Aristides Torres de Jesus
Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)Prezados Senhores,
Como faço a contabilização do Simples Nacional? Posso tratar ele como um impostos incidente sobre a venda?
respostas 31
acessos 329.153
Aristides Torres de Jesus
Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)Prezados Senhores,
Como faço a contabilização do Simples Nacional? Posso tratar ele como um impostos incidente sobre a venda?
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Bom dia grande Aristides Torres de Jesus.
A contabilização do valor devido mensalmente pela microempresa e empresa de pequeno porte, inscritas no Simples, será determinado mediante a aplicação, sobre a receita bruta mensal auferida, dos percentuais fixados na legislação.
Exemplo:
a) faturamento do mês de março/03 R$ 85.600,00
b) Receita bruta acumulada até o mês de março/03 R$ 250.000,00
c) alíquota aplicável: 5,8%
d) valor devido: R$ 4.964,80
e) Não contribuinte do IPI.
I - Pela provisão do valor a recolher:
D - DESPESAS TRIBUTÁRIAS (Conta de Resultado)
C - IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES - SIMPLES - A RECOLHER (Passivo Circulante) R$ 4.964,80
II - Pelo pagamento:
D - IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES - SIMPLES - A RECOLHER (Passivo Circulante)
C - BANCOS C/MOVIMENTO (Ativo Circulante) R$ 4.964,80
Ou se preferirmos(é muito mais trabalhoso, mas com certeza é bem mais transparente), alternativamente, os registros contábeis poderão ser efetuados de forma mais detalhada evidenciando cada imposto e/ou contribuição em função do respectivo percentual aplicável sobre a receita bruta do mês. Assim, na aplicação do percentual de 5,8% (cinco inteiros e oito décimos por cento), temos:
a) 0,26% X R$ 85.600,00 = R$ 222,56 relativo ao IRPJ;
b) 0,26% X R$ 85.600,00 = R$ 222,56 relativo ao PIS/Pasep;
c) 1% X R$ 85.600,00 = R$ 856,00 relativo à CSLL;
d) 2% X R$ 85.600,00 = R$ 1.712,00, relativo à Cofins;
e) 2,28% X R$ 85.600,00 = R$ 1.951,68 relativo à contribuição para o INSS.
Desta forma teremos os seguintes lançamentos contábeis:
I - Pela provisão do valor a recolher:
D - DESPESAS TRIBUTÁRIAS (Conta de Resultado),
IRPJ R$ 222,56
PIS/Pasep R$ 222,56
CSLL R$ 856,00
Cofins R$ 1.712,00
INSS R$ 1.951,68
C - IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES - SIMPLES - A RECOLHER (Passivo Circulante) R$ 4.964,80
II - Pelo pagamento:
D - IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES - SIMPLES - A RECOLHER (Passivo Circulante)
C - BANCOS C/MOVIMENTO (Ativo Circulante) R$ 4.964,80
Bons estudos!!!
Antonio Luis Ferreira da Silva
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Claudio,
Belessimo trabalho, sou recém formado e estou aprendendo muito com vocês aqui.
Um Forte abraço!
Antônio Luís
Mauro França
Iniciante DIVISÃO 2 , Estagiário(a)muito bom, tmb estou aprendendo muito!
Mauro França
Iniciante DIVISÃO 2 , Estagiário(a)só tenho uma dúvida; nas operações de compra e venda com o icms e outros impostos, eu lançarei na contabilidade pelo valor total da nota?
Helem Senna de Campos
Bronze DIVISÃO 3 , Controlador(a)Eu também estou com essa dúvida, como lançar o icms nas operações de compra e venda. Alguem pode me orientar
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Helem,
Promova pesquisa no Banco de Dados do Fórum acerca da Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=Contabiliza%E7%E3o+do+ICMS&siteurl=www.forumcontabeis.com.br%2F" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link"> Contabilização do ICMS
Estou certo de que encontrará as respostas que procura, se não, torne a entrar em contato.
...
Genival Sousa Lopes
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia
queria saber com releção a contabilidade geral, ou seja:
uso o aplicativo dis p informar o simplis nacional e dief p empresas normal. pois quero saber se tenho q usar outro aplicativo de contabilidade p apuração de outros encargos, e como faço p adquirir esse programa, e se e necessario usalo na contabilidade de empresas de pequeno porte???
NOTA DA MODERAÇÃO
Caro Amigo, bom dia.
Evite escrever em CAIXA ALTA ou seja, com a "tecla" caps lock de seu teclado acionada.
Cida Moraes
Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)Agradeço ao foum, pois qualquer dúvida nós tiramos com os colegas que compartilham de seus conhecimentos.
Juliana Borges
Prata DIVISÃO 2 , Estagiário(a)Genival Sousa Lopes
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa Tarde.
Bom, sou Contador iniciante e nau to conseguindo fazer o calcula de apuração da diferença de aliquota. Pois nem se mesmo como iniciar, Pois queria o Passo a passo, e que as minhas empresas são optantes do simplis nacional, ficarei grato por esta ajuda..
Atenciosamente:
Genival Sousa Lopes
contabilista no MA.
Jeremias Martins
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeVocê deve verificar primeiro o tipo de mercadoria que está sendo tributado, para poder tributar com a substituição tributária ou antecipação parcial.
Substituição tributária leva em consideração o MVA, que será acrescido ao valor da mercadoria.
Exemplo.
SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
Alíq. interestadual de 7%
Alí interna 17%
MVA 30%
100x 7%= 7
100+30%x17%=22,10
ICMS Subst. = (22,10-7)=15,10
ANTECIPAÇÃO PARCIAL
100x7%
100x17%
Antec. parcial (17-7)= 10
Na empresa optante pelo Simples Nacional ICMS Sust. e antec. parcial é despesa tributária.
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Genival Sousa Lopes.
O calculo do Diferencial de alíquota é tema da sala de Legislação Estadual. Favor postar lá naquela sala sua dúvida ou pesquise no banco de dados do Forum.
Outra coisa, a sala de contabilidade em Geral foi criada para a troca de informações de como contabilizar os fatos contábeis e análise de contas.
Sds.
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Juliana Borges.
Juliana Borges
Prata DIVISÃO 2 , Estagiário(a)Bom dia Claudio!
Muito obrigada pela resposta!
Helem Senna de Campos
Bronze DIVISÃO 3 , Controlador(a)Obrigada pelas instruções, me ajudaram muito
Fernando
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeBoa tarde, Eu gostaria de saber se a declaração do SN é mensal?
Jeremias Martins
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeDeclaração é anual.
Cida Moraes
Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)oi fernando a declaração do SN é anual
Anderson Rocha
Iniciante DIVISÃO 2 , Diretor(a) GeralPrezados,
possuo dois CNPJs e 10 funcionários e pago 900,00 por mês de honorários à meu contador.
Gostaria de saber se é normal ele ainda me cobrar mais 900,00 pela entrega das DASNs desses 2 CNPJs.
Obrigado,
Anderson.
Santiagolapuinka
Iniciante DIVISÃO 2 , Encarregado(a) ContabilidadeBoa Noite Anderson,
Pela responsabilidade que o profissional tem perante informações enviadas à Receita Federal é normal.
Anderson Rocha
Iniciante DIVISÃO 2 , Diretor(a) GeralMuito obrigado!
Ronnie Cleverton Bastos de Jesus
Prata DIVISÃO 4 , Não InformadoPrezado colega Claudio Rufino,
Se o cálculo do Simples,tem como base o faturamento,porque lança-lo em despesa tributária e não em Impostos incidentes s/ vendas ou serviços?
Grato.
Fernando
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeJeremias e Cida Moraes,
Muinto obrigado pelas respostas de esclarecimentos.
Fernando
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeGostaria de saber como faço essa contabilização da empresa simples.
No caso é um comércio mais especificamente um BAR.
Como que são gerados os impostos são mensais?
Por exemplo:
Eu calculo a receita mensal e calculo com a aliquota determinada pelo fator "R"?
Desde de já agradeço a atenção dispençada.
Jeremias Martins
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeFernado,
A empresa optante pelo Simples Nacional deve gerar a guia (DAS) de recolhimento do imposto mensalmente.
A Lei Complementar 123/2006 estabelece as tabelas. Você deve utilizar a tabela de acordo com o estabelecimento. Bar é comercio.
Espero ter ajudado.
Aloan Trajano da Silva Cabral
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Alguem tem dica de como contabilizar uma auto escola pelo simples nacional??? alguma dica pois trabalho em uma e meu chefe gostaria que eu tomasse de conta dela para ele parar de pagar ao contador!!!
Thiago Assis
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Aloan você e formado em Ciências Contábeis e tem registro no CRC de seu Estado?
Pois o novo Código Civil, na Seção III - Do Contabilista e outros Auxiliares, trata das responsabilidades civis dos contadores (prepostos), definindo que são eles os responsáveis pelos atos relativos à escrituração contábil e fiscal praticados das empresas!!!
Caso a resposta seja afirmativa teremos prazer em lhe ajudar no que for possível!!!
Joao Batista C. Ramos
Iniciante DIVISÃO 1 , Não InformadoMas com essa provisao nao vai dá diferença entre passivo e ativo?
Joilson P. Muniz
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)boa dia,
Contabilizacao da guia do simples nacional:
pela provisao ficaria assim?
3.1.2 D = Simples nacional (Das) (cta de resultado)
2.1.4 C = simples nacional a recolher (P Circulante)
Pelo pagamento
2.1.4 D = simples nacional a recolher (p.c.)
1.1.1 C = caixa (A.c.)
no pagamento em atrazo pode ser assim:
2.1.4 D = simples nacional a recolher (p c)
3.1.2 D = juros passivos (cta de resultado)
1.1.1 C = Caixa (A c).
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade