x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 251

acessos 59.725

Erros ECF 2017

Andrieli Arnold Rodrigues

Andrieli Arnold Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 30 junho 2017 | 11:14

O manual diz:

No plano referencial, a conta “Resultado do Exercício” é sintética, pois representa o resultado da diferença entre as receitas e despesas do período. Caso a entidade utilize uma conta transitória analítica “Resultado do Exercício” ou “Apuração do Resultado Exercício” para realizar os lançamentos de transferência dos saldos das receitas e despesas do período, essa conta deverá ter J050.COD_NAT = “09” (Outras) e não deverá ser mapeada. O sistema não permite o mapeamento de contas com código de natureza “09”.

Então a ECD com código 09 está correta, e colocar o 09 na ECF também. Mas dessa forma outros erros aparecem. Inclusive a necessidade de mapeamento, que no manual diz não permitir.

SERGIO

Sergio

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 3 julho 2017 | 08:37

Bom dia
no ano passado foi transmitido ECF com livro caixa, agora como fiz ECD para todos os nossos clientes estou fazendo a ECF deste ano como apuração contábil, e está dando a seguinte advertência em várias contas, ( a conta referencial possui saldo inicial incompatível com o saldo final recuperado da ECF anterior), preciso de uma orientação, posso transmitir a ECF com essas advertências?, ou não, pois a ECF anterior era lv caixa e a de agora é contábil. espero alguma orientação.


Sérgio

Rodrigo Cesar

Rodrigo Cesar

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 3 julho 2017 | 11:16

Bom dia Sergio

Visto que esse ano vc entregou o ECD, deve ter entrado em algumas empresas no Lucro Real esse ano,

No ECD não vai ter problemas ainda, pois no seu caso pode alterar manualmente os saldos das contas no ECF.

Mas se vc entregar o ECF com problemas no Mapeamento com contas contábeis erradas no plano referencial, ano que vem vai ter muitos problemas, pois vai puxar saldo Inicial de ECF anterior.


Muito importante os saldos das contas estarem corretos, se não ano que vem vai ter que substituir ECF. mesmo apresentando advertências

Advertências são problemas que vai ter no ano seguinte, procure eliminá-las.

SERGIO

Sergio

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 4 julho 2017 | 08:37

Bom dia Rodrigo

no meu caso apresentei entidades Imunes e não do Lucro Real, apresentei ECF 2016/2015 sem apresentar ECD, como lv caixa, ai este ano apresentei a ECD de todas elas de forma facultativa , mas quando importo a ECF 2017/2016 para dentro do PVA do Sped cria algumas advertências (a conta referencial possui saldo inicial incompatível com o saldo final recuperado da ECF anterior), devo continuar apresentando como lv caixa este ano, para que não tenha estas advertências?, ou envio como contábil com advertências? estou com dúvidas quanto a estas advertências.

desde agradeço ajuda

Sérgio

e-mail: sé@Oculto

Flávia

Flávia

Bronze DIVISÃO 5, Controller
há 6 anos Terça-Feira | 4 julho 2017 | 17:23

Boa tarde!

Alguém tem alguma novidade em como solucionar a advertência: "A natureza da conta referencial utilizada é diferente da natureza da conta contábil do registro J050. Verifique se a situação está correta.", sem ter que substituir a ECD?

Juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 5 julho 2017 | 08:18

Bom dia,



Em relação a advertência: "A natureza da conta é diferente da natureza da conta recuperada no plano de contas da ECD (caso haja mais de uma ECD recuperada, no plano de contas da última ECD do período)"


Em qual bloco da ECD tenho que verificar?



Att,

Juliana

Ana Avelino

Ana Avelino

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 5 julho 2017 | 08:52

bom dia Flavia

Segue uma opção para solucionar o seu problema

Importe a ECF normalmente, ao recuperar a ECD marque a opção "Utilizar os dados recuperados da ECD para preenchimento do Balanço e/ou DRE".
Será copiado as informações para o bloco J e K.
Importe novamente a ECF (a mesma gerada anteriormente e já integrada) selecionando apenas as opções de bloco J e K.

Irá ajudar muito

Espero que dê certo. Comigo esta ocorrendo o mesmo erros, e usando esse procedimento, consegui.

Até mais

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 5 julho 2017 | 09:00

Flavia de fato o processo que a colega Ana falou irá corrigir sim o erro, mas se a conta esta relacionada a uma conta diferente da referencial vai dar advertencias, peguei casos que de fato tenho que retificar, todas as contas do PASSIVO com natureza 09 gerado pelo sistema errado, o que tem que analisar é o teu caso, tenho um cliente que fiz este processo que a Ana falou e ficou com advertencias e meu cliente nao quer retificar a ECD, com isso as contas de PL ficaram com natureza de 02 ao invés de 03!


Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
ALINE DE ALMEIDA

Aline de Almeida

Prata DIVISÃO 1
há 6 anos Quarta-Feira | 5 julho 2017 | 14:11

Boa tarde a todos!

