x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 191

acessos 63.601

Sped contábil

Camila Franceschini

Camila Franceschini

Bronze DIVISÃO 4 , Escriturário(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 09:18

Cleusa, posso te ajudar em alguma coisa, pois o ano passado (2009) transmiti o Sped de 2008 da empresa em que trabalho e tive muitas duvidas que não consegui tirar e depois tive muito problema para resolver as pendencias apos a transmissão...
Para transmitir o Sped vc precisa de dois certificados digitais, o do respresentante legal pela empresa e do contador. Qto a GARE vc pode recolher qdo quiser antes da transmissão. O numero de ordem do Diario continua a sequencia que já existe. O prazo até 30/06 é o prazo final para a transmissão do arquivo, porque qualquer problema posterior vc tem o protocolo de envio na mão e ai vc tem que retificar...
Isso é o que eu posso te informar por experiencia propria...
Abraços e boa sorte....
Camila

Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 16 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 10:37

Olá Camila !

Muito obrigada pelas informoções, estão me ajudando sim, e muito. Estou perdidinha...

Agora preciso saber dessa "bendita" procuração. Vc não a fez ?

Quem sabe o sócio já tenha, nao sei onde consultar.

Talvez mais algum anjo da guarda possa estar de plantao..rs

super obrg ! e sorte à vc tb

MAYSA CRISTINA HORN

Maysa Cristina Horn

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 13:13

olá, estou a enviar o sped de uma empresa lucro real trimestral, devo gerar tambem 4 arquivos para o sped?

nos livros impressos deste ano que eu imprimi um para cada trimestre por exemplo do 1 tri ficou livro nr 13
2 tri 14
3 tri 15
4 tri 16
no sped fica como? livro nr 13?? ou livro nr 17?

muito obrigada
:)

IVANIZE DA SILVA REBOUÇAS

Ivanize da Silva Rebouças

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 16:20

Olá Maysa quero compartilhar com vc o meu conhecimento...

Para efeito de SPED os dados são enviados mês a mês independentemente da forma de tributação, quanto a numerção dos livros segue normalmente a sequência do último livro emitido (digital ou impresso).

IN DNRC 107/2008

JULIANE LOBO

Juliane Lobo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 08:31

bom dia....
a empresa tendo o certificado E-CNPJ A1 pode transmitir? ou tenho q solicitar o certificado so responsavel... em qual tipo E-CPF A1 ou A3?

Dsd já grata pela informação

Juliane Lôbo
JL Contabilidade
"Cuidando de sua empresa com responsabilidade"
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 08:40

Maria Juliane da Silva Lobo

Resposta para sua pergunta já foi dado nos topico acima.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 08:46

Bom dia, Washington

Oi amigos estou com uma dúvida, o livro diário de uma associação sem fins lucrativos deve ser entregue com a SPED.

A resposta para sua pergunta está na mesma resposta que você ofereceu a Osvaldo Librandi, logo acima, em 14/05/2010:

Ola Osvaldo não deve apressentar,venho apresentar para vossa apreciação o conceito de associação imune.

http://www.mozartrussomanno.com.br/pdf/conceito_assoc.pdf

Abraços Washington.

Por acaso há outra pessoa utilizando o Fórum Contábeis com seu nome e login?
Faço esta observação porque é difícil (senão impossível) a mesma pessoa que deu uma resposta perguntar a mesma coisa que foi respondida por si mesma. Em caso positivo, vale lembrar que isto pode lhe causar dissabores.

Conclusão:
Não importa se for igreja, alguma fundação ou qualquer outra associação sem fins lucrativos, ponderando que o SPED está reservado às entidades com fins lucrativos; maiores detalhes (inclusive as referências legais) podem ser encontrados na resposta que direcionei a Mariana em 05/05/2010, neste mesmo tópico e numa postagem imediatamente anterior à sua.

Na certeza de que você se habituará a analisar as postagens anteriores para poder solucionar suas dúvidas com maior desenvoltura, agradeço pela atenção dispensada.

Saudações

Ricardo C. Gimenez
Contador | CRC Ativo desde 1995
Professor de Matemática
Autor de análises e estudos técnicos publicados em Procedimentos Contábeis
IVANIZE DA SILVA REBOUÇAS

Ivanize da Silva Rebouças

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 09:00

Bom Dia, Maria Juliane!!

A reposta para sua dúvida esta na IN DNRC 107/2008 art.9 paragrafo 5

§ 5º Em se tratando de livro digital, esse deve ser assinado por contabilista legalmente habilitado e
pelo empresário ou sociedade empresária, conforme LECD, com certificado digital, de segurança mínima
tipo A3, emitido por entidade credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil),
antes de ser submetido à autenticação pelas Juntas Comerciais;

MARCOS AURELIO PINHEIRO

Marcos Aurelio Pinheiro

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 10:26

Estou a procura de uma ajuda dos colegas.
Empresa no sistema do lucro real anual, estou com um problema no Sped Contábil, faço a geração do arquivo normal não ocorre nenhum erro ou advertência, faço o processamento do "diário+razão+balanço Patrimonial e a DRE"

1-Mas na hora de visualizar a "DRE", dentro do ambiente do Sped, não aparece o fechamento final em relação ao lucro final do periodo de 01/01/2009 a 31/12/2009, o relatório da Demonstração de Resultado do Exercício" do Sped lista a ultima conta e pronto.....não imprimi o resultado final....ou seja o lucro?

2-Minha outra duvida qual conta devemos relacionar no plano de conta referencial (SRF) que corresponde a conta de Apuração do Encerramento do Exercício (ARE)?

3-Em relação a provisão para IRPJ+CSLL, como os colegas fizeram, registraram em conta de resultado para aparecer na "DRE" do Sped, pois caso contrario a isto, saindo da propria conta de "ARE", não aparece no fechamento do resultado do Sped Contabil, foi o que eu vi...

Obrigado a todos os colegas,
Marcos

João Bosco de Barros

João Bosco de Barros

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Sistemas
há 16 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 17:06

Oi pessoal,

Fui contratado por um supermercado para implantar o SPED Fiscal, eles já possuem um sistema que conheço bem, pois desenvolvi boa parte dele, principalmente a parte fiscal e contábil.

Porém, para configurar o cadastro de produtos, no tocante aos CSTs dos produtos, estou tendo dificuldades.

O CST do ICMS e do IPI não é problema, pois existem tabelas disponíveis nas páginas oficiais, o problema é o PIS e a COFINS, que apesar de sabermos as alíquotas e as bases de cálculos, não existe (pelo menos que eu saiba) uma tabela que especifique o produto e a forma de arrecadação, se o tributo é recolhido por substituição tributária, de forma monofásica, isento, imune, ou tributado com alíquota reduzida a zero.

Se alguém possuir esta tabela, poria me ajudar?

MUITO GRATO.

QUEM PLANTA RESPEITO COLHE DIGNIDADE.
MARCOS AURELIO PINHEIRO

Marcos Aurelio Pinheiro

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 12:20

Estou com duvida na confecção do Registro "J150" do Sped Contábil, quem puder me ajudar:

Exemplo do Arquivo (site da Receita Federal do Brasil)

G - Livro Diário Geral (Completo, sem escrituração auxiliar)

Registro Tipo "J150" = DEMOSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO:
Começo do Registro "J150":
|J150|REC.VEND|1|RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA|270000,00|P|
|J150|IMP|2|IMPOSTOS|10000,00|D|
|J150|REC.SUB|2|RECEITA DE VENDAS|280000,00|P|
|J150|REC.001|3|RECEITA DE VENDAS INTERNAS|205000,00|R|
|J150|REC.002|3|RECEITA DE EXPORTAÇÃO|75000,00|R|
|J150|CUSTO|1|CUSTO DOS BENS E SERVIÇOS VENDIDOS|5000,00|N|
|J150|COM.001|2|COMPRAS DE INSUMOS|10000,00|D|
|J150|EST.FIN|2|ESTOQUE NO FINAL DO PERÍODO DE APURAÇÃO|5000,00|R|
|J150|REC.OPER|1|RECEITAS OPERACIONAIS|2059,99|P|
|J150|REC.003|2|JUROS RECEBIDOS|50,00|R|
|J150|REC.004|2|OUTRAS RECEITAS OPERACIONAIS|2009,99|R|
|J150|DESP.TOT|1|DESPESAS OPERACIONAIS|100215,00|N|
|J150|DESP.001|2|JUROS PAGOS A FORNECEDORES|100,00|D|
|J150|DESP.002|2|OUTRAS DESPESAS OPERACIONAIS|100100,00|D|
|J150|DESP.003|2|MULTAS|15,00|D|
|J150|RESULT|1|LUCRO ANTES DOS IMPOSTOS|166844,99|P|
Fim do Registro "J150"

Veja que no exemplo do arquivo que esta no site da Receita o registro "J150", que faz referencia a Demonstração de Resultado do exercício, não registra os valores de provisão para o imposto de renda e da Contribuição Social sobre o lucro, certo?

1-Mas qual é o procedimento correto, a provisão do IRPJ+CSLL deve ou não aparecer no arquivo do Sped Contábil (DRE)?

Vejam que no Plano de Contas Referencial há estas 02 contas:
3.02.01.01.01.01.00- (-)Contribuição Social sobre o Lucro Liquido
3.02.01.01.01.02.00- (-) Provisão para Imposto de Renda - Pessoa Jurídica

Como os colegas então entregando seu Sped Contábil, em relação a "DRE"?

Obrigado, Marcos

LUIS URTADO

Luis Urtado

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 13:31

Boa tarde,

Estamos preparando os arquivos do Sped Contabil (Validando), junto ao validador e da a seguinte mensagem.

Erro:

Campo: 7 - NIRE - Registro I30

Neste caso esta faltando o numero do NIRE, mas a empresa que estamos fazendo não possui NIRE - pois seu contrato e somente registrado no Cartorio de registro, pois se tratar de um Hospital.

Como proceder neste caso que ela não possui o numero do NIRE ?

PHILIA Serviços & Assessoria
Whatsapp (18) 99810-8338
João Fernando Grings

João Fernando Grings

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 16:17

Boa tarde,

A carteira de contador é considerada um certificado A3 para assinatura da escrituração digital ? No caso em questão o contador é sócio da empresa.

Grato!

Em tempo: Os balancetes mensais de suspensão/redução não são enviados na ECD ?

Daniel Bertuol Ramos

Daniel Bertuol Ramos

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 18:02

Ola colegas!

Vejam bem, tenho um cliente lucro real anual, por conseguinte obrigado ao SPED.
Eis que hoje dia 01/06/2010 recebi 2 caixas de documentos que o "financeiro" esqueceu de entregar.
Impossivel contabilizar tudo a tempo, entao fica minha duvida.

Será possivel transmitir o SPED e depois substituir?! pelo que diz a IN sim, mas nao sei se o motivo será plausível.

Obrigado

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 10:14

Ivanize
o contador e o empresário (ou sócios) devem assinar o documento com E-CPF. e-CNPJ não vale... a Carteira do CRC com suporte a identificação digital, somente vem com o suporte, deve ser solicitado a inclusão do e-CPF na mesma. Caso já venha, é como um e-CPF.

Para procurações, a mesma deve ser feita e protocolizada na Junta Comercial do seu estado. Procuração eletronica via e-CAC não serve para transmissão da ECD, que apesar de não haver nenhum impedimento, vai ser indeferida pela Junta.

Cleusa
-Respondi acima a pergunta sobre a procuração. Só não sei o modelo referente.
-A guia você gera no momento do envio. Enquando não efetuar pagamento, a junta não da inicio a análise do arquivo transmitido.
-Sim, deve ser a continuação dos livros. De acordo com autenticação da Junta ou Cartório.
-O dia 30/06/2010 coincidente com a data de entrga do informativo DIPJ , é a data para entrega do arquivo.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 16 anos Quinta-Feira | 3 junho 2010 | 09:23

Olá Vania,

o Sped deverá ser assinado com e-cpf do sócio + e-cpf do contador. Portanto as duas pessoas físicas deverão ter, cada qual, o seu e-cpf. Caso não possuam, é melhor providenciar rapidamente pois o prazo para o envio do sped é 30/06/2010.

Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 16 anos Quinta-Feira | 3 junho 2010 | 09:30

Olá LUCAS !

Obrigada pela atenção, mas sobre a procuração, não localizei o seu post sobre ela....

Sobre esse assunto ui até a junta comercial, passei por diversas salas, tirei a certidao de breve relato e em nenhum lugar pude constatar quem realmente é o procurador na Jucesp. Nenhum funcionário conseguiu me dizer. Na certidao de breve relato, aparece o sócio como Administrador e com poderes para assinar os documentos da empresa.

Estou na esperança de que tudo dê certo no momento de enviar o arquivo.

Sobre a guia, me disseram que posso pagar qualquer Gare no valor de 13,00 e utilizar o no. de autenticação que vem nela, no momento do sped...

obrg

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 3 junho 2010 | 11:37

Cleusa Gimenez Martinez

A GARE é específica, veja as instruções no link abaixo.

SPED AUTENTICAÇÃO

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 16 anos Quinta-Feira | 3 junho 2010 | 11:43

Obrigada pela atenção Sr. Messias !

entrei no link que orientou e talvez eu continue a entender de forma errada, pois leio e entendo deve ser uma gare no valor de 13,00 o código 370-0 (como os utilizados para a maioria dos serviços de autenticação de livros na Jucesp).

Desculpe, mas o Sr. poderia ser mais claro ?

grata !

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

há 16 anos Sábado | 5 junho 2010 | 09:39

Bom dia Cleusa
1 - para transmitir a ECD voce utiliza o programa Sped Contabil. Nesse programa voce vai validar, assinar, gerenciar requerimento e transmitir a ECD. No momento de enviar essa ECD deve ser assinada digitalmente pelo responsavel da empresa e pelo contabilista (certificado digital A-3)
No caso do responsavel da empresa eu utilizei o mesmo que é responsavel perante a Receita Federal.
2 - A GARe eu recolhi no Banco Nossa Caixa. No site da Junta Comercial do Estado de S. Paulo tem um modelo que mostra como informar na hora da transmissão o numero de autenticação da GARE. Esse modelo é baseado em um recolhimento no Banco Nossa Caixa.
3 - O numero de ordem do primeiro diario digital deve ser em continuação aos diarios em papel
4 - O prazo para envio é 30/6. Isto significa, que se voce tiver o comprovante de envio até esta data, pode ficar tranquila. Mesmo que a Junta ultrapasse esse prazo para devolver, sua obrigação estará cumprida.

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

há 16 anos Segunda-Feira | 7 junho 2010 | 08:55

Cleuza e Oswaldo

Conforme o que está falando, se você desejar pode assinar duas vezes o SPED Contabil com seu certificado, sem nem sequer ter procuração, que ele irá transmitir igualmente. Porém a junta não vai deixar passar... A procuração tem de ser feita pelo sócio que assinar pela empresa, se for dois ou tres ou mais, devem ser no nome deles para a pessoa que tem o e-CPF para assinar no nome.
A procuração é simples, porém tem de ser enviada para a Junta Comercial do estado.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Almir Vieira

Almir Vieira

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 7 junho 2010 | 09:32

Bom dia a Todos. Uma dúvida:

1 - Em uma empresa com dois sócios (Sociedade Empresaria Ltda) qual o codigo da tabela DNRC a utilizar para o responsável pela empresa para efeito do SPED:

203 - Diretor 203 - Creio que o correto seja esse, porém...

801 - Empresário - Penso que esse codigo é utilizado somente para empresas com um unico proprietário ( antiga empresa individual)

Desde já agradeço a ajuda.

Página 2 de 7

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies