x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 32

acessos 37.809

Erro PerDcomp 6.7 - saldo insuficiente

Flavia

Flavia

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 20 junho 2019 | 09:11

Bom dia, amigos.

Consegui resolver esse problema. 
No meu caso, eu queria transmitir novas declarações, porém na base da RFB já tinham declarações com o mesmo período de crédito. Como não estavam corretas, fiz a solicitação de cancelamento dessas per/dcomps antigas.
O pedido de cancelamento das per/dcomps não é deferido imediatamente no sistema da Receita. Temos que esperar de 2 a 5 dias.
Quando o pedido de cancelamento das per/dcomps anteriores estiver com o status "pedido de cancelamento deferido", essa mensagem de erro que aparece na hora da transmissão " A transmissão não foi concluída. O valor total do credito que o contribuinte alega...", não aparece mais, e a transmissão das novas per/dcomps são transmitidas com sucesso.

Espero ter ajudado.

Leonardo

Leonardo

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 4 anos Segunda-Feira | 15 julho 2019 | 15:03

Prezados,

Consegui resolver esse entrave, porém acredito que o problema seja no programa da RFB.

No meu caso, eu estava compensando um crédito de saldo negativo de IRPJ de empresa que foi incorporada. com débitos de PIS e COFINS.

Hoje, 15/07/2019, fui entregar o DCOMP e me deparei com a situação de que, quando o DCOMP é retificador, a Selic Acumulada é um percentual, quando não é retificador, o percentual é outro.

Acredito que por conta dessa variação do índice para calcular o crédito atualizado a RFB retorne a mensagem:
"O valor total do crédito que o contribuinte alega ter apurado é insuficiente para a totalidade das compensações declaradas, informadas nesse PER/COMP e em anteriores, se houver."

Não é a primeira vez que identifiquei que o programa do PER DCOMP tem problemas com o percentual da Selic Acumulada que varia conforme é uma declaração é retificadora ou não.

Minha sugestão, faça o cálculo da SELIC acumulada manualmente e considerem o este para atualização do crédito.

*As tabelas na minha situação foram atualizadas.

Bom trabalho

MÁRCIO NUNES DA SILVA

Márcio Nunes da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 4 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2019 | 10:46

Bom dia!

Caros colegas,

Alguém conseguiu resolver esse problema? 

No meu caso já fiz duas compensação de um determinado DARF.
Nessa segunda compensação ocorreu o erro mencionado pelos colegas, porém consegui fazer a compensação do segundo valor.
Agora estou tentando fazer a compensação do saldo e o erro voltou.

DCOMP -  PAGAMENTO INDEVIDO 

O valor total do crédito que o contribuinte alega ter apurado é insuficiente para a totalidade das compensações declaradas, informadas nessa PER/DCOMP e em anteriores, se houver.

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.