Estou com uma questão aqui, passei minhas ecd's normalmente sem nenhuma advertencia. Quando fui importar ECD para a ECF deu erro, tal erro é que tenho contas COM e SEM Centro de Custo na mesma igreja (no meu caso são igrejas), na ECD não deu problema algum isso na ECF não aceita. Já estou vendo com o suporte tecnico do programa, e fui informada que ECF não aceita contas na mesma empresa com e sem centro de custo, com isso terei que relacionar com o plano referencia todas as contas com ou sem sentro de custo todas as contas igreja por igreja e ai sim fazer um teste, não dando certo terei que retificar minha ECD com este novo formato e ai sim importar para ECF.
Com tudo isso citado acima minhas duvidas são:

1-ECD para ser retificada, gerará multa alem da questão de ter + 1 contador para assinar?

2- Se não der tempo de fazer em todas o processo citado, poderei passar ECF zerada para nao perder o prazo e apos retificar importando da ECD?



Por favor alguém pode me ajudar?



Desde já o meu muito obrigada.

gILSON

Gilson

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 5 julho 2017 | 14:17

Eduardo,

O problema é porque sua ECD foi gerada com data final em 30/12/2016, e para dar certo você terá que retificar sua ECD para 31/12/2016, somente após fazer isso dará certo a recuperação de dados.

Atenciosamente,

Gilson C de Freitas
Contador e Consultor Tributário
[email protected]
facebook.com/gilsoncontador
instagram.com/gilsoncont

Alfa Consultores
https://www.alfaconsultores.com.br
facebook.com/alfaconsultores1
instagran/alfaconsultores1
Flávia

Flávia

Bronze DIVISÃO 5, Controller
há 6 anos Quarta-Feira | 5 julho 2017 | 14:43

Olá Jose Carlos Barbosa Pereira!

O meu caso é exatamente esse, minhas contas do PL ficaram com a natureza 02.
Fiz o processo e fiquei com a advertência referente a natureza das contas.
Você acredita que possamos ter problemas, caso a ECF seja entregue com essas advertências? Pois a natureza de fato ficou errada na ECD e para entregarmos a ECF será necessário enviá-la também com a natureza 02, mesmo sabendo que o correto seria a natureza 03.

Kelly da Silva Souza

Kelly da Silva Souza

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 5 julho 2017 | 20:15

Estou com problema na importação do arquivo. A empresa é do Lucro presumido e eu fiz a ECD com encerramento trimestral. Esta dando o erro no registro Y671 (O registro não deve ser informado para esse perfil e/ou tipo de operação. Consulte o guia prático da ECF e verifique a obrigatorieade dos registros. Não entendi. Mensagem LInha posição 1281 e Campo 1-REG. Alguém pode me ajudar ?

Kelly S Souza
gILSON

Gilson

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 6 julho 2017 | 07:31

Flavia,

Sugiro que retifique sua ECD para sanar o erro da natureza das contas, pois uma advertência permite o envio porém pode sim vir a penalizar a empresa no futuro, já que de fato não deixa de ser um erro.

Atenciosamente,

Gilson C de Freitas
Contador e Consultor Tributário
[email protected]
facebook.com/gilsoncontador
instagram.com/gilsoncont

Alfa Consultores
https://www.alfaconsultores.com.br
facebook.com/alfaconsultores1
instagran/alfaconsultores1
gILSON

Gilson

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 6 julho 2017 | 08:16

Eduardo,

Essa substituição demandará de anexar o laudo que atesta que a escrituração está imprestável, no formato de um arquivo RTF (no novo registro J801), cujo está definido no novo Manual da ECD que o novo PVA que solicita a inclusão dos arquivos em formato texto RTF (Rich Text Format) que fazem parte do processo de escrituração contábil das empresas. Atualmente, esta inclusão é feita editando-se diretamente o arquivo TXT da ECD ou através dos próprios programas de geração do livro eletrônico (ERP/Aplicativo).

Este processo é feito quando você envia primeiramente a solicitação da Junta Comercial de substituição do arquivo e informando eles o erro, após a autorização você terá o arquivo RTF para importar para o ECD via ERP do seu sistema ou manualmente mesmo.

Atenciosamente,

Gilson C de Freitas
Contador e Consultor Tributário
[email protected]
facebook.com/gilsoncontador
instagram.com/gilsoncont

Alfa Consultores
https://www.alfaconsultores.com.br
facebook.com/alfaconsultores1
instagran/alfaconsultores1
Flávia

Flávia

Bronze DIVISÃO 5, Controller
há 6 anos Quinta-Feira | 6 julho 2017 | 10:34

Obrigada Gilson!

Irei substituir a ECD. Alguém tem um modelo do Termo de Verificação para me passar? Meu e-mail é: @Oculto.

E mais uma dúvida no caso de substituir a ECD, apenas para corrigir a natureza das contas: no meu caso Passivo para Patrimônio Líquido, pelo que eu li no Manual não terei multa, certo?

Página 3 de 9

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.