x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 11.082

Análise DRE, Passivo, Ativo

André Annoni Martins

André Annoni Martins

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 14 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 09:07

Gostaria de saber se existem fórmulas de DRE, Passivo e Ativo para comparar diferentes empresas para saber qual é a empresa que está em melhores condições, ou seja, como posso fazer uma análise para determinar qual é o melhor empresa no decorrer dos anos.

Obrigado.

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 09:32

André, bom dia.
Bem, estou começando o curso de contábeis, mas pelo que eu vejo mais na prática, acredito que a comparação seja mais manual mesmo, entre os dois balanços e DRE´s. Por exemplo, vc analisa ano a ano o resultado de uma empresa e depois compara com o resultado da outra empresa, entendeu?
Realmente não sei se existe uma fórmula específica não, uma planilha, algo assim, mas outro dia precisei comparar o resultado de duas empresas de um mesmo grupo e fiz assim: peguei os balanços de uns cinco anos pra trás e analisei um a um e vi que a empresa A teve um melhor desempenho (pelo menos na contabilidade) .

Espero ter ajudado de algum jeito...
Até a próxima!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
André Annoni Martins

André Annoni Martins

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 14 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 09:40

Sim eu estou analisando de 3 anos para cá.
2006 2007 e 2008, porém não encontro uma forma além de análise vertical para distinguir qual é a melhor opção, eu faço economia e tive 2 matérias de contabilidade, então não sei muito bem... mas obrigado Gisele

:*

Tuanne Oliveira Reis

Tuanne Oliveira Reis

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2009 | 14:07

Oi André,

Não sei se vai te ajudar,
mas existe um livro chamado Análise das Demonstrações Financeiras, que é até uma disciplina no curso de contábeis.