x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 68

acessos 144.803

Erro no Registro M410 da ECF

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 6 julho 2018 | 21:38

boa noite, caro José Carlos conforme sua publicação:
Deve observar o campo 175 do registro M300 e M350 o valor que esta ali sendo ele prejuizo deve ser lançado no M410, nos periodos que TIVERAM, prejuizo você vai lançar no M410 com o indicador de lançamento PF para IR e BC para CSLL.

duvida; lucro real por estimativa(balanço de redução e suspensão) em todos os meses foi apurado prejuízo, porem no registro M410 so foi informado o prejuízo na aba anual, e não foi mencionado mes a mes. e também não deu erro na validação e a ECF foi enviada. Pergunto poderá ter problemas da maneira que foi informado?

Silmara Muniz

Silmara Muniz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Sábado | 7 julho 2018 | 12:36

Olá pessoal, tenho uma tabela que já ajudou alguns colegas daqui do fórum a resolver esses erros. Eu procurei para indicar o link mas não encontrei; deve ter sido removida. E tentei postar a imagem ou a própria da tabela aqui, mas só é possível texto...

roberta santos

Roberta Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Domingo | 8 julho 2018 | 19:45

Boa noite colegas

Tenho uma empresa que teve prejuízo no ano de 2016 . prejuízo 1.trim2017 . lucro 2 3 4.trim.2017 e fiz as compensações dos 30 por cento . Nao estou sabendo lançar essas compensações !!! Como faço !!

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 9 julho 2018 | 10:27

obrigado pelo retorno Jose Carlos,

sem querer abusar tenho mais algumas duvidas:

1: no caso de adições ou exclusões na apuração, onde os valores adicionados e excluídos precisão ser controlados na parte B, como eu faço este registros?

2- no caso de adições e exclusões ao resultado com relação aos valores lançados no próprio exercício, na parte A eu relaciono apenas com contas contábeis, certo?

3- quando eu vou adicionar ou excluir valores que estão sendo controlados na parte B, na parte A eu apenas relaciono com a parte B, certo?


alguém tem exemplos/planilhas/arquivo das formas de preenchimentos tanto da parte A como da parte B na ECF?

Marcele Regeane Schuetz

Marcele Regeane Schuetz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 10 julho 2018 | 16:48

Boa tarde!

Estou com o mesmo erro dos colegas acima:
"A Base de Cálculo negativa antes da compensação de BC negativa de períodos anteriores deve ser igual ao valor registrado na conta referente a base de cálculo negativa do próprio período na parte B do e-LACS"
O problema é que o saldo negativo não é deste exercício, é saldo que voltou para a ECF com a migração do Refis para o PERT. A empresa tem lucro no DRE dos últimos anos. Este saldo era de 2009 quando foi utilizado no REFIS, e com a migração do REFIS para o PERT, o saldo do prejuízo fiscal voltou.
O que fiz, foi criar a conta na parte B, coloquei saldo zero, e fiz o lançamento do saldo incial em outubro na adesaõ ao PERT.

já fiz o que o colega indicou de deletar tudo e lançar novamente, mas o problema continua.

O que é estranho que fiz o mesmo procedimento para IRPJ e não deu erro.

Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

Abraços
Marcele


LAYLA MARCELLA BARSANUF CAMPOS

Layla Marcella Barsanuf Campos

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2018 | 17:41

Boa tarde!

Eu estava com o mesmo problema que todos vocês e mesmo seguindo todas as orientações desse tópico não conseguia resolver o erro.

A ecf apresentava erro no LALUR e no LACS, desta forma tentei corrigir primeiro o erro do LALUR para depois passar para o LACS, porém isso não deve ser feito. Sempre corrijam os dois campos e depois validem, isso porque o meu erro era apenas no M410 do LACS e eu não sabia, e portanto fiquei insistindo em corrigir o LALUR enquanto não tinha nada de errado lá. O meu erro no LACS estava no meu indicador de lançamentos que estava como PF enquanto o correto seria BC.

Quando corrigi o M410 do LACS para BC e validei, os dois erros ( LALUR e LACS) sumiram.

Espero que seja útil.

Diogo Henrique

Diogo Henrique

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 8 abril 2020 | 14:05

Boa tarde colegas, estou com o mesmo erro, alguém poderia me ajudar, empresa lucro real, fechamento anual com prejuizo. - A Base de Cálculo negativa antes da compensação de BC negativa de períodos anteriores deve ser igual ao valor registrado na conta referente à base de cálculo negativa do próprio período na parte B do e-LACS.

Janaina Teles

Janaina Teles

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 3 fevereiro 2022 | 10:10

Bom Dia Colegas!!!

Estou com uma empresa do lucro real trimestral que desde de sua abertura vem apresentando prejuízos, no caso nos ano de 2019  2020. Assim sempre enviei a ECF normalmente, com recuperação da ECD, porém nunca preenchi os registros M410 da ECF, pois até então nunca fiz a compensação de prejuízos.

Os prejuízos estão devidamente reconhecidos na ECF nas contas contas contábeis.

Agora em 2022 a empresa terá lucros, eu posso fazer a compensação normalmente mesmo não tendo preenchido nos anos passados o registro M410?

Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.