x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 11.082

Análise DRE, Passivo, Ativo

André Annoni Martins

André Annoni Martins

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 14 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 09:07

Gostaria de saber se existem fórmulas de DRE, Passivo e Ativo para comparar diferentes empresas para saber qual é a empresa que está em melhores condições, ou seja, como posso fazer uma análise para determinar qual é o melhor empresa no decorrer dos anos.

Obrigado.

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 09:32

André, bom dia.
Bem, estou começando o curso de contábeis, mas pelo que eu vejo mais na prática, acredito que a comparação seja mais manual mesmo, entre os dois balanços e DRE´s. Por exemplo, vc analisa ano a ano o resultado de uma empresa e depois compara com o resultado da outra empresa, entendeu?
Realmente não sei se existe uma fórmula específica não, uma planilha, algo assim, mas outro dia precisei comparar o resultado de duas empresas de um mesmo grupo e fiz assim: peguei os balanços de uns cinco anos pra trás e analisei um a um e vi que a empresa A teve um melhor desempenho (pelo menos na contabilidade) .

Espero ter ajudado de algum jeito...
Até a próxima!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
André Annoni Martins

André Annoni Martins

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 14 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 09:40

Sim eu estou analisando de 3 anos para cá.
2006 2007 e 2008, porém não encontro uma forma além de análise vertical para distinguir qual é a melhor opção, eu faço economia e tive 2 matérias de contabilidade, então não sei muito bem... mas obrigado Gisele

:*

Tuanne Oliveira Reis

Tuanne Oliveira Reis

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2009 | 14:07

Oi André,

Não sei se vai te ajudar,
mas existe um livro chamado Análise das Demonstrações Financeiras, que é até uma disciplina no curso de contábeis.
Nele vc vai encontrar alguns cálculos que demonstram a capacidade de pagamento, endividamento, patrimonio e etc., que podem te ajudar a comparar os balanços...

Espero ter ajudado!

Editado por Tuanne Oliveira Reis em 2 de setembro de 2009 às 14:07:57

VANDERLAN PIMENTA FALCAO

Vanderlan Pimenta Falcao

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2009 | 17:11

Olá!
Prezado André Anonni Martins.

Conforme sua demanda:

Gostaria de saber se existem fórmulas de DRE, Passivo e Ativo para comparar diferentes empresas para saber qual é a empresa que está em melhores condições, ou seja, como posso fazer uma análise para determinar qual é o melhor empresa no decorrer dos anos.


e

Sim eu estou analisando de 3 anos para cá.
2006 2007 e 2008, porém não encontro uma forma além de análise vertical para distinguir qual é a melhor opção, eu faço economia e tive 2 matérias de contabilidade, então não sei muito bem


De toda a análise realizada com empresas, seja em termos patrimoniais, financeiros e operacionais, a contabilidade contribui profundamente com esse quesito, o de avaliar a perfomance do negócio.

Contudo, não existe uma formula mágica para dizer se uma empresa foi melhor que a outra, pois tem variáveis internas que somente elas conhecem, mas a medida externa de perfomance é o Lucro. A grande máxima da contabilidade.

Portanto, existe para uma primeira análise seria fazer:
1) Análise Vertical;
2) Análise Horizontal;
3) Análise por quocientes; (índices)
4) Análise pelo sistema "DUPONT" (mais complexo, mas integra a DRE e o Balanço como um todo)

Existe muita literatura sobre o tema, então faça uma pesquisa no GOOGLE mesmo, sobre esses temas que lhe falei.

Livros de Análise das Demonstrações Financeiras tem o referido assunto.

Boa sorte com o trabalho.

Vanderlan - Manaus - Amazonas

Vanderlan Falcão
Contador
JFJ Assessoria Contábil EIRELI ME
GABRIELA LINS RAMALHO

Gabriela Lins Ramalho

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 15 setembro 2009 | 16:27

Olha primeiramente vc só pode comparar empresas do mesmo ramo, pq se vc fizer uma análise p/ uma loja de atacado não vai ser a mesma coisa que fazer uma análise (DRE, BP, por Indicadores, pelo CGL, ST, IOG etc) em uma boutique por exemplo. Tanto que anualmente sai na Exame (acho que é, n tenho certeza) os indicadores por cada tipo de atividade. Ou seja, para termos um resultado "real"temos que comparar empresas de ramos iguais.


Pelo que entendi vc ainda está no começo da faculdade. Não te esquenta, vc vai aprender a analisar em uma matéria chamada Análise das Demonstrações Financeiras(ou Contábeis) ou em Administração Financeira ou qualquer nome que se dê.

Concordo com o Vanderlan sobre as análises (Vertical, Horizontal, Indices, Dupont , etc) mas a Contabilidade é baseada no PASSADO, no que ocorreu...Para ter uma análise de presente e futuro, faz-se necessário uma análise econômica e da situação OPERACIONAL da empresa (essas informações encontramos nos Relatórios de Auditoria Externa das grandes empresas), ler aquelas notas explicativas (sim, um saco as vezes) e tudo que está ligado ao desempenho da empresa.

Eu fiz um upload de um trabalho que eu e meus amigos apresentamos na faculdade para que vc possa ter uma idéia. Recomendo que juntamente com o arquivo vc veja os Relatórios da Itautec (que foi a empresa que fizemos e vc pode encontrar essas informações no site deles)....

Pq análise é "basicamente" prestar atenção nos resultados (das análises contábeis) e descobri (na análise econômica) a causa ou motivo do Lucro ou Prejuízo da empresa.


O arquivo: http://www.slideshare.net/gabyzzinhaa/anlise-contbil-financeira-da-itautec


Como tinha que ser uma apresentação em 20minutos, os slides foram apenas p/ ilustrar. As respostas foram feitas verbalmente, mas se ler aos relatórios de auditoria vai entender muito mais.

Espero que não tenha falado mt besteira.

Editado por Gabriela Lins Ramalho em 15 de setembro de 2009 às 16:30:50

Murilo Campos de Souza

Murilo Campos de Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2009 | 08:10

Pessoal,

Além de todas as análises citadas anteriormente, temos o Fator de Kanitz que contribui para a análise de solvência da empresa, ou seja se ela corre o risco de "quebrar" ou não.
Lembrem-se também, que todo quociente calculado (liquidez, endividamento, imobilização) não há um número bom ou ruim, pois depende da atividade da organização.
Podemos utilizar como parâmetros dados das 500 Maiores e Melhores publicadas pela revista EXAME.

Espero que tenha contribuido.

Murilo Campos
An. Contábil Sr.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.