x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 47

acessos 79.946

Simulador LUCRO REAL X LUCRO PRESUMIDO

Georgito Motta do Nascimento

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Fiscal
há 15 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 11:52

Pessoal, eu tenho esta planilha, lucro real x lucro presumido :

É um arquivo onde sao disponibilizados varios " BOTOES " que permitem este tipo de analise.

Ela ja posta em um topico anteriormente, mas foi retirada na epoca em que o site ficou fora do ar.

Se alguem tiver interesse, peçam para um dos admnistradores do forum recoloca-la em anexo a este topico, ou peçam para ele entrar em contato comigo que eu encaminharei a planilha novamente para ser posta ao forum.

Georgito

PALOMA

Paloma

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 15 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 12:56

Olá

Eu queria saber se algum de vcs podem me dizer qual é a lei, decreto o que for que explica a validade de um documento fiscal?

Vou explicar melhor: existem recibos de despesas de xerox por exemplo. Só que é aquele recibo que vc compra em qualquer livraria. (bloquinho azul)

Queria saber se esse recibo pode ser contabilizado. Principalmente na tributacao pelo lucro Real.

Desde já agradeço-lhes!

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Fiscal
há 15 anos Sexta-Feira | 26 junho 2009 | 08:33

Coordenadores do forum, por favor, teria como postar esta planilha neste tópico ? Isto facilitaria para mim e tambem para todos os usuario do forum, por favor, me digam como tenho que fazer para posta-la. Muitas pessoas estao solicitando esta planinha, e fica dificil eu mandar para todo mundo.

Georgito

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 29 junho 2009 | 09:03

Bom dia a todos

Com créditos a Regina, acabo de fixar neste tópico as planilhas que gentilmente ela nos disponibilizou. Os arquivos estão comprimidos e dividem-se da segunte maneira, conforme as intruções da colaboradora:

Trata-se de 3 planilhas, sendo 2 para o lucro Real e 1 para o Lucro Presumido. Todas em excel.

LR: Lalur (IRPJ e CSL) e PIS/Cofins nao-cumulativos
LP: IRPJ, CSL, PIS e COFINS.

Para obter os arquivos basta clicar no ícone de seta verde no cabeçalho desta folha (canto superior direito), ou na figura de disquete no rodapé da página.

Muito obrigado, Regina

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 15 anos Terça-Feira | 30 junho 2009 | 07:55

Bom dia a todos

Com créditos a Georgito, acabo de fixar a este tópico mais uma planilha em excel com macrocomandos destinada a oferecer um criteriosa comparação do custo tributário existente entre Lucro Real e Lucro Presumido.

Para baixar este arquivo basta seguir as orientações de praxe.

Muito obrigado, caro Georgito, pela sua importante participação com base em colaboração, pois é a partir da interação que o Fórum Contábeis a cada dia enriquece seu conteúdo.

Saudações

Prof. Ricardo
Contador
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 30 junho 2009 | 11:05

Bom dia amigos!

Aproveitando esta postagem, também anexei uma planilha que auxilia no cálculo dos impostos federais de uma empresa no Lucro Presumido.

Como a idade vai chegando (rrssss), não me lembro da fonte onde obtive esta planilha...tinha uma vaga lembrança de que era em alguma postagem aqui no Fórum Contábeis, mas fiz uma pesquisa e não encontrei...por isso, resolvi anexar aqui.

Aos interessados, para fazer o Download dos anexos, basta seguir as instruções constantes nas Regras do Fórum, que, por comodidade, transcrevo abaixo:

Como fazer download dos anexos (Por Luiz José):
Ao acessar algum tópico que contenha arquivos anexados, quando abrir-lo você verá uma pasta semi-aberta, o título do tópico e logo à frente verá a seguinte frase sublinhada; Esta mensagem contém anexos e uma seta verde apontado para algo semelhante a um HD.
Clique e aparecerá uma janela com a relação dos anexos existentes
Clique no arquivo desejado e salve no local que você escolher.
Ao fim do download abra a pasta e clique no arquivo para abri-lo ou descompactar, se for caso.
Se o arquivo estiver compactado, recomendamos que você instale o WinZip para descompactá-lo.
Outra opção também é utilizar no rodapé da pagina, onde tem a figura de um disquete Fazer Download do Anexo, então basta clicar na figura e repetir os procedimentos indicados no parágrafo acima.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 15 anos Segunda-Feira | 20 julho 2009 | 20:37

Boa noite, André Xavier

Bem vindo ao Fórum Contábeis.

A planilha que você solicita (não somente uma, e sim, cinco planilhas) já estão em anexo a este tópico, cujos créditos são os seguintes:

Regina: 3 planilhas
Georgito: 1 planilha
Wilson: 1 planilha

Deste modo, para obter o arquivo basta ler as postagens que estão logo acima.

Saudações

Prof. Ricardo
Contador
Lúcia Fernandes

Lúcia Fernandes

Iniciante DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2009 | 12:17

Olá Pessoal,
Sou estreante, mas quero parabenizá-los pelo conteúdo do fórum... Muito interessante.
Baixei as 3 planilhas, mas somente a "Planilha Real x Presumido" pode ser descompactada. No entanto está com macros e não abre a caixa de diálogo para que eu possa habilitá-las. Podem me ajudar com esta questão?
Grata,

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 15 anos Terça-Feira | 18 agosto 2009 | 13:22

Boa tarde, Samanta

Bem vinda ao Fórum Contábeis.

Aproveito esta oportunidade para informá-la que já comuniquei o participante Georgito assim que Lúcia Fernandes (postagem de 12/08/2009) encontrou dificuldades, e até o presente momento não obtivemos retorno (salvo se ele a auxiliou via e-mail particular).

Portanto, enquanto o autor deste trabalho não se pronunciar, exponha-nos o seu problema para todos juntos tentarmos encontrar uma solução conclusiva.

Saudações

Prof. Ricardo
Contador
WALTER VENANCIO DE ARAUJO JUNIOR

Walter Venancio de Araujo Junior

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 18 agosto 2009 | 14:14

Bom, as planilhas são ótimas, agora só tem que observar no lucro presumido que algumas empresas de serviços poderão ter a aliquota de presunção de 16% ao invés de 32%, no caso até o limite de faturamento em R$ 120.000,00, mas lembrando que o benefício somente será para o Imposto de Renda, sendo a CSLL os mesmos 32%.

Editado por Walter Venancio de Araujo Junior em 18 de agosto de 2009 às 14:54:32

Lúcia Fernandes

Lúcia Fernandes

Iniciante DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2009 | 10:45

Bom dia a todos,
Ricardo, apesar de não ter recebido a resposta do autor da planilha, por tentativa e erro acabei conseguindo usá-la.
Eu salvei uma cópia da planilha que acabou desabilitando as macros (Planilha_Real_x_Presumido.xls).
A planilha Lucro Presumido.zipx nem descompacta, pois dá uma mensagem "método de compactação desconhecido".
De qualquer forma, agradeço muito ao Georgito a iniciativa de dividir seu trabalho com o pessoal, porque a planilha é muito boa.

Maringá Cristina Freitas Santana

Maringá Cristina Freitas Santana

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 22 agosto 2009 | 10:56

Será que pode ser disponibilizado a senha para alterarmos as planilhas? Ela é otimaaaaaa...Parabens!!!! Mas preciso readaptar para minha empresa. Outra coisa, na planilha que calcula pis e cofins cumularivo, na cédula Revenda c33, esta somando com as receitas de serviços, ai quando leva para a planilha faturamento lucro presumido....leva valor errado. Eu entendo que naquela cédula nao entra a receita com serviços. Mas uma questao... na planilha que se calcula IRPJ e CSLL lucro presumido, nao traz as despesas financeiras nem ganho de capital da venda do ativo imobizado. Desde já agradeço e fico no aguardo da senha e da correção.

Editado por Maringá Cristina Freitas Santana em 22 de agosto de 2009 às 11:23:37

"Saber é compreendermos as coisas que mais nos convém."
(Friedrich Nietzsche)

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 15 anos Sábado | 22 agosto 2009 | 11:43

Bom dia, Maringá

Aproveito esta oportunidade para esclarecer que administrador, consultores especiais e moderadores não têm a senha dos arquivos de propriedade de terceiros, e tudo o que fazemos é apenas disponibilizar o conteúdo (que não é de nossa responsabilidade solidária) aos frequentantes do Fórum.

De qualquer maneira, sua observação é muito bem vinda e resta-nos agora aguardar o pronunciamento do proprietário intelectual deste trabalho.

Prof. Ricardo
Contador
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sábado | 22 agosto 2009 | 12:06

Bom dia Ricardo,

Considerando os contratempos causados por planilhas com senhas cuja alteração é impossível,

considerando a abrangência de cálculos, impostos e contribuições que envolvem uma planilha deste tipo, e

além da frustração de cada um que precisa alterá-la para não torná-la obsoleta, o trabalho que dá aos moderadores que precisam estar continuamente "justificando" o fato,

não seria interessante proibir a disponibilização de arquivos que dependam de senhas para serem ajustados ou atualizados?

Afinal ninguém é obrigado a disponibilizá-los, mas se o fazem, por que não sem restrições?

...

CLEDSON EDUARDO FAUST

Cledson Eduardo Faust

Iniciante DIVISÃO 1 , Balconista
há 15 anos Sábado | 22 agosto 2009 | 13:02

Estou pedindo ajuda de alguem que saiba as aliquotas de impostos, pois estou elaborando um plano de negocios para produçao de equipamento eletronico de controle. Gostaria de saber quais sao as aliquotas de imposto que devo recolher sobre o faturamento, para uma empresa sob regime de lucro presumido?

Impostos federais = ____ %

Impostos Estaduais = ____ %

Impostos Municipais = ____ %

Muito Obrigado

Cledson

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 15 anos Sábado | 22 agosto 2009 | 17:39

Boa tarde, Cledson

Bem vindo ao Fórum Contábeis.

Por gentileza, pesquise estas dúvidas nas postagens daqui, e assim que dúvidas mais específicas surgirem, pergunte novamente.

Convém ressaltar que por aqui (no Fórum Contábeis) são oferecidas opiniões complementares, e nunca oficiais sobre o tema; logo, em caso de incertezas, recomendo-lhe recorrer a um escritório legalmente constituído, cujo representante seja um contabilista (técnico ou bacharel) habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Outrossim, reitero a necessidade de uma consulta no banco de dados do fórum, e assim que dúvidas surgirem, pergunte novamente.

Saudações

Prof. Ricardo
Contador
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade