x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 37

acessos 37.393

PayPal e emissão de notas fiscais

Jorge D

Jorge D

Iniciante DIVISÃO 5, Diretor(a) Tecnologia da Informação
há 6 anos Terça-Feira | 30 janeiro 2018 | 16:09

Boa tarde,

Estou numa situação semelhante a descrita pela Daniela:

..Presto serviços freelance de tradução exclusivamente a empresas fora do país. Não sou PJ, nem MEI (contribuo com a Previdência como contribuinte individual).
Recebo de meus clientes, todos PJ do exterior, via Paypal ou ordem de câmbio para a minha conta corrente. Não emito nota.
Minha dúvida é: como tributar? Posso usar o carnê leão? (lembrando que meus clientes são empresas).


Também não sou PJ, nem MEI, no meu caso meus clientes são Pessoa Física do exterior. Não emito nota. Gostaria de saber:

1. é obrigatorio contribuir com a Previdência?
2. eu pago todo mês o carnê leão; existe um limite de recebimento do exterior antes de se tornar MEI ou posso continuar pagando o carnê leão sem importar os valores recebidos?

muito obrigado.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 30 janeiro 2018 | 17:09

Jorge,

Boa tarde.
1. Sim, é obrigatório contribuir para a Previdência Social como "contribuinte individual", 20% sobre a remuneração recebida, observado os limites mínimo e máximo do salário-de-contribuição.
2. Não existe limite de remuneração (para fins de IR).

Jorge D

Jorge D

Iniciante DIVISÃO 5, Diretor(a) Tecnologia da Informação
há 6 anos Quarta-Feira | 31 janeiro 2018 | 11:59

Muito obrigado pela resposta Márcio; sei que estou saindo do tema... deixa fazer mais uma pergunta:

sou estrangeiro, moro no Brasil há 2 anos, não tenho nenhum vinculo empregaticio no Brasil; toda minha remuneração vem do exterior.

Posso utilizar o "Plano simplificado de contribuição" (Alíquota de 11% sobre o salário mínimo) , na verdade não tenho interesse em me aposentar pagando previdência, eu faço minha propria aposentadoria, porém não quero ter problema com a receita ou órgãos relacionados por causa da contribuição a previdência.

Fiquei sabendo na sua resposta de ontem que todo mundo era obrigado a pagar previdência.

Daniela

Daniela

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 6 anos Quarta-Feira | 31 janeiro 2018 | 21:31

Boa noite, gente,
Tenho mais algumas dúvidas. Espero que vcs possam me ajudar.
Como já disse acima, sou tradutora freela e recebo via paypal (clientes somente PJ do exterior).
Comecei a preencher o carne leão e surgiram algumas dúvidas:
- Em cada novo registro, posso colocar o valor repassado por cada empresa já em reais que transferi do paypal pra minha conta, correto?
- Trabalho em casa. Posso colocar aluguel do meu ap, conta de luz, água e internet como despesas dedutíveis?
- Quanto à previdência, pago contribuinte individual referente a 1 salário mínimo. Também entra como despesa dedutível?
Obrigada novamente,
Daniela

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 1 fevereiro 2018 | 14:31

Jorge D,

Boa tarde! Previdência Social não é só aposentadoria, também é um seguro em caso de doença quando a pessoa não pode trabalhar ... Podes contribuir com o Plano Simplificado, desde que não prestes serviços para empresas. A guia (GPS) deve ser paga no código específico dessa modalidade de contribuição (dá para emitir pelo site da Receita Federal).

Renata Fagundes

Renata Fagundes

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 6 março 2018 | 14:06

Boa tarde.

Tenho dúvidas referente a emissão de notas fiscais. Meu cliente tem atividade de agenciamento marítimo e compra o frete por x e vende xx, o que sobra é sua comissão, que é recebida de uma empresa do exterior.
Sou de Porto Alegre-RS e gostaria de saber se a orientação dada no post do colega Marcos Henrique, serve para qualquer município.

Quanto a forma de emissao da nota segue:

Solução de Consulta SF/DEJUG nº 28/10 esclarece que quando o tomador estiver estabelecido fora do país, para o preenchimento da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) deve ser observado o seguinte:
a) não informar o nº do CNPJ e clicar em "avançar";
b) no formulário da NF-e deixar em branco os campos "CEP – ESTADO – CIDADE", e no campo destinado ao Bairro informar a cidade e o país do tomador de serviços;
c) os demais campos deverão ser preenchidos normalmente.

link: www.webcontabil.com.br

Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 19 março 2018 | 08:43

Ola Renata Fagundes, este procedimento é considerado padrão para casos de tomador do serviço estabelecido fora do país.

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil
Mônica

Mônica

Bronze DIVISÃO 1, Professor(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 4 julho 2018 | 15:27

Olá de novo, pessoal!

Meu cadastro na prefeitura demorou muito, então estou sem emitir nota desde que entrei no MEI, mas acho que agora vai :)

Queria saber: tem como emitir nota retroativa? Dos recebimentos anteriores ao cadastro no sistema da prefeitura ou melhor não mexer nisso?

O que acontece é que minha prestação de serviço é para PJ - no exterior - então entendo que, como MEI, estou obrigada a emitir. Já faz aproximadamente um ano que sou MEI e só agora começarei a emitir. Tem como remediar isso?

O cadastro está sendo finalizado, e quero saber se basta apenas emitir a nota no mesmo dia em que recebo pelo Paypal, usando o valor bruto convertido para reais. Entendi que o tal de SISCOSERV não tem nada a ver comigo, mas alguém aí falou também de invoice e não sei se se aplica. Não preciso cobrar a empresa, eles mesmos me enviam na data correspondente, só tenho que esperar os prazos e aceitar as taxas do Paypal.

Algo mais que tenha que fazer além da emissão da nota?

Obrigadíssima!!!

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.