Bom dia, Jaqueline
Bem-vinda ao Fórum Contábeis.
A opinião de Paulo José De Oliveira é incontestável porque está coberta de razão, porém, como sua dúvida tem duplo sentido, adiante pretendo lhe oferecer um esclarecimento adicional.
Como faço para saber quando é debito e quando é credito? Tenho muita dificuldade.
O Patrimônio de uma empresa é formado por bens e direitos (contas ativas, e saldos devedores) e obrigações (contas passivas, e saldos credores).
Por sua vez, a situação patrimonial (positiva, negativa ou neutra) pode ser modificada de acordo com a natureza do fato contábil:
Fatos permutativos
Fatos modificativos (aumentativos ou diminutivos)
Fatos mistos
Especialmente nos fatos modificativos, onde os valores movimentados são trocados entre os grupos de contas patrimoniais e de resultado, a situação patrimonial é que se modifica com maior intensidade.
Eis a questão: "em algum lançamento, qual conta debitar, e qual conta creditar, e por quê ???"
O lançamento contábil deve retratar a essência do fato ocorrido. O seguinte exemplo de lançamento bastante simples norteará seu raciocínio:
Exemplo: Saque no caixa da agência Bancária:
D) Caixa
C) Banco
Análise:
A conta caixa é ativa e de saldo
devedor; como com o saque bancário ela
aumentará, a mesma deve ser
debitada; por outro lado, a conta corrente bancária também é uma conta ativa por pertencer à empresa e por isto a natureza de seu saldo é devedora. Como com o saque o valor do saldo diminuirá, conclui-se que tal conta deve ser credora.
Considerando que o secular
método das partidas dobradas o
débito representa a
aplicação de recursos e o
crédito a
origem destes recursos nos fornece critérios suficientes, torna-se possível traçar um raciocínio lógico para estabelecer débitos e créditos em lançamentos contábeis:
1 - Para aumentar um saldo devedor, a conta será debitada;
2 - Para diminuir um saldo devedor, a conta será creditada;
3 - Para aumentar um saldo credor, a conta será creditada;
4 - Para diminuir um saldo credor, a conta será debitada.
Portanto:
1 - Numa compra a prazo de mercadorias para revenda, o valor de estoques aumenta, e também aumenta o saldo a pagar aos fornecedores.
D) Compras de Mercadorias
C) Fornecedores
Deste modo os recursos foram aplicados no Ativo, grupo de estoques e a origem destes recursos foi o crédito concedido pelo fornecedor.
2 - No pagamento em atraso da duplicata gerada na compra do exemplo anterior:
D) Fornecedores
D) Despesas com
JurosC) Caixa ou Bancos
Após este lançamento o saldo de fornecedores diminuirá, o de despesas com juros aumentará e enfim o de caixa ou bancos diminuirá.
Saudações.
Nota:
Esta opinião é simplória, genérica e direcionada a indicar um método de raciocínio coerente com tal assunto; é recomendável analisar algum livro de
contabilidade básica.