x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 33

acessos 13.134

Contabilização

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 9 abril 2009 | 09:26

Bom dia. Vou iniciar a contabilidade de uma empresa que antes estava sob a responsabilidade de outro contador. Vou contabilizar desde janeiro/2009, então como faço para realizar corretamente a contabilidade, no que diz respeito aos saldos provenientes do ano de 2008? Como devo proceder?

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 9 abril 2009 | 09:44

Caroline.

De posse do balanço patrimonial encarrado(pelo antigo escritório), basta você incluir no seu sistema de contabilidade, os saldos iniciais, feito isso, prossiga a escrituração normal dentro dos padrões contabeis e normas que você já conhece.

Sds
...

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 9 abril 2009 | 09:45

Bom dia Caroline, tudo bem? Posso tentar te ajudar com o que fazemos aqui no escritório, ok?
Quando chega uma empresa nova, vinda de outro contador, peço os extratos antigos, inclusive se tiver empréstimos, investimentos, consórcios, etc... aí eu confiro com os saldos do balancete final que o contador antigo me deu. Confirmo valores de estoque de mercadorias, se houver, no livro inventário. Sobre os saldos do passivo, como salários, impostos... eu peço uma listagem de valores em aberto nos respectivos órgãos, se houverem esses saldos... tudo conferido, eu inicio a contabilidade só transferindo os saldos anteriores.
Espero que tenha lhe ajudado.
Até a próxima!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 9 abril 2009 | 10:16

Gente uma dúvida, e o Balanço de Abertura?

quando uma empresa inicia sua contabilização em outro escritório o correto não é fazer o Balanço de Abertura, baseando-se no Balanço Encerrado pelo outro escritório?
Ou os saldos iniciais cadastrados como contas únicas, só como base para a continuação da contabilidade são válidos?

Fiquei na duvida com a postagem acima, pois sempre faço o Balanço de Abertura baseada no de Encerramento, independente do período ter sido fechado no 1° semestre do ano por exemplo, e após isso continuo a contabilidade normalmente, fazendo os acertos de possíveis contas que não tenham sido contabilizadas ou que tenham algum saldo errado, etc...Pois pesquisei já aki no forum sobre essa mesma duvida...e tinha certeza qto a contabilização do Balanço de Abertura para empresas que migram de um escritorio p/ o outro.

Att,

Editado por Anna Paula Correia em 9 de abril de 2009 às 10:19:13

Anna Paula
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 9 abril 2009 | 10:34

Olá.
Ana Paula.

O Balanço de Abertura consiste na realização de um inventário físico e documental que permita identificar os bens, os direitos e as obrigações da empresa em determinado momento.

Conhecidos os bens, os direitos e as obrigações e estabelecidos os respectivos valores, deverá o Contabilista estruturar o Balanço de Abertura, que será sintetizado com base no ordenamento feito previamente num "elenco de contas" ao qual fazemos referência adiante.

No Ativo, serão devidamente agrupados os bens e os direitos. No Passivo, figurarão as obrigações.

Para se obter a igualdade : ATIVO = PASSIVO, deve-se considerar, juntamente com o Passivo, o valor do Capital registrado.

Se o Ativo comparado com o Passivo acrescido do Capital estiver maior, a diferença deverá ser denominada "Lucros Acumulados".

Se o Ativo comparado com o Passivo acrescido do Capital estiver menor, a diferença deverá figurar como "Prejuízos Acumulados", como redutora do Capital.

Nota: neste caso entende-se por analogia, que a empresa embora exista e que opera, não tem escrituração contábil.

Agora, quando recebe-se uma empresa de um outro escritório, com balanço patrimonial devidamente encerrado, nada impede que no sistema contábil, façamos as inclusões das contas de ativo e passivo. De outra sorte, também nada impede que façamos lançamentos manuais onde:

Debita-se as contas do ativo e credita-se a conta <BALANÇO DE ABERTURA> e depois Debita-se a conta <BALANÇO DE ABERTURA> e credita-se as contas do passivo.


Editado por Claudio Rufino em 9 de abril de 2009 às 11:12:50

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 9 abril 2009 | 10:44

Ah, entendi...
então é só mesmo a forma que cada um utiliza para contabilizar as contas de "chegada", se como saldos iniciais ou como Balanço de Abertura...

Achei que para esse tipo de caso, só poderia estar fazendo o Balanço de Abertura...

Mas agora entendi...


Obrigada Claudio!

Att,


Anna Paula.

Anna Paula
Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 9 abril 2009 | 23:53

Boa Noite,

Prezados,

Em relação ao assunto em tela compreendo o que se segue:

1. Ao receber uma nova empresa no escritório, utilizamos os saldos com base no balanço patrimonial apresentado pelo colega pelo qual passamos a suceder, pois é dele a responsabilidade pelos saldo ora apresentados em livro diário que deveria ter sido encerrado pelo pelo mesmo;

2. Ao constatar por ventura que os saldos nao sao fidedignos a realidade, ou seja, a exemplo de uma conta no passivo que seja um valor x e na realidade seria x + 1, entao obrigatoriament deveria proceder a abertura do balanço anterior e fazer a correçao ou se a legislacao permitir lancar em ajustes de exercicios anteriores.

3. Compreendo por fim que o balanco de abertura ocorre pontualmente quando assumimos uma escrituracao contabil que o contabilista que sucedemos por algum motivo nao procedia a escrituracao comercial como determina a legislacao pertinente ao tema.

Isto posto, espero ter de alguma forma colaborado para o entendimento da demanda proposta.

Cordialmente,

Claudionei Santa Lucia
https://www.csl.cnt.br

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Sexta-Feira | 10 abril 2009 | 11:54

Bom dia,

Em hipótese alguma o contabilista deve alterar as Demonstrações Contábeis elaboradas por aquele que o antecedeu.

Mesmo que hajam erros claramente evidenciados, a correção deverá ser feita com a contabilidade já sob a responsabilidade do atual contador que determinará a forma de procedê-la segundo a legislação e normas contábeis em vigor.

É este, dentre outros, um dos motivos que "justificam" a adoção do Balanço de Abertura, mesmo quando damos continuidade a uma contabilidade até então sob a responsabilidade de outro contabilista.

O Balanço de Abertura, nestes casos, deve servir para espelhar a transição entre contas e a mudança ocasionada pela alternativa de "melhor classificação contábil", sem alterar resultados ou distorcer demonstrações.

A existência de dois Balanços Patrimoniais decorrentes de Balancetes levantados na mesma data, deixa clara a transição entre um e outro Plano de Contas.

Você, com base orientações legais, pode (por exemplo) classificar no Passivo Não Circulante de seu Balanço de Abertura, determinada conta que no Balanço anterior figura entre as do Passivo Circulante.

Face ao exposto, ainda que o Balanço de Abertura nestes casos não seja obrigatório (como apropriadamente mencionou o Claudio) a adoção da prática de elaborá-lo (como faz a Anna Paula) é no mínimo aconselhada.

...

Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

, Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 10 abril 2009 | 23:26

Boa Noite,

Prezados,

"Em hipótese alguma" ou a palavra impossível, são palavras ou frases que estao no meu campo de visao, a considerar que em determinadas situacoes nao depende pontualmente do que rege a legislacao ( essencia sob forma) e sim de intepretacao, isto posto o balanco deverá retratar "ipsis literis" o que foi ou que deveria ser informado nas obrigacoes acessorias entregues aos orgaos, segundo o que determina a legislacao vigente a exemplo da DIPJ, logo nao posso ter uma balanco patrimonial que retrate uma posicao seja no passivo ou ativo que nao seja validada ao se comparar com o numero apresentado na informacao prestada ao orgao publico.

Desta forma, ao mencionar "fazer a abertura do balanco anterior", logicamente com a anuencia do antecessor, pois como dito no item 1 é de responsabilidade do mesmo as informacoes ali prestadas, logo entao se a legislacao permitir sim lancar em ajustes de exercicios anteriores a titulo de corrigir o erro e alinhar os saldos com a realidade.

É o que basta, espero ter sido claro.

Claudionei Santa Lucia

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Sábado | 11 abril 2009 | 09:55

Claudionei

O Saulo deixou explícito, no 2º paragráfo, que a correção deve ser feita pelo novo contador. É evidente que o ajuste só pode ser feito usando a conta Ajustes de Exercicios Anteriores OU a Conta de Lucro Acumulado(Resultado de Exercicio Anterior), desde que os erros altere o resultado.

Editado por M Messias Santos em 11 de abril de 2009 às 10:12:06

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

, Contador(a)
há 16 anos Sábado | 11 abril 2009 | 18:30

M Messias Santos,

Grato por sua intervenção, se vc nao me avisa fico sem saber como fazer este balanço de abertura.

Continue atento e lembre-se que o que parece óbvio para alguns poderá não parecer tão óbvio para outros, em especial quando se na assinatura de seus textos conste a máxima de um filósofo que respeito muito com os dizeres "só sei que nada sei".
Boa Páscoa!!!

Claudionei Santa Lucia

Editado por Claudionei Santa Lucia em 11 de abril de 2009 às 18:31:21

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 16 abril 2009 | 09:07

Caroline, muito bom dia.

Oi Claudio, só mais uma duvida, eu lanço as contas constantes no balanço de abertura e não pelo balancete né? Seria isso?

Sim, perfeitamente são as contas chamadas "patrimoniais" que farão parte do elenco de seu balanço de abertura.

Sds
...

Editado por Claudio Rufino em 16 de abril de 2009 às 09:08:20

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 16 abril 2009 | 09:47

Bom Dia,

Caroline,

Ratifico a orientacao prestada pelo colega Claudio Rufino.

Cordialmente,

Claudionei

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "
Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

, Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 20 abril 2009 | 09:30

Bom Dia,

Vinicius,

Nao é habitual utilizar uma "conta transitória"chamada abertura de balanço", falamos desta forma com o propósito de informar que abriremos o balanco com saldos que existem na corporacao.

Isto posto, como o Saulo já orientou trata-se de contas patrimoniais, logo adote o criterio de apenas debitar as contas do ativo e creditar a contas do passivo, por sí só verá que o total do ativo "baterá"com o total do passivo, entao fará débitos e créditos independentes, nao esquecendo de observar as exceções das contas credoras no ativo e devedora no passivo como depreciacao no ativo e como prejuizos no passivo (pl).


Exemplo de BP Abertura

Ativo 16.500,00

D - Bco X 10.000,00
D - Clientes 5.000,00
D- Imobilizado 2.000,00
C- (-) Deprec Imob ( 500,00)

Passivo 16.500,00

C- Fornecedores 5.000,00
C- Contas a Pagar 5.000,00
C- Capital Social 10.000,00
D- Luc ou Pr Acu ( 3.500,00)


Entao esta aqui um Balanco de Abertura sem usar a tal conta transitoria, usando debitos sem creditos correspondentes e creditos sem debitos correspondentes, porem ao final fechando, pois trata-se de balanco de abertura.

Tenha um bom dia!!!
Claudionei Santa Lucia
https://www.csl.cnt.br

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "
Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 20 abril 2009 | 17:44

Obrigado por todos pela informaçao

Sua informaçao foi interessante claudionei. No caso posso utilizar a contabilizaçao por partidas multiplas lançar tudo, ativo e passivo de uma vez fechando os totais.

Novamente obrigado a todos...

Atenciosamente,


Vinicius Ramos
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 20 abril 2009 | 18:16

Vinicius

Procure em seu programa de contabilidade que tem como cadastrar o saldo anterior.

O uso da contra transitória pode ser em qualquer parte do plano de conta e o uso dela não é errado.

Editado por M Messias Santos em 20 de abril de 2009 às 18:18:25

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 20 abril 2009 | 18:57

Boa noite, amigos


Como apóio (e também sigo) as sugestões de Saulo Heusi postada em 19/04 e também a de M. Messias, logo anterior à minha, aproveito esta oportunidade para deixar minha opinião, com base nos Princípios, métodos geralmente aceitos e também na transparência dos procedimentos adotados.

Nos sistemas informatizados podemos implantar os saldos iniciais conforme apropriadamente indicou Messias, se, e somente se, a estrutura do plano de contas do novo profissional responsável for idêntico à estrutura adotada pelo contabilista anterior.

Todavia, consideremos que os profissionais envolvidos no fato (antecessor e sucessor) não tenham o mesmo plano de contas. O que fazer? Neste caso aplica-se plenamente a metodologia proposta por Saulo, pois ficaria sem sentido o plano de contas do contador antigo em 31/12/XX ter certas contas que simplesmente deixariam de existir em 01/01/XX, sob a responsabilidade do novo contador. Portanto, somente a movimentação observada no Razão da conta "Balanço de Abertura" ofereceria subsídios técnicos para cristalinamente se analisar a fusão e/ou segregação de algumas contas.

Enfim, a técnica proposta por Claudionei também serviria, desde que os dois planos de contas sejam idênticos (o que é relativamente raro), e também que os lançamentos múltiplos sejam somente nas contas analíticas (salvo se foi deixado um exemplo apenas ilustrativo e generalizado).

É importante acrescentar que fere as Normas a técnica de se alocar os valores em contas cuja nomenclatura seja incompatível com a respectiva finalidade, do mesmo modo que não são admitidos nomes generalizados para as contas como "Clientes em Geral" ou "Fornecedores Diversos" ou "Duplicatas a Pagar"

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
vanice de oliveira

Vanice de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 21 abril 2009 | 20:15

Boa noite colegas


Empresa iniciando sua contabilidade com nosso escritorio tem sua conta de clientes analitica mas não era conciliada.

Penso em colocar o saldo desses clientes em uma conta sintética e dar prosseguimento a contabilização analiticamente e serem mesalmente conciliados, como deve mesmo ser feito, pois assim doravante o saldo apresentado em suas contas analiticas estarão corretos, não contaminando as mesmas com saldos existentes anteriormente e que não temos certeza de que estão corretos?
Vejam bem: Não vou deixar de registrar os saldos anteriores e sim aloca-los em uma conta sintética, evidentemente baixando os titulos que estiverem em aberto ref a períodos anteriores deste saldo sintético.

Podem me auxiliar com orientações?

Obrigada

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 21 abril 2009 | 20:39

Vanice

É um caminho. Mas imagine o que vai acontecer se conta do banco onde as duplicatas são recebidas estiver com o saldo fechando com extrato(martelada do antigo contador).
Voce vai ter que fazer um lançamento errado pra corrigir o erro do outro. Ou seja vai encontrar duplicatas que foram recebidas pela conta bancária, em exercicios anteriores, e vai fazer o lançamento(errado):
D-Caixa
C-Clientes
Para poder corrigir um erro que não é seu.

Voce tambem poderá usar a conta de Ajuste de Exercicios Anteriores, mas poderá chegar a valores absurdo que poderá deixar a empresa em má situação.

Portanto, eu faria do jeito que voce está proprondo, mas pediria a empresas todas as duplicatas recebidas nos 2 ultimos anos e faria a conciliação.

Não se esqueça de pedir tambem as duplicatas que estão sobre cobrança judicial.

Editado por M Messias Santos em 21 de abril de 2009 às 21:05:38

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 22 abril 2009 | 15:40

Claudio, mais uma duvida, eu peguei o balanço com o outro escritorio de contabilidade, mas ele estava com um erro, o valor que ficou a pagar de INSS esta errado, foi lançado R$ 33,49 a mais. Quando eu dei entrada eu fiz o lançamento da seguinte forma:
D- balanço de abertura..........
C - INSS a pagar
Agora, para corrigir o erro, eu fiz um estorno do valor lançado a maior, mas o que acontece é que a conta balanço de abertura acabou ficando com o saldo de R$ 33,49, sendo que ela é somente transitoria. Como devo proceder?

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 24 abril 2009 | 17:00

Pois é Caroline.

Se voce fez o balanço de abertura, cujos saldos de ativo e passivo estão uniformes, e agora percebeu que há uma conta com saldo inconsistente, promova um lançamento de acerto usando uma conta de patrimonio denominada "ajustes de exercicios anteriores".

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 27 abril 2009 | 13:12

Caroline

Claudio, mais uma duvida, eu peguei o balanço com o outro escritorio de contabilidade, mas ele estava com um erro, o valor que ficou a pagar de INSS esta errado, foi lançado R$ 33,49 a mais. Quando eu dei entrada eu fiz o lançamento da seguinte forma
:
Agora, para corrigir o erro, eu fiz um estorno........


Está meio confuso. O que está errado. Saldo recolhido do INSS diferente do saldo de balanço? Sendo isto siga orientação do Claudio

Ou quando voce lançou os saldos de abertura apresentou esta diferença?

Poste aqui o total do Ativo e Total do Passivo do balanço de abertura antes de voce lançar no seu sistema contábil.

Editado por M Messias Santos em 27 de abril de 2009 às 13:18:15

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 27 abril 2009 | 14:01

M Messias Santos e Caroline.

Entendam bem.

Quando fazemos a implantação de saldos em um sistema contábil, devemos observar que:

1 - os saldos finais das contas de ativo e passivo, devem estar uniformes e transparentes, conforme a contabilização do profissional anterior. Ora, se assim é, o que passou disso, deverá ser ajustado em contas do grupo de patrimônio liquido denominadas "ajustes de exercícios anteriores"

2 - há dicifuldade em fazer esse lançamento? por gentileza verifiquem aqui neste link, abordagem bem classica de como e quando devemos usar tal artifício legal.

Carolina, promova o ajuste da forma que está detalhado, boa sorte.

========================================================================


A T E N Ç Ã O !!! Caríssimo M Messias.

Gentileza prover atenção especial em suas postagens, pelo que n´aguns casos elas(((suas postagens))) mais trazem conflitos que soluções aos consulentes, a exemplo disso, retratarei aqui a postagem que fizes-te e que trouxera dúvidas a uma questão que já estava resolvida, veja:

M Messias Santos

Usuário 3 Estrelas Novas

342 mensagens enviadas
Usuário desde: 25 de novembro de 2007
SAO PAULO - SP

Postada Segunda-Feira, 27 de abril de 2009 às 13:12:02

Caroline

Claudio, mais uma duvida, eu peguei o balanço com o outro escritorio de contabilidade, mas ele estava com um erro, o valor que ficou a pagar de INSS esta errado, foi lançado R$ 33,49 a mais. Quando eu dei entrada eu fiz o lançamento da seguinte forma:
Agora, para corrigir o erro, eu fiz um estorno........

Está meio confuso. O que está errado. Saldo recolhido do INSS diferente do saldo de balanço? Sendo isto siga orientação do Claudio

Ou quando voce lançou os saldos de abertura apresentou esta diferença?

Poste aqui o total do Ativo e Total do Passivo do balanço de abertura antes de voce lançar no seu sistema contábil.


Editado por M Messias Santos em 27 de abril de 2009 às 13:18:15


Face ao exposto, e na melhor forma de direito cabe-nos entender que o Fórum a propósito de ser 100% gratuíto(para alguns), não nos dá prerrogativas de sairmos postando de qualquer forma. Notar ainda que até o momento, o Forum recebeu mais de 2 milhões de visitas, o que se traduz pela boa e eficaz presença de profissionais que por aqui circulam, dividindo conhecimentos para obter resultados, não obstante a isso, gentileza fazer jus ao seu perfil que traz 21 anos de experiencia na área contábil.

Desde já o Forum agradece sua colaboração e principalmente sua "compreensão"

Sds
...

Editado por Claudio Rufino em 27 de abril de 2009 às 14:05:18

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade