x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 161

acessos 104.554

Compensação e ressarcimento do IPI

Sandro Marcio Rozado Rodrigues

Sandro Marcio Rozado Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 25 abril 2011 | 14:22

Boa tarde!


Alguém pode me ajudar, tenho uma indústria que apurou crédito de IPI no 1 trimestre de 2011, estou elaborando o pedido de compensação, porém, ao tentar eleborar esse pedido o sistema do PER/DCOMP ele dá um informativo que a partir de 01/04/2007 para elaboração de Declaração de Compensação é obrigatória e entrega de Pedido de Ressarcimento de IPI. Gostaria de saber se tenho que entregar primeiro um pedido de ressarcimento e depois fazer o pedido de compensação e nele constar inclusive o número do PER/DCOMP do pedido de ressarcimento?

BRUNO OLIVEIRA BOREGS

Bruno Oliveira Boregs

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 08:37

Patrícia Baumgartner,

Vejo que você entende do assunto, gostaria de tirar algumas duvidas.
Tive créditos de IPI durante todo o ano de 2010, assim sendo terei que fazer quatro declarações de ressarcimento, uma para cada trimestre, correto? No tocante ao saldo, sempre informarei o saldo do trimestre, desconsiderando o saldo anterior, correto? E última duvida, irei compensar esse IPI com meu IRPJ e CSLL, terei que fazer uma DCOMP para cada pedido de ressarcimento, ou apenas informo na declaração de compesação o nº do Dcomp inicial e o nº da última Dcomp?

Grato,

Patrícia Baumgartner

Patrícia Baumgartner

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 13:40

Boa tarde!!

Vamos ver se consigo lhe ajudar.. Pelo que estou percebendo vc não fez, mas está indo no caminho certo...
Segue respostas para cada questionamento:
"Tive créditos de IPI durante todo o ano de 2010, assim sendo terei que fazer quatro declarações de ressarcimento, uma para cada trimestre, correto?" - isso mesmo
"No tocante ao saldo, sempre informarei o saldo do trimestre, desconsiderando o saldo anterior, correto?" correto
Comigo aconteceu a seguinte situação, para cada pedido de ressarcimento eu compensei alguns débitos. Ex. pedido de 1500,00, compensei ir/csll que deu esse valor ou um pouco menos. quando ficou um saldo ainda a compensar do pedido de ressarcimento eu utilizei no máximo 2 pedidos de ressarcimento para cada compensação, onde informei o inicial 1 perd/comp e no final o numero do outro perd/comp.
Não sei se conseguistes entender..qualquer coisa retorne..

Celso

Celso

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 14:38

Sobre esse assunto uma recomendação. Em fevereiro desse ano foi feito a análise de PER/DCOMP de Ressarcimento e Compensação com IPI de um cliente nosso referente ao ano de 2006.

Como era crédito extemporâneo referente 2001-2005, a fiscal solicitou diversas cópias e originais de notas fiscais de compra, venda, pagamento de duplicatas desse período. Além disso, os arquivos magnéticos da escrita fiscal validados sem erro no Sistema Validador e Autenticador de Arquivos Digitais -SVA.

Por isso é bom manter em ordem esses documentos e fazer testes dos arquivos da Escrita Fiscal no SVA para evitar imprevistos no caso de uma fiscalização futura da Receita Federal.

Perspectiva Contábil Ltda
BRUNO OLIVEIRA BOREGS

Bruno Oliveira Boregs

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 08:34

Bom dia Pessoal,

Me surgiu outras duvidas! No tocante as devoluções de compras e vendas, eu devo informar na ficha livro registro de IPI com o CFOP, BASE, VL IPI, OUTROS, ou informo apenas o valor do IPI no campo estorno de crédito e estorno de crédito respectivamente?
No caso da declaração de ressarcimento, eu tenho que informar o valor que pretendo ressarcir??
Estou fazendo a declaração de ressarcimento de 01/2010 a 12/2010, sou obrigado a informar a ficha de Apuração do IPI após o período de ressarcimento? ou já devo fazer a declaração de do 1º trimestre de 2011??

grato

BRUNO OLIVEIRA BOREGS

Bruno Oliveira Boregs

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 11:23

Bom dia Pessoal,

A coisa qui ta feia...! Só para adiantar a declaração de compensação, gostaria de já tirar uma duvida.
Na declaração de compensação, foi utilizar tipo de documento"declaração de compensação" no tipo de crédito utilizo"ressarcimento de IPI" ai vou informar os números das PERDCOMP de ressarcimento que efetuei, no total cinco. Ai o programa me pede os dados do estabelecimento, no campo trimestre-calendário Ano, eu informo 1º trimestre 2011 ??Ou vou ter que fazer uma declaração de compensação, para cada pedido de ressarcimento??

Grato

AMENTA GARCIA

Amenta Garcia

Iniciante DIVISÃO 3, Guardião
há 12 anos Quinta-Feira | 5 maio 2011 | 16:19

Amigos estou com problemas no prenchimento do PERDCOMP

Erro

Valor do pedido de ressarcimento não pode ser igual a zero

Já rodei o programa inteiro não consigo encontrar o campo para inserir o valor de ressarcimento


se alguém já passou por esse problema me ajude por favor na receita federal o pessoal não sabe nem o que é PERDCOMP

BRUNO OLIVEIRA BOREGS

Bruno Oliveira Boregs

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 9 maio 2011 | 07:32

O valor doressarcimento vem altomático. No livro de apuração da PERD você vai preencher conforme seu livro de apuração de IPI ( créditos e débitos) assim sendo, seu saldo para ressarcimento será igual ao da sua apuração.

Saudações,

Maria Imaculada Oliveira da Silva

Maria Imaculada Oliveira da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 15:58

Prezados,

Boa tarde!

Li diversos materiais aqui divulgados, porem não consegui solução para o erro ao tentar enviar o Pedcomp:
" valor do pedido de ressarcimentonão pode ser igual a zero"
Como não tem numeração as fichas não consegui identificar onde devo informar este valor.

Peço ajuda de todos!

Grata,

Maria

Celso

Celso

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 13 junho 2011 | 17:37

Ola Jucilane, o arquivo continua disponível , ao clicar no link abre outra janela para fazer o download. Pode ser que o seu navegador esteja bloqueando as janelas pop-up.

Perspectiva Contábil Ltda
CARLOS ROBERTO DE OLIVEIRA

Carlos Roberto de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 23 julho 2011 | 10:59

Bom dia. Preciso de um curso, na região de belo Horizonte, Sobre preenchimento de PERDCOMP - Pedido de Ressarcimento de IPI PRESUMIDO. Alguem pode me ajudar?

Carlos Roberto de Oliveira - Nítida Consultoria Contábil Ltda
Masaaki Kiuchi

Masaaki Kiuchi

Iniciante DIVISÃO 2, Agente
há 12 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2011 | 14:07

Estou precisando de alguém para me orientar no preenchimento
do per/dcomp, referente a ressarcimento de ipi, pois tenho crédito desde
2007. Estou com muita dificuldade.

Marcelo H. Bertoldi

Marcelo H. Bertoldi

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2011 | 20:00

Boa Noite

Na ficha PEDIDOS DE RESSARCIMENTO TRANSMITIDOS NO PA CORRENTE, em que hipótese é preenchida essa ficha, e o que devo informar nela.

Marcelo H. Bertoldi
Lenita Karen Zanardo

Lenita Karen Zanardo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 setembro 2011 | 07:16

Bom dia a todos.

Na empresa onde trabalho estamos fazendo a PER-COMP para ressarcimento do IPI e estamos com dúvidas se podemos pedir ressarcimento do IPI das notas fiscais de importação?

No aguardo.

Lenita

Silvia Piske Di Renzo

Silvia Piske Di Renzo

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 4 outubro 2011 | 12:07

Bom Dia a todos.

Tenho a mesma dúvida da colega Lenita e também se é possível pedir o ressarcimento destes créditos de uma filial e compensar com débitos da matriz. (OBS. Não são créditos passíveis de transferência)

Alguém pode me ajudar?

RENATA SOARES

Renata Soares

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 09:10

Estou preenchendo dois pedido de ressarcimento de IPI de dois trimestres, no primeiro trimestre o meu saldo passivel de ressarcimento foi de R$ 21.034,42 quando vou preencher o segundo trimestre que informo esse valor no campo saldo credor no periodo anterior esse valor deveria ser somado com o saldo do PA R$ 19.579,27 somando um total passivel de ressarcimento de 40.613,69. Só que na ficha DEMONSTRATIVO DE AJUSTES NOS SALDOS DO LIVRO RAIPI o programa está me dando um saldo credor passivel de ressarcimento de 32.037,86. Está dando uma diferença de R$ 8.575,83. Já verifiquei todos os campos estão preenchidos corretamente.

Nessa ficha DEMONSTRATIVO DE AJUSTES NOS SALDOS DO LIVRO RAIPI observei que o campo Saldo anterior passivel de ressarcimento não está preenchido.

Alguem poderia me informar se devo preencher o campo saldo credor no periodo anterior, pois se deixar o campo sem preenchimento o saldo credor do PA fica correto na ficha DEMONSTRATIVO DE AJUSTES NOS SALDOS DO LIVRO RAIPI os 19.579,27. no caso ficaria sem somar com o anterior, mas ficaria o valor total do PA passivel de ressarcimento.

Agradeço a atenção.

BRUNO OLIVEIRA BOREGS

Bruno Oliveira Boregs

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2011 | 09:41

Renata, observe que nem todos os CFOP´S são passíveis de ressarcimento! É através do CFOP que o sistema compõem os valores ressarcíveis! Muito provavelmente você esta incluindo créditos que não são passíveis de ressarcimento!

Saudações,

RENATA SOARES

Renata Soares

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2011 | 12:08

Bruno já observei os CFOP's, estão corretos ... A minha maior duvida é que se eu informar o saldo anterior dá essa diferença na soma dos dois períodos, agora se eu não informar o saldo anterior, o programa me dá o valor total passivel de ressarcimento do trimestre, sem fazer nenhum desconto.
Como devo proceder??? Seria correto deixar esse campo sem preenchimento?

Agradeço à atenção.

Página 2 de 6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.