x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 116

acessos 100.997

Sociedade Unipessoal

Suellen Cristiny Oliveira Assis

Suellen Cristiny Oliveira Assis

Iniciante DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 11:44

Bom dia,

Pude observar que existem muitas dúvidas quanto a ALTERAÇÃO CONTRATUAL que torna a Sociedade Ltda. UNIPESSOAL.
Pois bem, o ato utilizado será uma simples alteração e não uma transformação, bastando a exclusão do sócio e em cláusula expressa constar que a sociedade permanecerá unipessoal pelo prazo máximo de 180 dias conforme o art. 1036, CC.
Já para a transformação em EIRELI a sociedade já deverá estar em condição de UNIPESSOALIDADE (através de alteração contratual), após deverá ser iniciado o processo de TRANSFORMAÇÃO DE SOCIEDADE LTDA EM EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - EIRELI.
Não sou contadora, mas trabalhei por alguns anos na JUCEG.
Espero que tenha ajudado.

MARCIO ROBERTO DE MELLO

Marcio Roberto de Mello

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 26 julho 2013 | 17:44


Pessoal, boa tarde...

Estou transformando uma ltda em unipessoal e estou encontrando problemas quanto às clausulas de administração e de responsabilidade. No meu entender a administração ficará unica e exclusivamente para o sócio remanescente, mas e quanto à responsabilidade? minha dúvida é que o art 1.052.que diz, Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
Mas nesse caso restaria apenas um sócio, portanto como posso colocar que respondem solidariamente? não fica sem sentido? ou o sócio que se retira também é solidário ao remanescente?


agradeço desde já

AMARO GOMES NETO

Amaro Gomes Neto

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 23:44