo e conseguiu compensar?
Obrigada pela ajuda.

Vanessa.

RAFAEL CIRICO

Rafael Cirico

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 11:10

Bom dia, tive um caso mês passado.

Aconteceu o seguinte, foi pago em 2014 duas vezes a mesma guia.

Compensei a guia do mês 07/2015, mas infelizmente ela tem que aparecer como débito primeiro, meu caso:

A guia do mês 07/2015 venceu em 20/08/2015, mas só apareceu no dia 07/09/2015 como débito. Dependendo o valor vale a pena pedir o ressarcimento colega, mas dai pode demorar muito mais tempo.

Então a grosso modo você deve esperar a guia vencer e aparecer como débito, deve levar em torno de uns 20 dias então.

Espero ter ajudado.

Att.
Rafael

GEORGE AUGUSTO QUEIROS DE BRITO

George Augusto Queiros de Brito

Iniciante DIVISÃO 1 , Chefe Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 5 janeiro 2016 | 18:57

Boa tarde!

Amigos,

Estou com um problema de compensação parecido com o de vocês.

Faço normalmente a compensação, apenas preciso esperar mais de 20 dias até ficar disponível o débito para compensar.

A dificuldade é quanto ao prazo para o débito está disponível. Percebi que não há vantagem alguma em fazer a compensação (no meu caso), pois o valor que é compenso é justamente o valor do aumento que o DAS tem de juros e multa pelo atraso no pagamento do imposto.
Isso não aconteceria se´o débito estivesse sendo cobrado imediatamente.

Já observei aqui na prática ao analisar outras empresas que atrasam no pagamento do DAS e logo, logo o débito é lançado no sistema.

Porque então, o débito desta empresa que tem saldo a compensar só foi cobrado em mais de 20 dias após o vencimento do débito e o DAS de outras empresas que não possuem valores disponíveis para compensação são comprado em apenas 5 dias após o vencimento?

Creio que existe uma conveniência estratégica (do sistema) que pode muito bem fazer os cálculos antecipadamente e verificar o melhor tempo de permitir a compensação. O que acham? Façam o teste e perceberão o que estou falando.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade