x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 34

acessos 25.156

LANÇAMENTO CONTABIL

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sábado | 21 novembro 2009 | 23:15

Boa noite, Maria Clarice Pereira Santos


Boa Tarde, tenho uma empresa no lucro real, os proprietarios recolhem um plano de saude só para os proprietários não abrangendo os funcionários, gostaria de saber como vou fazer este lançamento na contabilidade, uma vez que não desconta dos funcionários mas o plano é recolhido em nome da empresa?

Antes de apresentar algumas conclusões particulares, julgo útil citar o trecho que importa a este assunto das determinações do Regulamento do Imposto de Renda, e também o Princípio da Entidade, de acordo com a Resolução CFC 750/93, com grifos meus:

Art. 249. Na determinação do lucro real, serão adicionados ao lucro líquido do período de apuração (Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 6º, § 2º):
...
VI - as contribuições não compulsórias, exceto as destinadas a custear seguros e planos de saúde, e benefícios complementares assemelhados aos da previdência social, instituídos em favor dos empregados e dirigentes da pessoa jurídica (Lei nº 9.249, de 1995, art. 13, inciso V);

...

Art. 4º O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

Portanto, o primeiro aspecto, quanto à apuração do Lucro Real, visto que os colaboradores não participam do Plano de Saúde, a despesa é tida como indedutível; por outro lado, como os dirigentes estão se valendo da empresa para favorecimento particular (inclusive contrariando o Princípio da Entidade), é grande a possibilidade de a fiscalização previdenciária, em uma eventual ação fiscal, classificar isto como "Retirada Pró-Labore", pois há 100% de indícios disto, e por consequência disto cobrar as contribuições previdencárias incidentes sobre estes supostos rendimentos, valendo observar que as despesas previdenciárias advindas de ação fiscal também são indedutíveis.

Com base nestas constatações, sugiro-lhe que estas despesas com Plano de Saúde seja passado da empresa para as pessoas físicas dos sócios, ou que este benefício seja estendido a todos os funcionários, indistintamente, restando aos desinteressados assinar uma declaração formal.

Finalizando, adiante apresento os lançamentos contábeis necessários, na hipótese de beneficiamento somente dos sócios, e utilizando contas hipotéticas:

1 - No recebimento da Nota Fiscal Fatura:
D) Plano de Saúde (Contas de Resultado - Grupo de Despesas Indedutíveis)
C) Plano de Saúde a Pagar (Passivo Circulante)
R$ Valor do documento

2 - No pagamento da conta:
D) Plano de Saúde a Pagar
C) Caixa ou Bancos
R$ Valor do documento

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sábado | 21 novembro 2009 | 23:27

Boa noite, Lucilene


Uma empresa adquiriu um veículo para o sócio, em forma de leasing pela conta da empresa. A empresa é do Simples, uma lan house que comercializa produtos de informatica.

Essa empresa pode adquirir veículo? Como procedo agora? Como contabilizo isso?

Nada impede que uma empresa adquira um veículo, financiado ou não, no propósito de o empregar no desenvolvimento de suas atividades.

Todavia, o fato de o empresário utilizar a empresa para fins alheios e favorecimento pessoal, como as regras fiscais estão sendo infringidas, é grande o risco de o fisco impor consequências indesejáveis. Observe a definição do Princípio da Entidade, logo acima.

Finalizando, o modo de contabilização desta operação pode ser encontrado facilmente nos arquivos do Fórum por intermédio de pesquisa.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Lucilene

Lucilene

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2009 | 12:37

Obrigada Ricardo,

Mas quanto a contabilização, fiquei com uma dúvida por causa do leasing, devo fazer lançamentos diferentes, como:

D- Veículos
C- Leasing

ou

D - Empréstimo
C - Veículo

Realmente não sei como lançar, se vc. puder me ajudar, agradeço.

Mas vou utilizar a pesquisa, também.

Obrigada

Lucilene

Lucilene R. Pereira
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 24 novembro 2009 | 09:12

Frequentantes do Fórum Contábeis:


Aproveito esta oportunidade para lhes informar que neste momento este tópico está sendo fechado porque muitas pessoas diferentes estão por aqui depositando dúvidas de assuntos generalizados e isto não contribuirá com a eficiência das pesquisas.

Considerando que o principal problema deste tópico foi o nome generalizado demais (Lançamento Contábil), abaixo deixo algumas notas importantes, de acordo com as regras internas:

1 - Pesquise antes de perguntar, pois maioria absoluta das dúvidas já etão respondidas em outros tópicos

2 - Se for necessário criar um novo tópico, seria importante lhe atribuir um nome o mais objetivo possível. Por exemplo: se a dúvida for quanto a contabilização de venda a prazo de sabão, o melhor título seria "Venda a Prazo", em vez de apenas "Sabão".

3 - Uma boa resposta é diretamente proporcional à qualidade da pergunta; portanto, é indispensável que a dúvida seja redigida de modo detalhado (datas, valores, regime de tributação da empresa, etc.) e claro.


Obrigado pela antenção.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade